quinta-feira, fevereiro 21, 2013

Na capa da 'Time', Neymar é chamado de 'o próximo Pelé'


Após ser criticado pelo ex-craque, jovem ídolo aparece em revista americana


Neymar enfrentou algumas semanas turbulentas, recebendo críticas pela atuação apagada num amistoso da seleção, ouvindo provocações de um polêmico jogador inglês e de umdeputado federal brasileirosendo expulso em seu último jogo pelo Santos e levando um puxão de orelha de Pelé, que retratou o jovem craque como vaidoso, imaturo e "viciado em faltas". Nesta quinta-feira, porém, ele conquistou um lugar de destaque na imprensa internacional ao ser chamado de "o próximo Pelé" pela revista americana Time. As edições regionais da publicação na Europa e na América Latina colocaram Neymar na capa. A Time destaca o sucesso do ídolo santista dentro e fora do campo e usa o exemplo do jogador, mantido no país graças a um grande projeto de marketing de seu clube, para falar sobre o crescimento da economia brasileira, sede da próxima Copa do Mundo e da próxima Olimpíada. A revista afirma que Neymar já estaria jogando na Europa caso tivesse surgido anos atrás. Seu faturamento mensal de quase 4 milhões de reais, porém, seria uma amostra da expansão econômica brasileira. Na quarta, Neymar foi duramente criticado em entrevista de Pelé, publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo. Para o velho astro, o ídolo novato está preocupado demais com a imagem, sente a falta da experiência internacional e passa boa parte dos jogos tentando atrair faltas. "Na seleção, ele é um jogador comum", lamentou Pelé, que sempre tratou Neymar como um possível candidato a entrar na lista dos grandes craques da história do futebol.

Oito desafios de Neymar antes da Copa do Mundo de 2014

Neymar já se consolidou como a principal esperança do futebol brasileiro. O craque do Santos terá pouco mais de um ano para se destacar em competições internacionais, amadurecer e conquistar títulos também pela seleção

1 de 8

Fazer o Brasil vencer

Campeão do Sul-Americano Sub-20, Neymar naufragou junto com a seleção brasileira na Copa América, em 2011, na Argentina, e ainda não conquistou nenhum título pela equipe adulta (Superclássico das Américas, evidentemente, não conta). A busca pelo ouro inédito nos Jogos Olímpicos de Londres também acabou em fracasso. Antes do Mundial, resta a Copa das Confederações, em 2013. Conquistar esse título seria importante para Neymar ganhar de vez a confiança da torcida para a Copa. 

Enfrentar rivais fortes

Barcelona e Real Madrid lutam para contratar Neymar já há alguns anos, mas ele decidiu ficar no Santos até 2014. Por estar distante dos atletas que provavelmente enfrentará no Mundial de 2014, o craque precisa aproveitar todas as oportunidades possíveis de testar sua habilidade e aprender a se livrar dos melhores marcadores. Isso significa estar presente em todos os compromissos importantes da seleção e seguir disputando grandes competições com o Santos.

Manter o Santos no topo

Pelo Santos, Neymar já conquistou três estaduais, uma Copa do Brasil e uma Libertadores. Se vencer mais um título continental, igualará a marca de Pelé, bicampeão em 62 e 63. Eleito melhor jogador da competição no ano passado, ainda não faturou um título do Campeonato Brasileiro. Seguir participando de grandes decisões pelo Santos é uma experiência fundamental para a Copa.

Fazer o nome lá fora

Os grandes jogadores são os mais marcados, mas também os mais temidos e respeitados. Neymar precisa se consolidar no exterior como o grande craque brasileiro do momento. Precisa mostrar seu melhor futebol nos amistosos da seleção e na Copa das Confederações para chegar ao Mundial de 2014 com um status diferente, de protagonista - e não como uma mera aposta dos brasileiros para conseguir levantar a taça. No primeiro jogo sob o comando de Felipão, contra a Inglaterra, em Wembley, ele decepcionou.

Ser o dono da seleção

No Santos, Neymar exerce grande influência dentro do grupo e já chegou até a ostentar a faixa de capitão, mesmo com a pouca idade. Muito admirado pelos companheiros, terá pouco mais de um ano para se tornar também uma das referências dentro da equipe de Luiz Felipe Scolari. Afinal, se não for uma das lideranças fora de campo - e a principal referência dentro dele -, as chances de sucesso vestindo a camisa do Brasil diminuem.

Evoluir fisicamente

Neymar ainda está em processo de fortalecimento muscular. Se não concluir esse delicado trabalho de evolução física, pode ter problemas para suportar a forte marcação dos jogadores europeus. Desde que não comprometa sua assombrosa velocidade, o trabalho de reforço muscular é essencial para Neymar virar um supercraque internacional (e escapar ileso da perseguição dos zagueiros). 

Parar de cair

Ele é caçado pelos zagueiros, é verdade. Mas Neymar poderia aprender com Messi e passar a lidar de outra forma com os choques com os defensores. Ao invés de desabar a cada contato mais forte, tentar permanecer de pé nessas jogadas significaria um ganho enorme em seu jogo, como mostra o futebol praticado pelo melhor jogador do mundo na atualidade. O vício de se simular infrações é um dos poucos defeitos de seu jogo hoje.

Tentar manter o foco

Além de jogar futebol, Neymar costuma praticar algumas modalidades alternativas em seu cotidiano, como a fuga de fãs histéricas, o drible em marias-chuteiras e o iatismo recreativo no litoral paulista. Seu barco particular, suas companhias femininas e mais de uma dezena de contratos publicitários, porém, não podem atrapalhar o desempenho do jogador no campo. Será difícil - e muito. Mas Neymar não pode se esquecer que, entre uma gravação de comercial aqui e uma balada cheia de celebridades ali, ele precisa jogar futebol.






0 comentários:

Postar um comentário