sábado, outubro 06, 2012

Musical homenageia o cantor Chico Buarque

Teatro Rosa Moraes abre suas portas para a exibição da peça que conta a história pessoal do compositor
Crateús. Hoje a Cia. Boca D´ Cena e o Armarinho Literário levam ao Teatro Rosa Moraes, neste município, o espetáculo "As Faces de Chico", às 20h. O musical é baseado na vida do cantor Chico Buarque de Holanda.

Com texto de Eurico Bivar e direção de Lucivan Moura, a montagem mostra a história de Julinho da Adelaide (pseudônimo de Chico Buarque), que foi para a cidade grande durante a adolescência e conseguiu destaque como compositor popular. Com vontade de matar a saudade do seu povo, ele volta para sua cidade natal e busca inspiração nas mulheres batalhadoras do local para concluir um CD de sambas de partido alto.

A estreia está marcada para as 20 horas, com uma peça que faz uma análise de gente simples, mas viva e em busca de seus direitos FOTO: SILVÂNIA CLAUDINO

"Julinho da Adelaide é o pseudônimo utilizado por Chico na época da ditadura, para se proteger e continuar compondo e é a partir dele (Julinho) que acontece toda a história, com músicas e danças, tendo como fio a vida pessoal e profissional de Chico Buarque. É um espetáculo imperdível", ressalta a professora Ana Cristina do Vale, proprietária do Armarinho Literário.

Alguns conflitos são apresentados, intercalados com canções e desabafos poéticos. A história apresenta também surpresa e muita emoção.

O final é surpreendente, com a análise do comportamento de uma gente simples e modesta, mas muito viva, em busca dos seus direitos.

A iniciativa da professora, que também é escritora, ocorreu em função de uma lacuna existente na cidade: a ausência de espetáculos teatrais, mesmo possuindo um teatro à altura de receber bons espetáculos.

Tradição

Além disso, é fina apreciadora de musicais e das artes cênicas. Por sua conta e risco, a professora, de forma inusitada, decidiu trazer o primeiro espetáculo. Isso foi o ano passado. De lá para cá, não parou mais.

"As Faces de Chico" é a sua quinta investidura no ramo, sendo o segundo musical. O seu sentimento parece que era o mesmo que boa parte da população sentia. É tanto que desde a primeira peça que trouxe, o teatro lota.

"É uma experiência maravilhosa e que só é possível porque encontramos parceiros, pessoas sensíveis à arte, que colaboram conosco. A bilheteria é um complemento e assim conseguimos promover a cultura local. Não há ganho financeiro. Como sou apaixonada por teatro, é uma realização fazer isso pela cidade e ver o Teatro Rosa Moraes ser bem utilizado", cita.

De acordo com ela, os espetáculos já se tornaram tradicionais na cidade e a juventude já procura se informar sobre as próximas promoções.

"Fico feliz porque os jovens, especialmente os estudantes universitários nos procuram para saber quais serão os próximos espetáculos que virão para o Teatro", comemora.

Ana Cristina afirma que, normalmente, assiste às apresentações na Capital, antes de trazer para a cidade. E o próximo espetáculo já está quase fechado com os produtores, para o próximo mês de novembro. Ela não quis adiantar o nome, apenas disse que é um drama.

Reforma
Em breve, Crateús contará com um novo ambiente para a movimentação da arte e cultura. A professora está reformando o Armarinho Literário e construindo um novo espaço nas dependências do Armarinho.

Com a denominação de Café Literário, o novo ambiente reunirá escritores e possibilitará o lançamento de livro, rodas de conversas e outros eventos na área da disseminação cultural e literária na região. "Era um sonho antigo, que agora se tornará realidade, sempre com o objetivo de movimentar e contribuir com a arte e cultura da cidade", ressalta a professora mana Cristina.

Mais informações:

"As faces de Chico"
Espetáculo de teatro e música, hoje às 20h, no Teatro Rosa Moraes Promoção Armarinho Literário
Crateús - Telefone: (88) 9956.7465 

0 comentários:

Postar um comentário