segunda-feira, setembro 17, 2012

Pesquisa - Sobral

Ibope aponta Veveu com 48%, Guimarães 28%, e Marco, 14%

Pesquisa, contratada pelo Diário do Nordeste, ouviu 602 eleitores, entre os dias 13 e 15 de setembro, e está registrada no TRE.
Por: Luzenor de Oliveira
A primeira pesquisa Ibope, publicada, nesta segunda-feira, pelo Jornal Diário do Nordeste, aponta que, se as eleições fossem hoje, o prefeito de Sobral, Clodoveu Arruda (PT), seria reeleito com 47% das intenções de votos. Em segundo lugar, ficaria o candidato do PV,Dr. Guimarães, com 28% e, em terceira posição, o tucano Marco Prado, com 14%. O candidato do PSOL, professor Osvaldo, tem 1%.
O Ibope ouviu 602 eleitores entre os dias 13 e 15 de setembro e a pesquisa, registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), tem uma margem de erro de quatro pontos para mais ou para menos. Cinco por cento dos eleitores disseram que votariam em branco ou anulariam o voto e outros 4% não quiseram ou não souberam responder.
Quanto aos índices de rejeição, em primeiro lugar aparece Marco Prado (45%), seguido dos candidatos Osvaldo (38%), Veveu (29%) e Dr. Guimarães (22%). Entre os eleitores, 7% responderam que poderiam votar em qualquer um dos candidatos, e outros 4% não souberam ou não quiseram responder.
Maior colégio eleitoral da Zona Norte, Sobral tem, pela primeira vez, propaganda eleitoral pela TV. O candidato do PT, que disputa à reeleição, chegou à Prefeitura após a renúncia, no início do ano passado, do prefeito Leonidas Cristino. Cristino foi indicado pelo PSB para ocupar o cargo de Secretário dos Portos do Governo Federal.
O ciclo político iniciado, em 1996, pelo hoje Governador Cid Gomes está completando 16 anos. Cid cumpriu dois mandatos consecutivos e elegeu Leonidas Cristino como sucessor.
Cristino renunciou e Clodoveu assumiu o mandato de prefeito e, pela primeira vez, disputa uma eleição majoritária. É a primeira vez, também, que a oposição demonstra fôlego com percentuais de votos que somados chegam ao empate técnico com o candidato do PT. Veveu tem 48% e os três adversários, juntos, somam 43% das intenções de votos.
 

0 comentários:

Postar um comentário