domingo, julho 29, 2012

Jovens são capacitados em Crateús

O objetivo é viabilizar de forma participativa a capacitação de jovens assentados por meio do uso das tecnologias
Crateús Um total de 210 jovens oriundos dos sete assentamentos federais existentes neste Município são capacitados por meio da inclusão digital no meio rural, executada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), no Campus de Crateús. Palmares, Pocinhos, São José, São Gonçalo, Xavier, Apuí e Dom Fragoso são os assentamentos estudados e acompanhados pela "Capacitação de jovens da agricultura familiar para gerenciamento e comercialização da produção agropecuária com auxílio da informática", primeiro projeto de pesquisa e extensão desenvolvido no referido Campus.


Alunos no projeto de pesquisa. Palmares, Pocinhos, São José, São Gonçalo, Xavier, Apuí e Dom Fragoso são os assentamentos acompanhados FOTO: SILVANIA CLAUDINO
O projeto tem como objetivo viabilizar de forma participativa a formação e capacitação de jovens assentados no uso das tecnologias da informação e comunicação como ferramenta de auxílio na gestão e comercialização de produtos da agricultura familiar dos assentamentos rurais federais. Outro intuito é incentivar os jovens a participarem e auxiliarem na produção e comercialização agrícola a partir das ferramentas tecnológicas e de comunicação. Foi, inclusive, apresentado no XXII Congresso Brasileiro de Zootecnia, ocorrido recentemente na Universidade Federal do Mato Grosso, em Cuiabá.

Com duração de um ano, as capacitações são realizadas por meio de cursos, oficinas e intercâmbio entre comunidades. Os cursos e oficinas são ministrados pelos alunos bolsistas do projeto e coordenados pelos professores do IFCE. Neste primeiro momento os bolsistas são alunos dos cursos de Química, Licenciatura em Matemática e Técnico em Edificações. No próximo semestre, o projeto passa a ser monitorado pela primeira turma do curso de Zootecnia, que ingressarão no Instituto.

"Ao final do projeto, que ocorre dentro do Programa Nilo Peçanha, será elaborado um relatório final apresentando as melhorias na gestão e comercialização dos produtos na agricultura familiar dos assentamentos", destaca o professor doutor Joaquim Batista, um dos coordenadores. O Programa Nilo Peçanha é uma ação da rede federal de educação profissional, do Ministério da Educação.

Em cada assentamento será instalado pelo projeto dois computadores com acesso à internet para ser utilizado pelos alunos participantes, bem como pela própria comunidade. "A meta é incluir a todos, mesmo os que não estão inscritos e participando diretamente da Capacitação", pontua Batista.

Pesquisa
De acordo com a pesquisa, os sete assentamentos contemplam 458 famílias assentadas. A principal fonte de renda das famílias assentadas provém da agricultura familiar, contemplando a criação de galinha caipira, pequenos rebanhos de ovinos, caprinos e bovinos, além da prática da agricultura de sequeiro durante os meses chuvosos, com o plantio predominante de milho e feijão. Toda a produção é comercializada na feira local da sede do Município, onde cada assentado leva sua produção individual e a negocia com o atravessador, que revende o produto ao consumidor final.

Com o projeto, os jovens provenientes das famílias dos assentados terão conhecimentos nas áreas de gestão, comunicação e informática a fim de lidar com essas questões com um novo olhar. E após o primeiro ano, a meta dos professores é prorrogar a Capacitação, desta vez com enfoque ainda mais técnico.

"Como os jovens estarão mais preparados, essa nova etapa abordará os assuntos de forma bem mais técnica e aprofundada", diz o professor. Sobre a importância da informática, o estudo define: "a utilização da informática dentro do processo de gestão e comercialização dos produtos é um atrativo para despertar o interesse desta classe de trabalhadores rurais, fixando-o no campo, como possibilitará a melhoria da renda familiar, uma vez que será possível o correto monitoramento do fluxo de caixa para a produção, podendo o produtor adequar o preço final conforme os gastos obtidos dentro do processo de produção, embutindo melhor lucro".

Outro intuito é incentivá-los a participarem e auxiliarem na produção e comercialização agrícola
Mais Informações:
IFCE Campus Crateús

Rua Lopes Vieira, S/N, CE 187 - Bairro Venâncios - Crateús

Telefone:

(88) 3692.3857

SILVANIA CLAUDINOREPÓRTER

0 comentários:

Postar um comentário