segunda-feira, setembro 24, 2012

Para Lula, conservadores acusam PT

Em palanque, ao lado da viúva de Celso Daniel, Lula acusou a oposição de tentar incriminar o partido sobre o caso
O ex-presidente voltou aos palanques no ABC paulista e ignorou o julgamento do mensalão que tem tirado votos do PT nestas eleições foto: instituto Lula
Santo André Em comício ontem em Santo André, no ABC paulista, o ex-presidente Lula acusou “conservadores” de tentarem ligar o PT à morte do ex-prefeito Celso Daniel, assassinado em janeiro de 2002. Ele citou o ex-prefeito no palanque ao pedir votos para o candidato do partido na cidade, Carlos Grana.
“Nessa cidade, os conservadores chegaram ao absurdo de achar que o PT tinha coisa a ver com a morte do Celso Daniel. Possivelmente para apagar a memória daquele que foi o melhor prefeito que essa cidade já conheceu em toda a sua história”, afirmou o ex-presidente.
Lula não citou as investigações do Ministério Público de São Paulo que ligam o crime ao PT. Numa ação de improbidade administrativa que corre na Justiça, o Ministério Público vincula o assassinato a um suposto esquema de corrupção para desviar verbas do município para campanhas do partido. 
O ministro Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência), que foi secretário de Governo da prefeitura na gestão de Celso Daniel, é um dos réus do processo.
O ex-presidente disse aos militantes que votar no candidato do PT a prefeito, Carlos Grana, seria um gesto de “gratidão” a Celso Daniel. “Seria quase que um voto de gratidão, agradecer aquilo que o Celso Daniel fez por Santo André, trazer de volta alguém que conhece o chão de fábrica para governar”.
Também estava no palanque a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, ex-mulher de Celso Daniel.
À noite, Lula fez novo comício em Diadema com o candidato do PT a prefeito, Mário Reali.
Mensalão
Na volta aos palanques do ABC, neste fim de semana, o ex-presidente Lula ignorou o julgamento do mensalão e disse sentir saudades do poder e da militância sindical em porta de fábrica.
Ele abandonou o candidato do PT a prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, para atuar como cabo eleitoral em São Bernardo do Campo, Santo André e Diadema. A maratona continua hoje em Mauá. 
“Depois o pessoal quer que eu vá a Guarulhos, Osasco. O Claudinho da Geladeira quer que eu vá a Rio Grande da Serra...", contou. “Não sei se vai dar para ir em tudo quanto é lugar, mas vou falar menos e tentar cobrir o maior número de cidades possível para pedir voto”.
“Quando fazem críticas ao PT, a gente tem que fechar os olhos e imaginar o Brasil sem o PT. Não seria esse país alegre e orgulhoso que é”, disse ontem, em Santo André.

0 comentários:

Postar um comentário