domingo, setembro 30, 2012

Crateús, Projeto amplia conhecimentos sobre a caatinga

Ação da Associação Caatinga sensibiliza educadores de Crateús a incentivar alunos para preservar o bioma

Crateús. A Associação Caatinga está realizando, neste Município, através do projeto "No Clima da Caatinga", a Oficina de Educação Ambiental "Conheça e Conserve a Caatinga", voltada a educadores da rede pública ou privada de ensino e escolas interessadas em adotar o kit didático e aplicar o estudo na escola.

Os kits foram distribuídos para oferecer, ao mesmo tempo, fundamentos teóricos e práticos. O material é utilizado pelos educadores tanto em sala de aula, quanto em aulas de campo fotos: Silvania claudino

É uma contribuição do projeto que pretende ampliar as informações e conhecimentos relacionados ao bioma caatinga. O objetivo é sensibilizar os educadores a multiplicar esse conhecimento aos estudantes (do 6° ao 9°ano) das escolas públicas para a conservação e preservação do bioma caatinga.

Na programação, estudo sobre as características da caatinga, mudanças climáticas, tecnologias sustentáveis e educação ambiental, com o foco na conservação do bioma cuja concentração ocorre na região Nordeste do Brasil. Ocupando cerca de 12% do território nacional, a caatinga cobre grandes faixas do Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e parte de Minas Gerais.

Segundo a Associação, a falta de informação e de materiais didáticos sobre a caatinga, sua importância e biodiversidade é um dos fatores limitantes para um maior conhecimento e valorização desse ambiente natural e único pela sociedade.

O Kit Didático é formado por uma coleção de quatro cartilhas com as temáticas: "O bioma caatinga", "Mudanças climáticas e suas consequências para a caatinga", "Tecnologias sustentáveis na caatinga" e "Educação ambiental na caatinga".

Os kits são distribuídos gratuitamente para os participantes da oficina, e as escolas também recebem o material para consultas. A coleção foi concebida para oferecer, ao mesmo tempo, fundamentos teóricos e práticos. O material é utilizado pelos educadores tanto em sala de aula quanto em aulas de campo.

"A elaboração desse material surgiu da necessidade de informações sobre o bioma, que são restritas no material que eles, professores, e alunos recebem. É tanto que eles ficam encantados com o material, que é bonito, de linguagem acessível e com imagens da nossa realidade. É um recurso a mais para os educadores. Eles se sentem mais informados e seguros para tratar do assunto com seus alunos", ressalta Andreza Antunes, técnica ambiental da Associação e coordenadora da Oficina.

Além do kit didático, os educadores recebem uma capacitação para trabalhar as temáticas e acompanhar das atividades pedagógicas. Essa ação é parte das metas do Projeto "No Clima da Caatinga", realizado pela associação com o patrocínio da Petrobras, dentro do programa ambiental da empresa.

Identificação
Oficinas já foram realizadas em Crateús, Fortaleza e Ipaporanga, com uma estimativa de 180 educadores, de forma interdisciplinar e transversal, nas turmas de 5º ano, 6º ao 9º ano, jovens e adultos e ensino básico. Essa é a sétima turma assistida pela associação. Os resultados são considerados satisfatórios pela entidade. "Já realizamos anteriormente e percebemos que desperta a consciência nos educadores e, em consequência, nos espaços escolares, pois os conteúdos são inseridos em sala de aula, dentro do ambiente pedagógico, espaço privilegiado para a construção do conhecimento", destaca a coordenadora.

Para ela, os maiores ganhos ocorrem porque o aluno se identifica com a sua realidade, com o fato de ser catingueiro (denominação para os moradores em áreas do bioma caatinga) e estar inserido nessa realidade.

"A partir dessa identificação com a realidade, o clima e o meio ambiente, a comunidade passa a sentir a necessidade de conviver bem com a natureza e reflete sobre como contribuir para a sua conservação e preservação", acrescenta.

