segunda-feira, janeiro 28, 2013

IFCE de Crateús inaugura primeiras turmas de Letras e Zootecnia

Crateús. Dois novos cursos superiores são ofertados no campus do Instituto Federal de Educação (IFCE) deste município. As primeiras turmas de Licenciatura em Letras e Bacharelado em Zootecnia ampliam em 35 e 20, respectivamente, o número de vagas na instituição de ensino, realizando sonho antigo da população.
Alunos do curso de Licenciatura em Letras com professores após aula inaugural. Com o curso de Zootecnia, iniciam nova fase do IFCE FOTO: SILVÂNIA CLAUDINO
Para as aulas do semestre 2012.2 os alunos veteranos dos cursos técnicos de Química e Edificações também foram recepcionados por servidores e professores. A turma de bacharelado em Zootecnia estuda no período da manhã. No turno da noite acontecem as aulas do curso de Licenciatura em letras.
Ministraram a aula inaugural de Letras os professores Vilmar Ferreira de Sousa e Maria Elias Soares, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab). A professora Maria Elias edita a revista do curso de Letras da Universidade Federal do Ceará (UFC), onde também leciona.
A professora Maria Elias Soares ressaltou a sua alegria pelo novo curso e pelo desenvolvimento do ensino superior na sua cidade natal, Crateús. Como tema da sua aula destacou "Os desafios da formação do profissional de Letras", fazendo uma retrospectiva do curso no País quanto a formação do profissional de Letras.
O professor da Unilab, Vilmar Ferreira apresentou, durante a aula o projeto "O papel do profissional de Letras como vetor de empoderamento semiótico-discursivo". Discorreu sobre o estudo da Gramática Sistêmico Funcional de Michel Halliday e a Análise Críticas do Discurso, como aportes teóricos do novo curso de graduação.
Desafio
O coordenador do curso de Letras, professor Wellington Costa enfatizou os desafios para a implantação da nova graduação, além do apoio obtido pela direção local e geral do IFCE. Para ele, "o curso ousa ser crítico e reflexivo" e contribuirá bastante com a formação profissional em Crateús e Região.
Para a diretora geral do Campus de Crateús, Paula Cristina, as novas graduações são sinais de desenvolvimento na educação local. "Esse início de semestre é divisor de águas na educação de Crateús, porque agora o Instituto Federal oferta duas novas graduações, em áreas carentes e com expressiva vocação na nossa região", frisa.
Certificação
Recentemente, dois grupos de pesquisa dos dois novos cursos do campus de Crateús foram certificados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O grupo de pesquisa na área de língua portuguesa estuda o tema "Análise do Discurso Crítica"; na área de Zootecnia, recebeu certificação o grupo com o tema "Produção Animal no Semiárido do Nordeste".
Mais Informações
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
Campus de Crateús
Rua Lopes Vieira, S/N
Telefone: (88) 3692.3864.

SILVÂNIA CLAUDINOREPÓRTER 

0 comentários:

Postar um comentário