terça-feira, agosto 27, 2013

Brasil

POLÍTICA

PT consegue assinaturas para projeto que prevê plebiscito, diz Falcão

Pedro Venceslau, Estadão
Após a realização do primeiro debate entre os seis candidatos à eleição para a presidência do PT, marcada para 11 de novembro, o atual presidente da sigla, Rui Falcão (foto abaixo), afirmou que o partido já atingiu o mínimo de 171 assinaturas necessárias para protocolar um projeto de decreto legislativo para a realização de um plebiscito sobre reforma política. O projeto será protocolado nesta quarta-feira, 28, pelo líder do PT na Câmara, José Guimarães (CE), de acordo com Falcão.
O assunto surgiu em meio a críticas ao deputado federal Cândido Vacarezza (SP), alvo dos seis candidatos à presidência do partido no debate realizado nesta segunda-feira, 26, em São Paulo. Os representantes de todas as correntes petistas condenaram o fato dele ter aceitado o convite do PMDB para coordenar um grupo de trabalho sobre reforma política da Câmara dos Deputados. Vaccarezza chegou a ser desautorizado pela bancada do PT, mas não sofreu nenhuma punição.



POLÍTICA

Aécio diz que prévias devem ser solicitadas à Executiva do PSDB

Marcelo Fiúza, O Globo
Às vésperas da terceira visita de Dilma Rousseff a Minas Gerais em três semanas, o senador Aécio Neves (foto abaixo) fez críticas à intensa agenda da presidente da República no Estado e cobrou da petista “mais do que apenas promessas” em suas viagens. Em um evento em Belo Horizonte para tucanos mineiros, nesta segunda-feira, o presidente nacional do PSDB se eximiu da responsabilidade de convocar prévias em seu partido e assumiu de vez a postura de candidato da legenda ao Planalto em 2014.
- O estatuto do PSDB prevê as prévias. Não mudei de opinião e sempre as defendi. Basta que haja uma solicitação à Executiva do partido para que isso possa ocorrer. O que tenho feito como presidente do PSDB é organizar o partido no país inteiro - disse o senador mineiro, que considera “legítima” uma eventual postulação do ex-governador de São Paulo José Serra à candidatura pela legenda. - Estou cumprindo o papel que me foi delegado pela, praticamente, unanimidade do partido, de conduzir o PSDB para o futuro. O futuro somos nós, o passado são esses que estão no governo - completou.



POLÍTICA

Ex-diretor da Siemens que delatou cartel omitiu conta secreta

Fernando Gallo e Fernando Scheller, Estadão
Um dos ex-executivos da Siemens que denunciaram a formação de cartel no sistema metroferroviário de São Paulo e Brasília sabia da existência de uma conta secreta em um paraíso fiscal operada por integrantes da empresa no Brasil, mas não relatou o fato no acordo de leniência firmado com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
Adilson Primo (foto) e Newton Duarte, diretor de energia que delatou cartel, assinaram documento
Newton Duarte, que comandou a diretoria de energia da Siemens do Brasil, assinou um documento de movimentação financeira da conta secreta aberta em 2003, cuja descoberta, em 2011, resultou na demissão do então presidente da empresa no Brasil, Adilson Primo. Sediada no Banco Itaú Europa Luxemburgo, no Grão Ducado de Luxemburgo, a conta movimentou cerca de 6 milhões de euros.


POLÍTICA

Comissão de Ética adverte Garibaldi Alves por uso de avião da FAB

Chico de Gois, O Globo
A Comissão de Ética da Presidência decidiu nesta segunda-feira fazer uma advertência ao ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho (foto abaixo), por utilizar um jatinho da Força Aérea Brasileia (FAB) para ir ao Rio ver o jogo final do Brasil na Copa das Confederações, em junho. Garibaldi estava no Ceará, em um evento oficial e, numa sexta-feira, foi ao Rio e passou o fim de semana para poder assistir ao jogo.
A comissão também decidiu arquivar um procedimento instalado para investigar se a ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos, havia se excedido ao acusar a oposição de ser responsável pelos boatos que geraram pânico entre beneficiários do Bolsa Família. A Polícia Federal não conseguiu apurar de onde partiram as notícias que fizeram milhares de pessoas correrem às agências da Caixa Econômica Federal (CEF) para sacar os recursos.

Foto: Givaldo Barbosa / O Globo


POLÍTICA

Ministro do STF abre inquérito envolvendo o senador Gim Argello

O Globo
O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou abertura de inquérito sobre o senador Gim Argelo (PTB-DF, foto abaixo). A Procuradoria-Geral da República (PGR) acusa o parlamentar do crime de lavagem de dinheiro devido à “movimentações financeiras atípicas” envolvendo a mulher e o filho de Argello. A investigação foi autorizada no dia 20 de agosto, mas foi divulgada somente nesta segunda-feira.
De acordo com a procuradoria, relatório do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) detectou um saque de R$ 800 mil feito por Márcia Cristina Lanzillote Varandas Argello, mulher de Argello, no dia 28 de junho de 2012. No inquérito, a PGR diz que o valor foi solicitado ao banco e sacado “em uma lotérica de propriedade do senador”.