No decorrer da oficina, os educadores realizam, sob a orientação dos técnicos da associação, um plano de ação, que contém o planejamento de atividades escolares. Após a oficina, a associação acompanha o andamento do referido plano e interage também com a escola, inclusive, fazendo a mediação e dando suporte ao educador e à escola.

Conservação
Localizada no Sertão dos Inhamuns, no Município de Crateús (Ceará) e Buriti dos Montes (Piauí), numa área classificada pelo Ministério do Meio Ambiente como de alta importância para a conservação, a Reserva Natural Serra das Almas tem uma área de 6.146 hectares que abrigam uma amostra significativa da flora e fauna da caatinga.

A sede da reserva fica a 50km da cidade de Crateús (385km de Fortaleza), sendo este percurso percorrido em 1 hora e 15 minutos em média. É gerenciada pela Associação Caatinga.

Ações
Outra ação de preservação ambiental empreendida pela ONG, desta feita com o poder público municipal, no sentido de sensibilizar estudantes e sociedade sobre a importância do cuidado com o meio ambiente, é por meio do projeto "A Escola vai à Caatinga, e a Caatinga vai à escola". Cerca de 1000 alunos da rede municipal visitaram a Reserva Natural Serra das Almas no ano passado, e obtiveram informações sobre as espécies nativas da Caatinga.

Uma ação constante é o plantio de mudas nativas do bioma caatinga, recompondo a vegetação e imprimindo um caráter de cuidado com a flora característica da região.

Essas ações realizadas no Interior do Estado do Ceará somam-se à campanha "Plante uma árvore. Semeie esta ideia!", lançada em fevereiro deste ano pelo Grupo Edson Queiroz, com o objetivo de transformar Fortaleza na cidade mais arborizada. As poucas áreas verdes no espaço urbano tem levado à Capital altas temperaturas e falta de sombra, problemas também sentidos em outras regiões do Estado.

Capacitação gera melhoria de vida
Crateús. O projeto "No Clima da Caatinga" é realizado pela Associação Caatinga na Reserva Natural Serra das Almas, neste Município, com o objetivo de contribuir para mitigação de efeitos potencializadores do aquecimento global, por meio da fixação e redução de emissão de gás carbônico em ações de conservação do bioma.

O objetivo da ação é contribuir para mitigação de efeitos potencializadores do aquecimento global no planeta. Daí a conscientização da comunidade em geral

Envolve 16 comunidades em torno da reserva e beneficia mais de cinco mil pessoas com atividades voltadas para a conscientização e preservação ambiental. É patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental.

Várias ações já foram realizadas dentro do projeto, em execução desde o ano passado. "No Clima da Caatinga" já capacitou 300 agricultores e agricultoras de 20 comunidades do entorno da Reserva Natural Serra das Almas, ensinando técnicas de queimadas controladas e manejo correto do solo, reduzindo os impactos ambientais e evitando que a área entre em processo de desertificação.

A capacitação possibilita melhoria na qualidade de vida dos beneficiados, bem como maior sustentabilidade para uma dos biomas mais frágeis e degradados do País. "O projeto tende a melhorar a qualidade de vida das comunidades, de modo que possam desenvolver suas atividades na agricultura de maneira mais sustentável", disse a técnica da ONG, Railda Machado, que coordenou a capacitação.

Averbação
Outra ação importante para a preservação do bioma na região, realizada pelo projeto, foi a adequação ambiental. O objetivo foi realizar a adequação de 14 propriedades rurais localizadas no entorno da reserva afim de preservar o bioma.

Chamada de Averbação da Reserva Legal, a adequação é uma lei obrigatória que deve ser aplicada a todas as propriedades rurais do País e é passível de multa, em caso de desacordo.

Com a aprovação do Novo Código Florestal (Lei N° 12.651, de 25/05/2012) ficou definido para a caatinga que todas as propriedades rurais devem manter uma área preservada de 20% da área total da propriedade.

