terça-feira, setembro 11, 2012

Datafolha – Em nova liminar, juiz volta a barrar divulgação de pesquisa


“O juiz da 114ª Zona Eleitoral do Ceará, Mário Parente, acatou um pedido feito pelo candidato do PSOL à Prefeitura de Fortaleza, Renato Roseno, e resolveu suspender, em caráter liminar, a divulgação da terceira rodada da pesquisa O POVO/Datafolha, prevista para esta semana. Essa é a segunda decisão de Parente no sentido de impedir liminarmente a publicação da sondagem. No último domingo, ele acatou solicitação semelhante feita pelo candidato Inácio Arruda (PCdoB). O Datafolha avaliou o desempenho de todos os dez concorrentes à Prefeitura de Fortaleza em relação ao primeiro turno. Sobre um possível segundo turno, o Instituto fez três simulações: Moroni Torgan X Roberto Cláudio; Moroni Torgan X Elmano de Freitas e Moroni Torgan X Heitor Férrer.
Roseno, que tem 5% das intenções de voto, questionou o fato de não ter sido incluído na simulação de segundo turno. Conforme argumentou o advogado da coligação, Walber Nogueira, pela margem de erro de três pontos, o candidato do Psol pode estar tecnicamente empatado com Heitor, que aparece no Datafolha com 10%. Apesar de o questionamento se limitar à simulação de segundo turno, o pedido dos candidatos foi pelo embargo integral da publicação da pesquisa – inclusive espontânea e estimulada, em que todos os candidatos aparecem – tendo sido acatado pelo juiz.
O Psol disse também ter questionado na Justiça a pesquisa Ibope/TV Verdes Mares, por motivo semelhante. A representação foi feita no início da tarde de ontem e, até cerca de 20 horas, não havia decisão judicial sobre o caso.
Datafolha argumenta
A gerente de pesquisa do Datafolha, Luciana Chong, disse não ter sido notificada da decisão do Psol até as 20 horas de ontem. O Datafolha espera judicialmente reverter a decisão ainda hoje na Justiça Eleitoral. Luciana reforçou que o critério do instituto, adotado há mais de 20 anos, é padrão em todas as capitais. Ele leva em conta os candidatos que, na última pesquisa, estão em condição de disputar as duas vagas do segundo turno.
No caso de Fortaleza, o levantamento mais recente mostra Moroni com 25%; seguido por Roberto Cláudio (16%), Elmano (15%) e Heitor (10%). Como a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, os três estão empatados na segunda colocação. Pelas margens de erro, tanto Inácio como Roseno podem estar tecnicamente empatados com Heitor, mas não na segunda posição.”
(O POVO)

0 comentários:

Postar um comentário