segunda-feira, março 26, 2012

Projetos ambientais na Caatinga



Clique para Ampliar
Em Crateús, estudantes vão à Reserva Natural Serra das Almas para conhecer as espécies e fazer plantio
Clique para Ampliar
Em Tauá, alunos da Escola Maria do Livramento limpam o Olho d´água da Nanci 15587
FOTO: SILVÂNIA CLAUDINO

Para preservar o bioma, diversas ações de reflorestamento estão sendo desenvolvidas pela comunidade

Crateús Aqui, o poder público municipal e a Associação Caatinga constroem parcerias no sentido de sensibilizar estudantes e sociedade sobre a importância do cuidado com o meio ambiente. Por meio do projeto "A Escola vai à Caatinga, e a Caatinga vai à escola", cerca de 1000 alunos da rede municipal visitaram a Reserva Natural Serra das Almas, localizada a 50 km do centro de Crateús, no ano passado, e obtiveram informações sobre as espécies nativas da Caatinga. Além de conhecerem as espécies, realizaram plantios em locais estratégicos. Tiveram também aulas de campo e em sala.

Neste ano, a previsão é de que o dobro de alunos participe do projeto. Nesta semana, inclusive, a Secretaria Municipal de Meio ambiente (Semam) já inicia o projeto com a primeira turma de 2012. De acordo com o secretário municipal, Wanderley Marques, a criançada e a juventude se sensibilizam mais facilmente com as propostas ambientais. Entre eles, conforme o secretário, há um maior conhecimento sobre as espécies nativas da região.

"A ideia do projeto é trabalhar dentro da escola, de forma pedagógica. Assim, eles passam a amar, cuidar e se sentir parte da natureza", ressalta Marques, chamando a atenção para o local onde fica a Semam, no Centro de Treinamento, na saída de Crateús para o Piauí, em uma área reservada, com muito verde e espécies nativas.

Outra vertente que tem sido trabalhada em Crateús é a arborização na zona rural, por meio do projeto "Reposição Florestal", em que 3500 mudas de ypê, sabiá, aroeira, jucá e catingueiro foram entregues, nesta semana, para a localidade de Santo André, a pedido dos próprios moradores.

Segundo o secretário, a expansão dos trabalhos de reflorestamento na zona rural se faz necessário por conta da degradação ambiental e da necessidade de recuperação do solo. "Os moradores de Santo André, por exemplo fizeram o pedido das mudas, alegando a degradação do solo naquela região", explica.

Independência
No Município de Independência, a população também teve iniciativas de amor à natureza. Incentivada pela Estação Ecológica de Aiuaba, pelo Pacto Ambiental dos Inhamuns e Prefeitura local, foi realizado o plantio de 300 mudas de ypê roxo. Cada morador recebeu uma muda e firmou o compromisso de plantar e cuidar. "Para garantir o ciclo da caatinga, cada morador adotou uma árvore. Sensibilizamos o distrito e a população aderiu imediatamente, desejosa de arborizar a sede e transformá-lo em um local arborizado, florido e acolhedor", cita Jorge Moura, do Pacto Ambiental.

Mais informações
Associação Caatinga
Telefone: (85) 3241.0759 Secretaria de Meio Ambiente de Crateús - Centro de Treinamento

Telefone: (88) 3692.3315

0 comentários:

Postar um comentário