Por meio do programa, a ONG espera assegurar o uso sustentável dos recursos naturais do imóvel rural, auxiliar a conservação e a reabilitação dos processos ecológicos e promover também a conservação da biodiversidade, bem como o abrigo e a proteção da fauna silvestre e da flora nativa.

A Associação Caatinga tem 13 anos de fundação e o seu maior projeto é a Reserva Natural Serra das Almas. Com uma área de 6.146 hectares e localizada a 50Km de Crateús, a reserva possui uma amostra significativa da flora e fauna da Caatinga, recebendo, diariamente, visitantes das diversas regiões do País. Criada em 21 de outubro de 1998, com a missão de conservação da biodiversidade da caatinga, a instituição desenvolve vários projetos para a proteção da diversidade desse bioma, que é único no mundo.

Beneficiados
Conta com escritórios em Fortaleza e em Crateús, com atuação em outros Municípios desta região e de outras do Estado do Ceará. De acordo com a associação, seus projetos já beneficiaram diretamente mais de 30 mil pessoas, entre agricultores, educadores, estudantes, pesquisadores e proprietários de reservas.

A caatinga (do tupi, mata branca) é a região semiárida mais rica em biodiversidade do mundo e também uma das mais populosas. Segundo o Relatório de Monitoramento do Desmatamento na Caatinga de 2010, 45,4% da área total do bioma está alterada, fato que o coloca entre os biomas brasileiros mais modificados pelo homem.

Este também é o bioma mais desprotegido, pois somente 1% dele é protegido legalmente por unidades de conservação de proteção integral.

Mais informações
Associação Caatinga

Projeto "No Clima da Caatinga"

Telefones: (85) 3241.0759/

(88) 3691.5786 www.noclimadacaatinga.org.br

REPÓRTERSILVANIA CLAUDINO

1 comentários:

  1. POR NATUREZA A NOSSA REGIÃO É RESSEQUIDA,ÁRIDA E SEMI DESERTICA. O ÍNDICE PLUVIOMÉTRICO É DOS MAIS BAIXOS DE TODO O CEARÁ. O NOSSO SOLO É ARENOSO POBRE EM NUTRIENTES. ISTO É EM AGRICULTURA E PECUÁRIA DEIXAMOS MUITO A DESEJAR. ESSA INICIATIVA DA ASSOCIAÇÃO DA CAATINGA É MAIS DO QUE INTELIGENTE É NECESSÁRIA PARA A NOSSA SUSTENTABILIDADE ELES SÃO MULTIPLICADORES DA CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA. ESSE PROJETO SALVAGUARDA A NOSSA NATUREZA. O GOVERNO E A POPULAÇÃO MAIS DO QUE NUNCA É OBRIGADO A DAR TODO O SUPORTE NECESSÁRIO A ESTE MARAVILHOSO PROJETO, ISTO PROVA QUE O NOSSO POVO QUE NUMA ATITUDE INCONSCIENTE NUM PASSADO RECENTE CONTRIBUI PARA A DEGRADAÇÃO DA NOSSA TÃO MINGUADA NATUREZA, NOS DIAS DE HOJE PRÁTICA O CONTRÁRIO. VAMOS TODOS RECUPERAR AS ÁREAS QUE NOS ÚLTIMOS ANOS FORAM DEVASTADAS, AINDA HÁ TEMPO O SUFICIENTE. SENHORES PROFESSORES LEVEM SEUS ALUNOS AOS CAMPOS NATURAIS E DESTE PEQUENINOS OS CONSCIENTIZEM O QUANTO É IMPORTANTE PRESEVAR A NATUREZA QUANTO MAIS ÁRVORES MAIOR AS PRECIPITAÇÕES DE CHUVAS. SR PREFEITO LANCE UM CONCURSO COM A POPULAÇÃO AQUELA EQUIPE QUE PLANTAR MAIS ÁRVORES NA CIDADE OU REGIÃO GANHARÁ UM PRÊMIO OFERTADO PELA PREFEITURA. MUITO OBRIGADO,ATÉ A PRÓXIMA! A H A R P I A.

    ResponderExcluir