segunda-feira, outubro 15, 2012

Guimarães dá recado sobre chapa majoritária em 2014


Petista tem dito com freqüência nos bastidores que quer disputar eleição majoritária. Recado é para todos os lados: para Luizianne, Cid, Eunício

Por: Luzenor de Oliveira

O deputado federal José Nobre Guimarães (PT), que teve adiado, em eleições passadas, o sonho de concorrer a um cargo majoritário (Senado, Governo ou vice-governadoria) por conta do escândalo dos dólares na cueca, saiu da disputa pelas Prefeituras mandando recado para quiser ouvir: estará na chapa majoritária em 2014.
O caso dos dólares virou notícia nacional quando um ex-assessor de Guimarães, na Assembléia Legislativa, foi detido em São Paulo transportando dólares na cueca. Guimarães herdou desse escândalo o desgaste político e, por esse motivo, não se encorajou a concorrer a um mandato de senador ou governador. Agora, ele quer mudar a história.
Bem próximo ao ex-presidente Lula, com quem estará, em Fortaleza, nos próximos dias para fortalecer a candidatura de Elmano de Freitas, Guimarães sabe que a hora chegou. Seja na aliança com o PSB, PMDB ou em um novo projeto do PT no Estado do Ceará, o objetivo é único: disputar um cargo majoritário em 2014.
A pessoas bem próximas, Guimarães faz as contas, calcula os riscos e demonstra desapego à reeleição ao mandato de deputado federal quando coloca na agenda o projeto de outros vôos políticos. Bem que gostaria de alimentar a aliança com o PSB do governador Cid Gomes.
Guimarães foi um dos principais interlocutores da coligação PT-PSB nas eleições de 2006, 2008 (Prefeitura de Fortaleza) e 2010, mas o ambiente arruinou com os permanentes conflitos entre Cid, Ciro e Luizianne Lins. O clima azedo do quadro atual promete se manter a caminho de 2014.

0 comentários:

Postar um comentário