quinta-feira, março 01, 2012

Fala Patriota!


“É troço pra eu ter nojo, é matuto!”

No ultimo texto por mim postado, falando sobre as desventuras de Crateús frente a sua situação natural - geográfica e estrutural – privilegiada; eu dizia que o maior problema da nossa cidade somos nós mesmos. A nossa gente, o nosso povo...

- Pra mim como Crateuense é difícil admitir, mas: “Pensem numa ruma de matuto besta, somos nós!” E eu não estou me referindo a modesta gente do sertão não! E nem aos nossos conterrâneos mais abastados, das nossas periferias. Eu estou falando é daqueles tidos como bem informados, modernos - em tese, contemporanizados.
Pelo o que eu tenho observado, esses, em termo de besteira, tolice e matutagem nua e crua, superam todos os outros.

Domingo passado o nosso querido município viveu simplesmente o ápice, até então, da sua historia esportiva. Pela primeira vez na nossa historia, um time de Crateús, jogando na nossa cidade, de forma profissional e na primeira divisão, enfrentou nada mais, nada menos do que Ceará Sporting Clube - o time de maior torcida no Estado e figurando hoje entre os quarenta melhores do Brasil, e que a menos de um ano encontrava-se entre os vinte melhores, na elite do futebol brasileiro. Jogo transmitido ao vivo pela TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo – maior canal de TV do país – para todo o Estado do Ceará.
Durante a transmissão foi constante os elogios a nossa praça esportiva (Jumelão), ao grande publico, de toda a região, que se fazia presente...
Sergio Pinheiro, comentarista esportivo da Radio Verdes Mares, no intervalo do jogo, analisando o primeiro tempo da partida, onde o Ceara se via melhor com muitos gols perdidos, dizia: “Que o Bicho Papão não era tão feio como haviam desenhado pra ele”. Fazendo referencia ao fato do Crateús Esporte Clube está invicto em casa... Enfim, tarde memorável, inesquecível e que vista por outro angulo, contrasta, e muito, e de forma maravilhosa, com as ultimas referencias jornalísticas de Crateús, nos últimos anos ligado basicamente á criminosos: “Cartãozeiros”.

Pois bem! Diante desta situação, repito: Inusitadíssima e extremamente positiva pra nossa gente - não só para os crateuenses que moram aqui, mas para todos os nossos conterrâneos espalhados pelo país inteiro; Eis que motivado por extremo caipirismo, na forma da mesquinharia política - comuns em pequenos vilarejos e micro-cidades e absolutamente não condizente com uma cidade do porte de Crateús. Enciumados, alguns “matutos”, nitidamente incomodados com o sucesso que tem sido a participação da nossa cidade nesta competição; deram em, ao tentar encontrar algo que se possa criticar, fazerem comparações e críticas, as mais ridículas possíveis:

“No tempo do São Vicente e Petróleo, não sei o que!!!”
“Os ingressos estão caros demais!”
“Não se pode beber cachaça no estádio!”
“Tô com saudades dos Camarões e a COHAB, do campo do Cruzeiro, do Palmeiras não sei de quem!?...”

- Digo: Vão ser besta e matuto assim na Baixa da Égua, Rapaz!!!!

Quando da demissão do dirigente Themio Sales, muito se comentou que o motivo teria sido politicagem por parte da prefeitura.
Naquela ocasião, em outro texto meu, eu questionei essa situação e indaguei “se a politicagem era de dentro pra fora ou de fora pra dentro”.

Hoje, porem, no decorrer da competição nós já podemos perceber que muita “gente boa” em Crateús já não consegue disfarçar o seu incomodo com o desempenho da nossa equipe, como também eu já me sinto seguro o bastante para afirmar com toda convicção que, embora possa haver, de alguma forma, politicagem dentro do gerenciamento do time, contudo do lado de fora ela é infinitamente maior.
Quem não conhece o Themio Sales? E mais, quem não sabe que o Themio Sales é um sujeito, embora boa pessoa, mas que respira política 24 horas por dia?
Dentro do direito dele – é claro! Themio Sales é um dos militantes políticos mais atuantes de Crateús – se não for o mais!
Das ultimas 1000 aparições fotográficas do Dep. Neném Coelho, por exemplo, em três ele está ao lado da esposa, em cinco ao lado de outras pessoas e nas 993 restantes, ao lado do Themio Sales!

