domingo, dezembro 16, 2012

Dia de arrumar a ´casa´ à espera da inauguração


Operários se mostram orgulhosos de terem contribuído para a obra, enquanto mobilidade urbana é preocupação

Os operários se revezaram em vários trabalhos neste sábado. Um deles, era a colocação das placas de grama na área da Secopa Foto: Kid Júnior

Na véspera da solenidade de inauguração da Arena Castelão, marcada para este domingo, a partir das 17 horas, o dia foi de muito trabalho, sobretudo na parte externa do estádio. Desde o início da manhã de sábado, grande número de operários foi mobilizado para uma limpeza geral no entorno da praça de esportes, com a retirada de carradas de entulhos da obra, principalmente pedras. Parte dos trabalhadores prestava serviços à empresa Serveng.

Com pás e enxadas à mão, o auxílio de tratores e disposição de sobra, os operários garantiam concluir a limpeza da área até o fim da tarde. "Tamo fazendo a nossa parte pra que esteja tudo limpo pra quando o público chegar pra inauguração da Arena, amanhã", garantiu um operário que preferiu se identificar apenas como Antonio José. Ele assegurou que retornará à Arena Castelão para participar da festa de inauguração e cheio de orgulho por ter trabalhado na obra.

"É muito bom saber que eu contribui com meu trabalho na construção desse novo estádio pra Fortaleza", concluiu Antonio José. Seu companheiro de trabalho João Batista completou: "Cada vez que a gente passar por aqui e olhar pra Arena vai lembrar do nosso esforço pra obra ficar tão bela assim".

Enquanto um grupo de operários providenciava a retirada dos entulhos, outro grupo ficou responsável pela instalação de "placas" de grama na área próxima ao prédio anexo ao estádio, que abriga a sede da Secretaria Especial da Copa (Secopa). Um terceiro grupo de operários conferia a cobertura da arena e dava os retoques finais na parte interna da praça de esportes.

Os técnicos envolvidos diretamente com a solenidade de inauguração do estádio formavam mais um grupo de trabalhadores que corriam contra o tempo, na Arena Castelão. A expectativa era deixar tudo pronto para a pleno sucesso do evento, que, contará com a presença da presidente da República, Dilma Rousseff, e terá como principal atração um show com o cantor cearense Raimundo Fagner.

Visita e preocupação
Em meio à movimentação intensa dos trabalhadores, alguns fortalezenses, na companhia de turistas, aproveitaram a véspera da inauguração da Arena Castelão para conferir com mais tranquilidade toda grandiosidade da obra. Foi o caso do operador de rádio Cláudio Mesquita. Ele levou parte da família e o parente paulistano, o inspetor de qualidade Márcio Barbosa, que passa férias em Fortaleza, para verem de perto a arena cearense.

"Hoje tá mais tranquilo pra circular por aqui e tirar fotos do estádio", disse Mesquita. Já Barbosa ficou impressionado com o novo estádio. "Se por fora está assim, imagine por dentro", avaliou. O grupo prometeu comparecer à inauguração da arena, mas se mostrou preocupado com a mobilidade na área do estádio, hoje e por mais um longo tempo.

A preocupação se justifica na medida em que se observa que as obras de mobilidade urbana no entorno imediato da Arena Castelão "caminham" lentamente, num intenso transtorno à circulação de motoristas e pedestres. A sinalização de trânsito atual é insuficiente e, à noite, a iluminação pública é precária naquela área da Capital cearense.

A Coordenadoria de Projetos Especiais da Prefeitura de Fortaleza, responsável pelas obras de mobilidade urbana para a Copa do Mundo 2014 no âmbito municipal, informou que, atualmente, há obras da Prefeitura no entorno do Castelão nas avenidas Alberto Craveiro, Paulino Rocha e na rotatória de interseção das duas avenidas, com prazo de conclusão para maio de 2013.

Para a inauguração do estádio, a Prefeitura se compromete a liberar a parte que dá acesso imediato ao Castelão nas avenidas Alberto Craveiro e Paulino Rocha. A área que abrange a instalação do túnel na rotatória continuará interditada para a obra, já que não impede o acesso imediato à arena.

0 comentários:

Postar um comentário