sexta-feira, outubro 19, 2012

Ibope aponta que Roberto Cláudio (PSB) tem 41% e Elmano 39%

A diferença entre os dois candidatos está dentro da margem de erro. Três em 4 eleitores dizem que não mudarão o voto

Relatório do Ibope diz que a disputa pela Prefeitura de Fortaleza está acirrada. Contratada pela Televisão Verdes Mares, integrante do Sistema Verdes Mares, a última pesquisa feita pelo Ibope, entre os dias 15 a 17 últimos mostra uma diferença numérica entre os candidatos Roberto Cláudio (PSB) e Elmano de Freitas de apenas 2 pontos percentuais, enquanto a margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.


A pesquisa entrevistou 805 eleitores, maiores de 16 anos. Ela tem um intervalo de confiança estimada em 95% e a margem de erro máxima estimada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral.

O relatório da pesquisa diz que neste momento a disputa está empatada entre os candidatos Roberto Cláudio e Elmano de Freitas. O candidato do PSB aparece numericamente à frente com 41% das intenções de voto, mas está empatado tecnicamente com o petista que alcança 39% das menções.

Votos válidos
Os eleitores que declaram a intenção de votar em branco ou anular o seu voto representam 14% do eleitorado, enquanto 6% ainda se declaram indecisos em relação ao seu voto. Sem considerar os eleitores que declaram a intenção de votar em branco, os que afirmam anular o seu voto e os que ainda se declaram indecisos, Roberto Cláudio fica com 52% dos votos válidos, contra 48% de Elmano.

Analisando a intenção de voto dos candidatos nos diversos segmentos, Roberto Cláudio obtém um melhor resultado nos seguintes segmentos: eleitores com idade entre 25 e 29 anos (48%) e entre os eleitores com escolaridade entre 5ª e 8ª série (47%). Já em outros segmentos, ele alcança uma intenção de voto abaixo da média geral do eleitorado, como entre os eleitores com idade entre 30 e 39 anos (36%) e entre os eleitores que cursaram até a 4ª série (35%).

O candidato do PT, Elmano, obtém um melhor desempenho entre os seguintes segmentos: eleitores que cursaram até a 4ª série (51%), eleitores com 50 anos ou mais (48%) e eleitores que ganham até 1 salário mínimo (45%). Por outro lado, em alguns segmentos seu desempenho foi abaixo do que a média geral do eleitorado: eleitores com idade entre 40 e 49 anos (33%) e eleitores com nível superior (31%).

Quando perguntada qual a intenção de voto dos entrevistados sem a apresentação do disco com o nome dos candidatos, 37% dos eleitores declaram a intenção de votar em Roberto Cláudio, contra 36% que afirmam votar em Elmano de Freitas. Brancos e nulos somam 16%, enquanto 11% ainda se declaram indecisos.

Decidido
Entre o eleitorado fortalezense, 3 em cada 4 eleitores estão seguros da sua intenção de voto e afirmam que não irão mudar, contra 19% que afirmam que ainda podem mudar sua intenção de voto até o dia da eleição. Entre os eleitores de Elmano de Freitas, 79% afirmam que estão seguros do seu voto, contra 18% que afirmam que ainda podem mudar seu voto até a eleição. Este índice é próximo ao encontrado entre os eleitores de Roberto Cláudio - 79 estão decididos de seu voto contra 19 que ainda podem mudar. 

0 comentários:

Postar um comentário