terça-feira, julho 30, 2013

Brasil!

POLÍTICA

PT suaviza críticas a aliados e à economia

Tatiana Farah, O Globo
Para evitar confronto com o governo e com os partidos aliados da presidente Dilma Rousseff, o PT excluiu críticas à base aliada, à política econômica e à composição dos ministérios em documento aprovado nesta segunda-feira durante reunião extraordinária do diretório nacional em São Paulo. O diretório havia se reunido no dia 20 passado, mas não tinha aprovado o texto que trata das resoluções e da análise de conjuntura feitas pelos dirigentes do partido.
No documento anterior, os petistas diziam que era preciso fazer “inflexões necessárias na política econômica e na composição dos ministérios” e que “a evolução das necessidades do país coloca na agenda a revisão da política de alianças”. O texto afirmava ainda que a base aliada do governo “não se dispunha a romper com os limites da institucionalidade conservadora”.



POLÍTICA

STF retoma mensalão em agosto com um olho nos autos e outro nas ruas

Felipe Recondo e Débora Bergamasco, Estadão
A retomada do caso do mensalão pelo Supremo Tribunal Federal prevista para meados de agosto deve ser pautada, segundo os ministros e advogados dos condenados, por entraves jurídicos e temores de eventuais manifestações na porta da Corte, em Brasília.
Os entraves jurídicos ocorrerão, segundo os próprios magistrados, pelo fato de haver erros no acórdão do julgamento, decisão final publicada no Diário Oficial da Justiça que justificou a condenação de 25 dos 37 réus por integrarem um esquema de compra de apoio político no Congresso, com uso de verba pública, durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Já o medo de manifestações contra a impunidade, dizem nos bastidores os advogados, poderá frear possíveis reduções de penas por parte dos ministros. Na quinta-feira, o presidente do tribunal e relator do processo, ministro Joaquim Barbosa, anunciará a data de retorno do julgamento. A previsão inicial é que isso ocorra a partir do dia 14.



POLÍTICA

Cabral diz se inspirar em papa e promete ser mais humilde

O Globo
O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB, foto abaixo), alvo de protestos que pedem sua saída do cargo e cujo governo é aprovado somente por 12 por cento da população segundo pesquisa recente, afirmou em declarações surpreendentes nesta segunda-feira que, inspirado pela mensagem do papa Francisco durante visita ao Rio, será um governante mais humilde e aberto ao diálogo.
Em seu segundo mandato seguido à frente do governo fluminense, Cabral negou que a mudança de postura tenha a ver com a proximidade das eleições do ano que vem. Ele tenta emplacar seu vice, Luiz Fernando Pezão, à sua sucessão e especula-se que ele poderia disputar um cargo eletivo em 2014, o que ele negou.



POLÍTICA

Comissão de Ética arquiva processo sobre acúmulo de cargos por Afif

Luiza Damé, O Globo
A Comissão de Ética Pública da Presidência decidiu, nesta segunda-feira, que o ministro da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos (foto abaixo), pode acumular o cargo com o de vice-governador de São Paulo. Segundo o presidente da comissão, Américo Lacombe, como vice não tem função, Afif exerce somente o cargo de ministro de Estado e não acumula vencimentos.
Na mesma reunião, a comissão decidiu analisar o uso de aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) pelos ministros do Esporte, Aldo Rebelo, e da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho. Também vai apreciar a declaração da ministra de Direitos Humanos, Maria do Rosário, em maio, por conta dos boatos sobre o fim do Bolsa Família.



POLÍTICA

Orçamento vai ao Congresso sem definição da Lei de Diretrizes

Eduardo Bresciani Ricardo Brito, Estadão
Tratado como “peça de ficção” por alguns parlamentares, o Orçamento da União para 2014 poderá honrar ainda mais o tradicional apelido. O prazo para enviá-lo ao Congresso é 31 de agosto. Mas impasses no Congresso sobre a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e o trancamento da pauta por vetos presidenciais deverão fazer com que o governo mande o texto sem que os parâmetros tenham sido definidos previamente. Desde a Constituição de 1988, fato semelhante só aconteceu em 2006, quando a LDO de 2007 foi aprovada junto com o Orçamento.
O pano de fundo desse impasse é o debate sobre a execução obrigatória de emendas parlamentares – o chamado orçamento impositivo. Proposta de campanha de Henrique Alves (PMDB-RN) à Presidência da Câmara, essa emenda constitucional aguarda votação numa comissão especial – mas a tese já consta do parecer preliminar do relator da LDO de 2014, Danilo Forte (PMDB-CE).


GERAL

É necessário fazer uma profunda teologia da mulher’, afirma Papa

Deborah Berlinck, O Globo

A Igreja é feminina porque é esposa e mãe”. Para o Papa Francisco, não se pode pensar em uma Igreja da qual as mulheres estejam excluídas, ainda que ele tenha deixado claro que a ordenação delas não esteja no horizonte. Ele ressaltou, porém, que é necessário fazer “uma profunda teologia da mulher”.
O Pontífice ainda citou como exemplo da fortaleza feminina o papel que as mulheres paraguaias tiveram na reconstrução do país, depois da devastação provocada pela guerra.
Maria, mãe de Jesus, continua sendo a grande referência, tendo sido citada várias vezes nas declarações do Papa aos jornalistas estrangeiros durante seu voo de volta para Roma.
— Uma Igreja sem as mulheres é como o colégio apostólico sem Maria — afirmou, ressaltando que “Nossa Senhora é mais importante que os apóstolos”.




