quinta-feira, agosto 02, 2012

Dia dos Pais deve aquecer comércio

Apesar das dificuldades ocasionadas pela seca, a expectativa é de que a data faça com que as vendas cresçam 5%
Crateús Mesmo com a seca que causa perdas no Nordeste e reflete diretamente no enfraquecimento do comércio, as entidades que representam o setor lojista e empresariado acreditam no aumento no volume de vendas na primeira quinzena deste mês, impulsionadas pelo Dia dos Pais. A expectativa é de que a data comemorativa aqueça o comércio local, proporcionando um crescimento de aproximadamente 5% nas vendas.

Para superar os obstáculos, lojistas apostam em promoções e publicidade FOTO: SILVANIA CLAUDINO
Para o presidente da Associação Comercial e Industrial de Crateús (Acic), Valderez Gonçalves, o ritmo de vendas ainda é lento e só aumentará na semana que antecede a data. A falta de produção agrícola prejudica as vendas, mesmo com a motivação da data. Ainda assim, há um otimismo por parte dos lojistas e consumidores.

Estoques
Os lojistas, segundo ele, mesmo com esse cenário, acreditam no aquecimento das vendas, e se preparam com estoques e propaganda. "Vejo que os empresários estão otimistas, apesar da estiagem e da fraqueza do comércio. Eles estão aumentando os estoques com novos produtos, pois apostam em melhores vendas. É isso que esperamos, afirma.

O presidente chama a atenção para o fato de o Município de Crateús depender do comércio e da produção agrícola. Quando o ano é de seca e não há produção agrícola, há um natural desaquecimento no comércio. "Se tivéssemos fábricas e indústrias, a situação seria bem melhor. Como vivemos da agricultura e do comércio, a situação preocupa", declara Valderez Gonçalves.

Propaganda
Na opinião do presidente da Câmara de Diretores Lojistas (CDL), Wagner Claudino Sales, a falta de produção do setor agrícola e os desafios enfrentados pela pecuária refletem na queda das vendas.

"A data alavanca, mas não é o esperado, como em um ano de boa safra", atesta. Porém, o lojista, como suplantador de obstáculos, aposta no aumento das vendas. "Isso está no DNA do comerciante. Mesmo diante das dificuldades, ele sempre acredita no crescimento das vendas e na lucratividade do seu negócio", frisa Wagner Sales.

Visando ultrapassar as dificuldades e incrementar as vendas, os lojistas investem em material publicitário. Entre os produtos mais procurados pelos filhos, estão aqueles considerados bens não-duráveis. São perfumes, roupas, calçados e livros.

De acordo com os próprios vendedores, todo ano, os presentes mais buscados para os pais são roupas e sapatos. Outro item que vende bastante são as carteiras. A venda dos smartphones e TV´s de última geração, produtos que caíram no gosto popular, também deve ter um crescimento em agosto. E as grandes lojas de eletrodomésticos instaladas na cidade apostam nesse segmento e divulgam promoções.

Estojos de perfumes e linhas específicas para o público masculino estão em evidência na loja O Boticário. Vários clientes já estão dando uma passadinha na loja, motivadas pelo cartaz na vitrine, chamando a atenção para a data destinada aos pais.

De acordo com as vendedoras, a data aquece as vendas na última semana, quando os filhos se dirigem à franquia buscando as opções de presentear o papai. "Agora, as pessoas já estão vindo à loja e observando as mais variadas opções e promoções. Alguns compram logo e as vendas já melhoraram, mas o aquecimento mesmo é na véspera", afirma a operadora de caixa Ana Patrícia.

Promoções voltadas para a data também acontecem em alguns supermercados da cidade. Dependendo da compra, o cliente recebe cupons para concorrer a prêmios no dia dos Pais, o que vem atraindo consumidores.

Mais informações
Associação Comercial e Industrial de Crateús (Acic)
Rua Almirante Tamandaré, 743 (88) 3691.0729 /Câmara de Dirigentes Lojistas, (88) 3691.0963

SILVANIA CLAUDINOREPÓRTER 

0 comentários:

Postar um comentário