sexta-feira, setembro 28, 2012

Comunidades de Crateús celebram festas religiosas

A Diocese tem orientado a comunidade católica para que a devoção dos padroeiros represente em significados práticos
Crateús. Duas festas religiosas em bairros tradicionais estão animando esta cidade durante essa semana. A Festa de Santa Teresinha, cuja igreja é localizada no Planalto e mobiliza os católicos locais e ainda de Fátima II, Campo Verde, Nova Terra, Campo Velho, Conjunto são José, Conjunto Nossa Senhora de Fátima, Planaltina, Conjunto Santa Teresinha, Terra Livre e Terra Prometida. Já a festa em homenagem ao padroeiro São Francisco, realizada na igreja de mesmo nome, é comemorada pelos fiéis do bairro Fátima I.

Crianças recebem a Bíblia com chuva de pétalas, lembrando a santa das rosas. Os fiéis fazem vigílias diariamente para orar para Santa Teresinha. A padroeira é uma das mais louvadas entre os católicos do Município FOTO: SIL VÃNIA CLAUDINO

A Igreja de Santa Teresinha está em construção e a de São Francisco acaba de passar por uma grande reforma.

Reflexão

O tema central da padroeira, que se iniciou no último sábado e vai até o dia 1°, é "Santa Teresinha, Mística, Missionária e Servidora da Palavra".

Desmembrado em três subtemas, o festejo chama a atenção dos fiéis à reflexão. No primeiro tríduo indaga, por meio das leituras sobre os frutos que a vida do fiel tem gerado; no segundo pergunta se a comunidades está fazendo a vontade de Deus e no último se volta para a seguinte reflexão: "que rosto de Deus a nossa comunidade revela?".

De acordo com o padre Helton Rodrigues, os subtemas da festa foram montados com o intuito de levar o devoto e a comunidade como um todo à reflexão sobre a sua vida, as suas práticas de humildade e acolhimento.

"Em reuniões com a própria comunidade definimos essa forma de tríduo, que já havíamos feito ano passado e agora com reflexões, para que todos meditem e se deixem conduzir pela Palavra do Senhor e inspirados pelo exemplo de Santa Teresinha", afirma.

Na programação da festa todas as noites acontecem novenas nos bairros pertencentes à comunidade e na Igreja ocorre celebração eucarísticas às 19 horas. E cedo da manhã oração nos bairros. No dia 1°, último dia da festa e data em que se comemora Santa Teresinha ocorrerá a tradicional Procissão Luminosa às 18 horas, em que os fiéis levam velas. E para a última missa da festa, após a procissão, os fiéis levam rosas, para serem abençoadas, a fim de recordar o título de Santa Teresinha como a Santa das Rosas.

A programação social, que ocorre após as missas, no pátio da Igreja conta com barracas com comidas típicas e apresentações musicais.

Trânsito
Com o tema "Celebrar a vida em comunidade, conhecendo nossa realidade e fortalecendo a nossa fé em Jesus Cristo a partir do testemunho de são Francisco", os festejos em homenagem a São Francisco começaram dia 25 e se estendem até o dia 4, data tradicional da festa do santo.

O centro da festa é debater e chamar a atenção dos fiéis e devotos de São Francisco para a prática da caridade. Nas celebrações, novenas e missas a virtude da caridade está sempre enfocada e chamando a comunidade católica para sua prática, à luz do exemplo de São Francisco.

Além das missas, novenas e celebrações, há momento de adoração ao Santíssimo Sacramento e na programação de hoje está programada a realização da via sacra a partir das 17 horas.

Nos últimos dois dias, 3 e 4 próximos, a expectativa é que a festa mobilize centenas de católicos do perímetro urbano e da zona rural de Crateús, em torno do tradicional "Trânsito de São Francisco", que significa a passagem de São Francisco desta vida, ou seja, a sua morte, ocorrida no dia 3 de outubro de 1226. E no dia 4, volta a ser lembrado na procissão no bairro Fátima I, às 17 horas.

Mais informações:

Paróquia Senhor do Bonfim
Rua Cel. Zezé, 1074
Centro - Crateús
Sertão dos Inhamuns
Telefone: (88) 3691.2207


Silvânia ClaudinoRepórter 

0 comentários:

Postar um comentário