sexta-feira, julho 26, 2013

Cerco de Jericó encaminha ao governo do Ceará documento em que rejeita abertura das comportas do Flor do Campo


O movimento 'Cerco de Jericó', liderado pela Igreja Católica com o apoio de diversas entidades, encaminhou, nesta quinta-feira (25), ao secretário de Desenvolvimento Agrário do estado, Nelson Martins, documento em que ratifica seu posicionamento de não aceitar a transposição da água do açude Flor do Campo, em Novo Oriente, por canal a céu aberto, através do leito do rio Poty. A abertura das comportas está prevista para ocorrer no prazo de 10 dias e integra a estratégia do governo do estado para evitar o colapso no sistema de abastecimento d'água do município de Crateús.

O documento foi encaminhado ao secretário Nelson Martins por ter sido ele quem intermediou a reunião entre representantes do movimento e o governador Cid Gomes, juntamente com os prefeitos de Crateús, Novo Oriente e Quiterianópolis, ocorrida na última terça-feira (23), em Fortaleza. Na ocasião, o governador teria se comprometido a realizar a construção de adutora interligando os reservatórios Flor do Campo e Carnaubal, em Crateús, e externou sua decisão de autorizar a abertura imediata das comportas do Flor do Campo, liberando cerca de sete milhões de metros cúbicos de água no leito seco do rio Poty.

A coordenação do Cerco diz estar convicta de que o que defende é "sensato, correto e justo" e que continuará "na PAZ, sem confrontos, sem violência de nenhuma espécie", sua luta pela segurança hídrica, além de reafirmar a pauta de revindicações já protocolada no gabinete do governador.

0 comentários:

Postar um comentário