quinta-feira, setembro 13, 2012

Pesquisa Ibope - Fortaleza

Ibope mostra Moroni com 23%, Elmano 19%, Roberto 18% e Heitor 13%

É a primeira pesquisa que mostra o candidato do PT, Elmano de Freitas, em segundo lugar, embora com apenas um ponto à frente de Roberto Cláudio.
Por: Luzenor de Oliveira
A 24 dias do primeiro turno da eleição à Prefeitura de Fortaleza, o Ibope apresenta um quadro de empate técnico e indefinição sobre os dois nomes mais votados para disputar o comando administrativo e político da cidade a partir do dia primeiro de janeiro de 2013.
O resultado da mais nova pesquisa do Ibope/Sistema Verdes Mares de Comunicação, publicada na edição desta quinta-feira (13), do Jornal Diário do Nordeste, confirma a liderança do candidato do DEM, Moroni Torgan, embora com dois pontos abaixo em relação a última sondagem, e o crescimento das intenções de votos para Elmano de Freitas (PT), Roberto Cláudio (PSB) e Heitor Férrer (PDT).
Os números confirmam a tendência de votos mostrados na pesquisa do Instituto Datafolha/O POVO que foi divulgada nesta quarta-feira (12). Pela primeira vez, Elmano aparece em segundo lugar.
Se as eleições fossem hoje, segundo os números apurados pelo Ibope, Moroni teria 23% dos votos, e, em segundo lugar, Elmano, com 19%, seguido de Roberto Cláudio, 18%, Heitor Férrer, 13%; Renato Roseno, do PSOL, 7%, Inácio Arruda, do PC do B, 6%, e Marcos Cals (PSDB), 4%. Os candidatos Francisco Gonzaga (PSTU) e professor Valdeci (PRTB) aparecem com zero de intenções de votos, enquanto André Ramos, do PPL, não recebeu qualquer citação. O quadro apresenta 4% dos votos em branco ou nulo e 5% dos eleitores não souberam ou não quiseram responder.
A pesquisa do Ibope foi realizada entre os dias 9 e 11 de setembro, está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), tem uma margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos e ouviu 805 eleitores.
Essa é a quarta pesquisa do Ibope/Sistema Verdes Mares desde o início da campanha eleitoral. A primeira, realizada no dia 30 de julho, apresentava Moroni Torgan com 32% das intenções de votos, seguido de Inácio (15%), Heitor (11%), Roseno (10%), Roberto (8%), Marcos Cals (6%), Elmano (4%), Valdeci (1%) e Gonzaga (1%). Na primeira pesquisa, o candidato do PPL, André Ramos, não recebeu citações.
Com os mais recentes números sobre a corrida pelo primeiro turno da eleição em Fortaleza, a disputa fica cada vez mais acirrada e é imprevisível se delinear, neste momento, quem estará no segundo turno. Em 73 dias de campanha, Moroni conseguiu manter-se líder das intenções de votos, saindo de 32% para 23%, percentual que o credenciaria, com os números atuais, chegar ao segundo turno. Os dois candidatos com mais estrutura política, partidária e de campanha - Elmano e Roberto Cláudio, têm em seus padrinhos políticos, respectivamente, Luizianne Lins e Cid Gomes, a guerra antecipada de 2014.
A briga de hoje terá reflexo na sucessão de Cid Gomes. Quem ganhar em 2012 na Capital poderá fazer a diferença no jogo de articulações e negociações para a chapa majoritária (governador, vice-governador e senador) no ano da Copa do Mundo. 
O candidato do PDT, Heitor Férrer, tem limitações na estrutura de campanha, poucos minutos no rádio e na televisão, mas carrega como herança a atuação parlamentar na Câmara Municipal e Assembléia Legislativa que o permitiu nos dias atuais usufruir da popularidade exposta nas pesquisas de intenção de votos e representar uma eventual zebra no segundo turno da sucessão da prefeita Luizianne Lins.
Heitor conta, ainda, com o menor índice de rejeição aos candidatos a prefeito, o que o garante mais espaço de crescimento. O quadro de hoje poderá, porém, não representar a mesma realidade amanhã. Os surgimentos de fatos políticos contribuem para mudar o rumo da campanha e, nas próximas duas semanas, com novas rodadas de pesquisas, o eleitor de Fortaleza terá mais elementos para saber quem caminha para chegar ao segundo turno.

0 comentários:

Postar um comentário