GERAL

Médicos hostilizam colegas estrangeiros em Fortaleza

Lauriberto Braga, Estadão
Selecionados pelo programa Mais Médicos, 96 profissionais com formação no exterior foram hostilizados na noite desta segunda-feira, 26, em Fortaleza, por um grupo de médicos cearenses. O incidente ocorreu quando os estrangeiros saíam da aula inaugural do treinamento a que se submetem na capital. Cerca de 50 médicos brasileiros fizeram um corredor humano e hostilizaram os estrangeiros - entre eles 70 cubanos - gritando palavras de ordem como "Revalida".
A manifestação, puxada pelo Sindicato dos Médicos do Ceará, cobra do governo federal que os médicos vindos de fora sejam submetidos ao exame de revalidação do diploma. "Não aceitamos que eles apenas passem por avaliação de português e Sistema Único de Saúde", reclamou o presidente do Sindicato, José Maria Pontes.

Grupo de médicos cubanos durante treinamento Foto: Jorge William / O Globo


GERAL

TCU começa investigação sobre contratação de cubanos no Mais Médicos

Vinicius Sassine, O Globo
O Tribunal de Contas da União (TCU) começou a investigar o modelo de contratação dos médicos cubanos adotado pelo governo brasileiro no programa Mais Médicos. A triangulação utilizada, por meio da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), e os repasses aos cubanos de valores inferiores aos pagos aos outros profissionais do programa são objeto de uma diligência iniciada na última sexta-feira, quando o TCU cobrou diversos documentos do Ministério da Saúde.
O titular da pasta, Alexandre Padilha, tentou se antecipar à cobrança e esteve nesta segunda-feira com o presidente do tribunal, Augusto Nardes. Padilha, porém, não apresentou os principais documentos solicitados: a papelada que embasou o termo de cooperação assinado entre o Ministério da Saúde e a Opas.


GERAL

Professores municipais do Rio decidem manter greve

Fábio Grellet, Estadão
Os professores da rede municipal de ensino do Rio decidiram nesta segunda-feira manter a greve iniciada no dia 8. Cerca de 5 mil docentes se reuniram em assembleia no Terreirão do Samba, no centro da capital fluminense, para discutir a proposta apresentada pela prefeitura durante reunião promovida na sexta-feira, 23, entre diretores do sindicato da categoria, o prefeito Eduardo Paes (PMDB), e a secretária municipal de Educação, Claudia Costin. Eles optaram por manter a greve ao menos até esta quarta-feira, 28, quando haverá nova assembleia, às 15 horas.
A categoria reivindica 19% de aumento e Paes ofereceu 15,29%. Ele também se comprometeu a encaminhar para votação na Câmara Municipal em 30 dias o plano de cargos e salários, abonar os dias parados, devolver os valores descontados e reduzir a carga horária dos funcionários administrativos de 40 para 30 horas.


GERAL

Latrocínio cresce quase 30% na capital paulista em 2013

Elaine Patricia Cruz,  Agência Brasil
De janeiro a julho deste ano, o número de latrocínios (roubo seguido de morte) cresceu 29,4% na capital paulista, segundo balanço mensal de ocorrências policiais que foi divulgado hoje (26) pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo. Nos primeiros sete meses do ano passado, ocorreram 68 mortes em decorrência de roubo, enquanto neste ano houve 88 mortes.
Em todo o estado, o número de latrocínios passou de 209 nos primeiros sete meses do ano passado para 234 este ano, um aumento de quase 12%. Segundo o secretário de Segurança Pública, Fernando Grella Vieira, os crimes de latrocínio são uma das maiores preocupações do governo de São Paulo.


GERAL

Em São Luís, 11 acusados da morte de jornalista vão a júri popular

G1
Onze dos 12 acusados pelo Ministério Público de participarem da morte do jornalista Décio Sá (foto abaixo) serão levados a júri popular, de acordo com decisão pronunciada nesta segunda-feira (26), pelo juiz Osmar Gomes dos Santos, titular da 1ª Vara do Tribunal do Júri de São Luís.
De acordo com o magistrado, serão julgados Jhonathan de Sousa Silva (executor); Shirliano Graciano de Oliveira; Marcos Bruno Silva de Oliveira; José Raimundo Sales Chaves Júnior, o 'Júnior Bolinha'; os policiais Alcides Nunes da Silva e Joel Durans Medeiros; Elker Farias Veloso; o capitão da PM, Fábio Aurélio Saraiva Silva, o 'Fábio Capita'; Fábio Aurélio do Lago e Silva, o 'Bochecha'; os empresários Gláucio Alencar Pontes Carvalho e José de Alencar Miranda Carvalho (pai de Gláucio), que responderão pelos crimes de homicídio e formação de quadrilha. Após o pronunciamento do magistrado, eles terão cinco dias para recorrer da decisão.