GERAL

Médicos devem parar em pelo menos 20 estados, diz entidade

André de Souza, O Globo
Médicos de pelo menos 20 estados devem parar nos próximos dois dias em protesto contra o programa Mais Médicos, lançado há três semanas pelo governo federal, e contra os vetos presidenciais ao Ato Médico, lei que regulamenta a atividade da medicina no país. Apenas os atendimentos de urgência e emergência serão mantidos na terça e na quarta-feira.
A paralisação faz parte do calendário de greve da Federação Nacional dos Médicos (Fenam). Médicos de 16 estados já haviam parado na terça-feira da semana passada. “A Fenam delibera suspensão tanto do sistema público, quanto do suplementar. É uma luta geral, em nome da medicina e da população brasileiras”, afirmou em nota o presidente da Fenam, Geraldo Ferreira.


GERAL

Manifestantes invadem antessala do gabinete do prefeito de BH

Ezequiel Fagundes, O Globo
Representantes e membros de movimentos de sem moradia e de comunidades populares invadiram a antessala do gabinete do prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB), e ocupam o local desde o início da tarde desta segunda-feira. Segundo a assessoria da prefeitura, Lacerda não está no local.
Aos poucos, cerca de 40 manifestantes furaram o esquema de segurança da Guarda Municipal e subiram até o segundo andar do prédio da prefeitura de Belo Horizonte, na avenida Afonso Pena, no Centro. A assessoria da prefeitura negou falha na segurança. A guarda acompanha o ato e, até agora, nenhuma ocorrência foi registrada.


GERAL

Carandiru: mais de 600 balas foram disparadas em pavilhão, diz perito

Elaine Patricia Cruz, Agência Brasil
Durou cerca de duas horas e meia o depoimento do perito Osvaldo Negrini Neto como testemunha de acusação do julgamento do Massacre do Carandiru, que teve início na manhã de ontem (29) no Fórum da Barra Funda, em São Paulo.
Negrini Neto começou a ser ouvido por volta das 14h de hoje e, durante todo o seu depoimento, descartou a hipótese de que tenha ocorrido confronto entre policiais e detentos, como defendem os advogados de defesa dos policiais no episódio que ficou conhecido como Massacre do Carandiru.



ECONOMIA

IDHM: Gargalo no ensino médio ainda representa um dos maiores desafios

Clarice Spitz, Letícia Lins e Victor Furtado, O Globo
Se o grande desafio do Brasil é a educação, o maior gargalo é o ensino médio, afirmam os especialistas. Entre jovens de 18 e 20 anos, a proporção com ensino médio completo aumentou de 13% para 41% ao longo das duas décadas.
Mas, ainda assim, os números mostram que, de cada cem jovens na faixa de 18 a 20 anos, 59 ainda não tinham terminado essa etapa. No caso das crianças de 5 e 6 anos matriculadas na escola, por exemplo, a frequência subiu de 37,3%, em 1991, para 91,1%, em 2010. Já o percentual dos jovens de 15 a 17 anos com ensino fundamental completo passou de 20% para 57,2% no mesmo período.


ECONOMIA

ABC Paulista é tricampeão de qualidade de vida

Roberta Scrivano, O Globo
Distante 15 quilômetros da capital paulista, São Caetano do Sul é a cidade mais desenvolvida do Brasil, segundo o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) medido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.
Esta é a terceira vez que a pesquisa é produzida no país e, em todas as edições, a liderança do ranking ficou com o município do ABC paulista. A pontuação alcançada por São Caetano foi de 0,862 (a nota máxima é 1), puxada pelos bons níveis de renda per capita, de pouco mais de R$ 2 mil.


ECONOMIA

IDHM: Só violência reduz a longevidade nacional

Lisandra Paraguassu, Estadão
Existe uma área em que o Brasil conseguiu chegar ao desenvolvimento muito alto: a expectativa de vida. A cada ano, os brasileiros vivem mais, em todo o País. Dos 5.565 municípios brasileiros, 3.176 têm o IDHM Longevidade muito alto. Nenhuma cidade está na faixa "baixo" ou "muito baixo".
A diminuição significativa da mortalidade infantil e a queda na fecundidade são as causas do sucesso no índice. O avanço só não é ainda maior por uma razão: a violência, que se espalha das grandes metrópoles para as cidades pequenas e centra fogo especialmente nos jovens.
Hoje, mais de 50% dos municípios brasileiros têm taxas de fecundidade abaixo do nível de reposição da população. Somado a isso, quase 60% das cidades conseguiram baixar para menos de 19 por mil nascidos vivos a mortalidade infantil, meta que deveria ser atingida pelo País, de acordo com os Objetivos do Milênio, em 2015.


ECONOMIA

Após reunião do G-20, FMI recomenda a Brasil subir juros

Flávia Barbosa, O Globo
O Fundo Monetário Internacional (FMI) recomendou na reunião de ministros de Finanças e presidentes de Bancos Centrais do G-20 (grupo das 20 maiores economias do mundo) semana passada, em Moscou, que o Brasil continue elevando a taxa básica de juros para domar a inflação, insistentemente acima do teto superior da meta oficial.
Em um mês, foi a segunda vez que o organismo multilateral alertou para os riscos de descontrole da inflação no país. O Fundo reforçou ainda sua avaliação de que o crescimento brasileiro — estimado em 2,5% em 2013 e 3,2% em 2014 — "continua desapontador". Procurados, o Ministério da Fazenda e o Banco Central não quiseram se pronunciar.

0 comentários:

Postar um comentário