sexta-feira, agosto 10, 2012

Francisco Botelho é condenado a cinco anos de prisão por desvio de dinheiro em Itatira


A Justiça Federal julgou procedente a denúncia do Ministério Público Federal (MPF), no Ceará, e condenou à prisão o ex-prefeito de Itatira, Francisco Antônio Machado Botelho, por desvio de recursos públicos. O ex-gestor é acusado de desviar verbas do Ministério da Previdência e Assistência Social, que deveriam beneficiar crianças e adolescentes do Município.
Francisco Botelho também deverá ficar proibido de exercer cargos ou funções públicas por até oito anos. Atualmente, no Município, ele apoia a candidatura de seu filho, Afonso Magno Lobo Botelho, à disputa pela Prefeitura Municipal de Itatira. O ex-prefeito, segundo denúncia do MPF, desviou R$ 100 mil que estavam destinados à recuperação de centros de referência para crianças e adolescentes e para a compra de material e gêneros alimentícios destinados ao atendimento de 600 meninos e meninas do município. A verba, oriunda do Ministério da Previdência e Assistência Social, foi repassada à prefeitura através de convênio firmado em 1998.
Botelho não conseguiu comprovar o destino dado ao dinheiro sacado no mesmo ano da assinatura do convênio. Para o juiz federal Marcos Mairton da Silva, titular da 23ª Vara, em Quixadá, onde tramita o processo, ficou patente a intenção deliberada do acusado de desviar os bens ou renda públicas.
O ex-prefeito foi condenado a cinco anos e nove meses de prisão em regime semi-aberto, mas a Justiça Federal concedeu ao réu o direito de recorrer em liberdade.

2 comentários:

  1. nenhuma notícia sobre o julgamento? Informação imparcial é fundamental.

    ResponderExcluir
  2. Felipe,irá usar seu tempo na SUPER VALE 30dias depois do sorteio.Os 4 minutos de hoje o reporter Marcelo Chaves terá por obrigação de ler o oficio enviado pela coligação.

    ResponderExcluir