sexta-feira, novembro 23, 2012

Projeto de Tauá ganha Prêmio Cidadania Eletrônica

Jovens conseguiram transformar peças de computadores antigos em material reciclado como cadeiras
Tauá Este município conquistou o primeiro lugar na área de Tecnologia da Informação (TI) Verde do Prêmio Cidadania Eletrônica, promovido anualmente pelo Governo do Estado, com o Projeto Fábrica de Ideias. Este cria salas de convivência com material reciclado. A primeira sala criada possui uma biblioteca (todas as estantes são feitas com carcaças de computador); sala de leitura (com cadeiras feitas de CPU) e mini start-up (modelo de empresa jovem), onde estão sendo desenvolvidos projetos de empreendedorismo digital. É desenvolvido pela Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia.

Estantes, porta revistas são alguns dos novos materiais reaproveitados na biblioteca em Tauá, a partir de equipamentos de informática em desuso


É a segunda vez que Tauá leva o Prêmio na área da sustentabilidade. Em 2010, ganhou com o Projeto Metareciclagem, também desenvolvido por jovens da cidade, incentivados pela Secretaria Municipal. Nas dependências da Secretaria funciona um Centro de Experimentos e é neste local que ocorrem as capacitações e a criação de produtos a partir de equipamentos de informática em desuso.

"De fato é uma verdadeira fábrica de ideias mesmo, pois aqui os jovens experimentam e criam a partir da grande demanda de equipamentos em desuso trazidos pela própria comunidade. O curso de Metareciclagem não estava dando conta de atender à grande demanda, então tivemos a ideia de criar espaços para reciclar esse lixo eletrônico que chegam à Secretaria", explica o secretário Elvis Gonçalves, comemorando a conquista.

Criatividade
Ele explica que nessa sala estão sendo feitos softwares para empresas de Fortaleza, além de receber estagiários da escola profissional, onde os produtos criados com materiais em desuso servem de inspiração para os jovens que ali estão e sempre contribuem com novas ideias.

Além disso, outros espaços no município já receberam produtos reciclados, como os quiosques digitais, com computadores recondicionados instalados no Centro de Negócios. No Mercado Público, as lixeiras criadas a partir de monitores de computadores e no Centro de Capacitação Municipal com a criação de uma mini biblioteca, onde as estantes e cadeiras são feitas com gabinetes. Na Fábrica, há também bijuterias e outros acessórios criados a partir de placas mãe e teclados.

Parcerias
O bom desempenho do município na área digital tem trazido bons frutos. De acordo com o secretário, grandes parcerias foram firmadas, inclusive com a Microsoft, gigante do segmento.

"Tauá é um município que aposta na inteligência da sua juventude como uma das formas de convivência com o semiárido e investe muito em cursos de programação, o que já nos traz bons resultados na área. Hoje grande parte dos softwares produzidos em Fortaleza são desenvolvidos aqui, fato esse que nos proporcionou parcerias como com a Pirambu Digital e a Microsoft", relata Gonçalves.

O Prêmio Ceará de Cidadania Eletrônica é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag). O objetivo da premiação é divulgar e reconhecer a qualidade dos projetos públicos, bem como os benefícios oriundos da aplicação da Tecnologia da Informação (TI) na Administração Pública.

Entrega
A solenidade de divulgação ocorreu no último dia 20, no auditório da Seplag, e contou com a presença do secretário Eduardo Diogo, bem como de dirigentes de órgãos e entidades da Administração Publica Estadual. Foi a sétima edição do Prêmio.

Ao todo foram inscritos 39 projetos, sendo 32 selecionados para participar da 2ª fase e 20 para a 3ª fase do prêmio nas categorias: TI Verde, Inclusão Digital, Inovação e Governança de TI. Conforme resultado apresentado pela Comissão Julgadora, os três finalistas por categoria foram os projetos que obtiveram as maiores notas.

A Comissão Organizadora do Premio é coordenada pela Coordenadoria de Estratégias de TIC da Seplag e a Comissão Julgadora é constituída por representantes da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Universidade Federal do Estado do Ceará (UFC), Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF), Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (AL), Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), Universidade de Fortaleza (Unifor) e Instituto Atlântico.

Mais Informações:
Prefeitura do Município de Tauá
Região Sertão dos Inhamuns
Telefone: (88) 3437.2068

SILVANIA CLAUDINO
REPÓRTER 

0 comentários:

Postar um comentário