ECONOMIA

Mantega afirma que economia mundial passa por “minicrise”

Lino Rodrigues, O Globo
O ministro da Fazenda, Guido Mantega (foto abaixo), classificou como uma "minicrise" a recente volatilidade dos mercados internacionais de câmbio, que vem provocando a desvalorização das moedas de economias emergentes, como o real, diante do dólar.
— É uma minicrise que nós estamos vivendo, que trará um impacto muito menor do que foi a crise europeia de 2008 e 2012, que também conturbou os mercados. Por que será menor? Porque a economia mundial está em recuperação, e naquela ocasião o mundo estava entrando em recessão. Agora está saindo, e isso faz diferença — disse Mantega, continuando: — Em segundo lugar, a economia brasileira está mais sólida sob certos aspectos. Por exemplo, hoje temos mais reservas internacionais do que tínhamos na ocasião, e menor dívida pública. E nosso indicadores externos de investimentos continuam muito positivos.



ECONOMIA

Facebook terá de pagar US$20 mi por usar perfil de usuários em anúncio

O Globo
Um juiz norte-americano concedeu nesta segunda-feira aprovação final para um acordo de 20 milhões de dólares a ser pago pelo Facebook em um processo sobre publicidade, apesar de críticos afirmarem que o acordo não protege a privacidade de crianças usuárias da rede social.
Cinco pessoas entraram com uma ação contra o Facebook em 2011, afirmando que o programa da rede social "Histórias Patrocinadas" informava os amigos dos usuários quando estes utilizavam a opção "curtir" para determinadas marcas sem pagá-los ou permitir que eles desabilitassem esse mecanismo.



MUNDO

Patriota se despede de equipe e elogia escolha de sucessor

Chico de Gois, O Globo
Antes de deixar o Itamaraty, por volta das 20h30, o ex-chanceler Antonio Patriota (foto abaixo) reuniu a equipe de diplomatas e funcionários do seu gabinete para se despedir. Na rápida reunião, ele agradeceu a colaboração de todos, nos dois anos e oito meses que ficou no cargo, e elogiou a escolha do sucessor, o embaixador Luiz Alberto Figueiredo Machado. O ex-ministro lembrou que os dois trabalharam juntos na Organização das Nações Unidas (ONU), na década de 1990.
Diplomatas que participaram do encontro declararam à Agência Brasil que Patriota estava sereno e tranquilo. A saída de Patriota do cargo de chanceler foi provocada pela crise instaurada com a fuga do senador boliviano Roger Pinto Molina da embaixada brasileira em La Paz, onde ficou abrigado por cerca de 15 meses.



MUNDO

Dilma havia proibido operação de fuga do boliviano

Tânia Monteiro e Lisandra Paraguassu, Estadão
Desgastado com a operação de "resgate" do senador boliviano Roger Pinto que provocou uma crise diplomática com a Bolívia, o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, foi obrigado nesta segunda-feira a pedir demissão. A conversa entre a presidente e o ministro foi rápida, no Palácio do Planalto.
A irritação da presidente Dilma era maior porque a quebra da hierarquia de Saboia não se resumia à operação da madrugada de domingo, 25. Há seis meses, o governo da Bolívia havia feito proposta ao governo brasileiro de que senador boliviano fosse levado de carro até a fronteira com o Brasil e deixado lá, "sem que fosse de conhecimento" do governo local. O senador teria de percorrer 1600 km, durante 22 horas, de carro, até chegar à fronteira brasileira tornando a sua liberdade um fato consumado.



MUNDO

‘O governo boliviano deu sinais de que não atrapalharia’, diz Saboia

Eliane Oliveira, O Globo
Enquanto esperava na tarde desta segunda-feira o chamado do Itamaraty para explicar a operação cinematográfica que resultou na fuga do senador boliviano Roger Pinto para o Brasil, na madrugada de sábado, o encarregado de negócios da embaixada brasileira em La Paz, Eduardo Saboia (foto abaixo), meditava e rezava na Catedral. O diplomata, que assumiu a responsabilidade por trazer Pinto a Brasília, disse ao GLOBO que faria tudo de novo, se fosse necessário.
Ele revelou que já havia alertado o Ministério das Relações Exteriores sobre Roger Pinto Molina e avisou que poderia tomar “algum tipo de medida extrema”, dado o grave estado de saúde do parlamentar, que estava morando na Embaixada do Brasil há mais de um ano. Acrescentou que o governo boliviano deu vários sinais de que não atrapalharia o plano de fuga.



MUNDO

Ataque com armas químicas na Síria é 'inegável', diz John Kerry

Veja
O secretário de Estado americano, John Kerry, fez um pronunciamento nesta segunda-feira afirmando que houve sim uso de armas químicas na Síria. Embora não tenha sido explícito, ele indicou que a administração Obama vá responsabilizar o regime do ditador Bashar Assad pela “obscenidade moral” que chocou a consciência do mundo.
Kerry também sugeriu que o governo americano está mais perto de agir militarmente em resposta ao ataque, sem deixar claro, no entanto, quando uma ação nesse sentido poderá ocorrer.

0 comentários:

Postar um comentário