Essa historia, portanto, de que o Themio Sales foi afastado por “perseguição política por parte da prefeitura”, hoje eu não duvidas de ela não procede.
Franze Martins garantiu que não, e vendo o comportamento de outros pares do Themio, toda essa frustração e esse descontentamento com o sucesso do time, se houve politicagem, não tenho duvidas que foi da parte do Themio.

Com relação a essa historia de São Vicente, Petróleo... É uma comparação deveras absurdamente desproporcional.
Rapaz! A gente anda é pra frente! O que nós vivemos hoje em Crateús, no nosso futebol, é uma evolução. E como sempre atrasada com relação a outros municípios bem menores do que o nosso. Boa Viagem, Itapage, Itapipoca e outros, já faz tempo que vivem essa realidade.
Futebol profissional hoje é uma atividade caríssima! Bem diferente do que foi no passado. As agremiações esportivas têm, então, a necessidade sempre crônica e crescente de obter receitas. Esse negocio de cobrar ingresso mediante a importância do jogo (o adversário) é um expediente usado por praticamente todos os clubes hoje. O próprio Ceará no ultimo Campeonato Brasileiro valeu-se muito desta prática. E é isso mesmo. Quem gosta do que é bom, pois que pague o preço. E se é de remanejar das receitas do município, tirando de setores prioritários, pois que o torcedor mesmo banque o espetáculo.  E não é só futebol hoje que está caro não. Qualquer festinha com bandas bem aqui de Fortaleza, que antes custavam alguns trocados, hoje é caro: 20, 30, reais.

A proibição de bebidas em Estádios é uma medida da federação. Portanto não tem nada a ver como o clube. Tal situação porem é perfeitamente compreensível na medida em que no Brasil, nos últimos anos e principalmente motivado por álcool, os estádios de futebol estavam se tornando umas verdadeiras Arenas de Gladiadores. Sem álcool os caras já faltam é se matarem, imaginem com bebidas. Essas medidas, no entanto visam trazer tranqüilidade para essas praças. Futebol é um espetáculo e ao mesmo tempo como no passado, local pra se levar a família. Onde tem cachaça não tem jeito, tem excesso. É claro que eu entendo que muita gente sabe beber e se conter, entretanto uma grande quantidade delas, não. Daí porque a proibição que eu, na minha modesta opinião, acho correto.

Quando eu uso o termo “caipirismo” para classificar a atitude de alguns conterrâneos nossos, é porque só isso justifica o sujeito ser contra a evolução do nosso município. Egoísmo também pode se usar. Contudo é pensar pequeno torcer contra a nossa cidade porque um suposto político, prefeito, eventualmente possa direto ou indiretamente ser beneficiado. E daí?
Bom seria e sempre será que os nossos políticos continuem nos agraciando com conquistas. Torcer para o sujeito errar, fracassar; só porque o sujeito não é da nossa simpatia política. Isso é coisa de gente pouco inteligente. É preciso não perder de vista que essa cidade é nossa. Prefeitos, passam e passaram, mas as conquistas e os fracassos afetam diretamente a nós. Mesmo não sendo da nossa admiração é importante um determinado gestor promover acertos. Isso na pior das hipóteses aumenta a expectativa e automaticamente a necessidade de outros manterem-se num nível elevado de conquistas.

Crateús tem que estar sempre à cima de tudo. O que é bom pra Crateús, independente de quem trouxe ou conquistou, é bom para nós todos.

Lembram do ultimo texto meu, das criticas que fiz e faço aos nossos formadores de opinião “cabeças de bagre”? Pois é. Gente  que pensa assim não pode e nem deve ter credito. Egoísta e tolos que são.

Depois eu volto.      

0 comentários:

Postar um comentário