quinta-feira, setembro 20, 2012

Debate reúne candidatos a prefeito

O evento foi realizado no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura, numa promoção do Ministério Público, Comissão Brasileira de Justiça e o Comitê 9840. Cerca de 150 pessoas participaram

Crateús O Ministério Público, a Comissão Brasileira de Justiça e o Comitê 9840, deste Município, realizaram debate com candidatos à Prefeitura de Crateús. O auditório do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea) foi o palco utilizado pelos organizadores para a apresentação das propostas e do debate de ideias dos cinco postulantes ao cargo de prefeito.

Aproximadamente, 150 pessoas - entre representantes de coligações, dos movimentos sociais, entidades e imprensa - foram convidadas para ocupar os lugares do auditório e ouvir de perto as propostas, respostas e esclarecimentos dos candidatos. O debate foi transmitido pelas emissoras de rádio locais. Do lado externo do prédio e de casa, ao "pé do rádio", e também pela internet a população pôde conhecer melhor os candidatos e as suas propostas de governo.

De acordo com o promotor de Justiça e coordenador da Comissão de Justiça e Paz, José Arteiro Soares Goiano, o encontro foi positivo e atendeu às expectativas dos organizadores. "O nosso intuito foi o de propiciar um momento rico para a plateia e os ouvintes captarem a sinceridade dos candidatos, conhecendo as suas propostas, bem como a capacitação para o cargo. No geral, acredito que conseguimos atingir esse objetivo", avalia Soares Goiano.

Temas

O debate foi dividido em sete blocos, em que os candidatos tiveram a oportunidade para apresentação, depois dirigindo perguntas uns aos outros de acordo com os sorteios realizados pelos organizadores. Em seguida, responderam aos temas (saúde, segurança pública, educação, habitação e convivência com o semi árido) propostos pela banca. Também responderam perguntas enviadas pelos internautas.

Os dois candidatos que estão à frente no pleito, segundo pesquisa divulgada no Município, Carlos Felipe Beserra, que tenta a reeleição, e Ivan Monte Claudino apresentaram propostas sobre os temas saúde e habitação, respectivamente, conforme os sorteios realizados pela organização do debate. Carlos Felipe garantiu que aumentará o alcance da assistência básica de saúde, com o aumento no número de equipes da Estratégia Saúde da Família.

Já Ivan Monte se comprometeu com a construção de casas na zona rural, em substituição às casas de taipa e com o apoio na construção de residencial para os servidores municipais.

Para o coordenador regional da Crede 13, que assistiu ao debate como convidado, a reunião foi positiva. "O debate foi um divisor de águas, pela isenção como foi conduzido e porque deu para o eleitor conhecer um pouco mais dos candidatos", ressaltou. Ele lamentou que não foi possível a todos os candidatos, principalmente aos que estão mais cotados pelas pesquisas, responderem à pergunta do tema educação, por não terem sido sorteados.

Voto consciente
O titular da Paróquia Senhor do Bonfim, padre João Batista, elogiou os promotores do evento. "Ótima atuação da comissão realizadora, que possibilitou aos eleitores do Município terem acesso às informações relevantes e às intenções dos candidatos. Assim, eles vão poder decidir o seu voto", diz.

O empresário Luís Filho disse que, por meio do debate, definiu o seu voto. "Deu para esclarecer melhor alguns pontos e decidir o meu voto", ressalta. O objetivo do evento foi exatamente este, conforme os organizadores.

1 comentários:

  1. E A IGREJA N S DE FATIMA SERVINDO DE TUMULO, ESSA NÃO ENTENDI

    ResponderExcluir