terça-feira, outubro 22, 2013

Brasil

POLÍTICA

‘Vamos manter as candidaturas no RJ e em SP’, diz Michel Temer

Gustavo Uribe, O Globo
No momento em que os petistas indicam que não abrirão mão de lançar candidatura própria no Rio de Janeiro, o vice-presidente Michel Temer (foto abaixo) afirmou nesta segunda-feira que a candidatura estadual do PMDB está mantida e defendeu que as disputas estaduais não contaminem as alianças para a sucessão presidencial em 2014. Na semana retrasada, o presidente nacional do PT, Rui Falcão, ressaltou que a candidatura do senador Lindbergh Farias é uma prioridade, o que causou a revolta de aliados do governador Sérgio Cabral.
Em resposta, alguns membros do PMDB, que defendem uma aliança com o PT em torno da candidatura do vice-governador Luiz Fernando Pezão, ameaçaram não oferecer palanque à presidente Dilma Rousseff no Rio de Janeiro. A direção nacional do PMDB tem tentado, nos últimos dias, colocar panos quentes no cenário de crise entre as duas legendas.



POLÍTICA

Marina Silva diz que candidatura 'foi subtraída' com veto a Rede

G1
A senadora Marina Silva (foto abaixo) voltou a negar uma eventual candidatura à Presidência da República em 2014 pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), ao qual se filiou recentemente, mas admitiu que a decisão final sobre a formação da chapa só deverá ocorrer em 2014. No entender dela, quando Supremo Tribunal Eleitoral (TSE) não concedeu o registro à Rede Sustentabilidade, partido pelo qual pretendia se candidatar, essa possibilidade lhe "foi subtraída". Marina Silva foi a entrevistada do programa Roda Viva, da TV Cultura, na noite desta segunda-feira (21).
“Quando nós conversamos para tratar da aliança programática, não se fez uma discussão sobre vice ou não vice. Partiu-se do princípio que o PSB tem uma candidatura e que eu estava dialogando com este candidato, esta candidatura, para assumir as propostas que consideramos relevantes para o Brasil. E a filiação ao PSB foi uma espécie de chancela desta aliança programática.
E todos que me perguntavam de que eu não estava na condição de candidata, de que a Rede se fosse registrada, a candidatura era uma possibilidade. Não tendo o registro da Rede essa possibilidade foi subtraída. É o Eduardo (Campos, governador de Pernambuco) que diz que é em 2014 que vai tomar essa decisão (sobre a cabeça de chapa)", declarou.



POLÍTICA

Treze réus condenados no processo do mensalão recorrem ao STF

André Richter, Agência Brasil
Treze dos 25 réus condenados na Ação Penal 470, o processo do mensalão, recorreram ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra a manutenção das penas na primeira fase de julgamento dos recursos. O prazo para apresentação dos segundos embargos de declaração terminou hoje (21). Esse tipo de recurso serve para esclarecer contradições ou omissões no acórdão, o texto final do julgamento. A data de julgamento da segunda fase de recursos ainda não foi definida.
Três dos 13 réus apresentaram os embargos infringentes, recurso que reabre o julgamento das penas em que os condenados obtiveram pelo menos 4 votos pela absolvição. O prazo para apresentação dos infringentes termina no dia 11 de novembro.



POLÍTICA

Dirceu sai em defesa de Dilma e rebate declarações de Campos e Marina

O Globo
O ex-ministro da Casa Civil do governo Lula e réu do mensalão José Dirceu (foto abaixo) criticou nesta segunda-feira, em seu blog, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e a ex-senadora Marina Silva, ambos do PSB. O texto de Dirceu faz referências a recentes declarações de Campos sobre o Programa Mais Médicos e a Marina, que acusou a presidente Dilma Rousseff de desengavetar o Programa Nacional de Agroecologia de olho nas eleições do ano que vem.
No último dia 5, os dois anunciaram uma aliança de oposição a Dilma. A união se deu depois que Marina não conseguiu assinaturas suficientes para registrar seu partido, a Rede Sustentabilidade, no Superior Tribunal Eleitoral. Para Dirceu, Marina Silva “só vê legitimidade e representatividade em suas ações”. No último domingo, em seu blog, a ex-senadora afirmou que Dilma lançou programa em razão da “forte incidência da agenda da sustentabilidade no cenário político”.



GERAL

Protesto contra leilão de Libra e pela educação tem presos e feridos

Mônica Reolom, Estadão
Ao menos três pessoas foram presas e dois jornalistas foram agredidos em protesto contra o leilão do pré-sal e por melhorias na educação no centro de São Paulo nesta segunda-feira, 21. A manifestação, que começou às 19h no vão livre do Masp, chegou às 21h na Praça da República e reunia cerca de 150 pessoas. Dois grupos organizavam o ato: Outubro Negro Contra a Corrupção e Um Milhão pela Educação.
O confronto com a Polícia Militar começou às 21h15, após um mascarado jogar uma pedra contra uma agência bancária. A PM usou gás lacrimogêneo para dispersar manifestantes. Com a correria, um grupo ateou fogo em uma carrocinha de papelão.


GERAL

Instituto Royal doará os 178 cães da raça beagle

José Maria Tomazela, Estadão
O Instituto Royal, invadido na sexta-feira, 18, por ativistas de defesa dos direitos dos animais, doará os 178 cães da raça beagle levados pelos invasores, caso eles sejam recuperados pela polícia e devolvidos à instituição. De acordo o diretor científico do instituto, João Antônio Pegas Henriques, os animais estavam em testes com antibióticos e outros remédios, mas não há como recuperar o tratamento, considerado perdido.
De acordo com Henriques, as normas do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea) preveem a doação de animais usados em testes. Em nota, o Royal esclareceu que os animais só irão para doação depois de serem recebidos pela instituição - após a liberação pela Polícia Civil e Ministério Público Estadual (MPE).


ECONOMIA

Shell, Total, Petrobras e chineses vencem leilão de Libra

O Globo
Apesar de estar com o caixa enfraquecido, a Petrobras terá de pagar R$ 6 bilhões ao governo daqui a 30 dias. O valor é equivalente a 40% do bônus de assinatura pela exploração de Libra, que deverá ser pago pelo consórcio vencedor, formado pela estatal brasileira mais quatro empresas. Durante coletiva de imprensa com a presença do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, a diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Magda Chambriard, disse que a situação financeira não preocupa.
O bônus de assinatura a ser pago é equivalente à participação de cada empresa no consórcio vencedor. A Petrobras tem participação de 10% acrescida da fatia de 30% obrigatória, prevista no edital. Total e Shell, têm participação de 20%, cada uma. Já as chinesas CNPC e CNOOC completam o consórcio, com participação de 10%, cada.


ECONOMIA

Na TV, Dilma afirma que governo não está privatizando pré-sal de Libra

O Globo
A presidente Dilma Rousseff comemorou nesta segunda-feira o resultado do leilão da área de Libra --maior reserva de petróleo do pré-sal já descoberta no país-- e disse que o governo não está fazendo privatização ao conceder o direito de exploração a um consórcio liderado pela Petrobras em parceria com empresas estrangeiras.
O certame realizado nesta segunda-feira foi o primeiro realizado pelo regime de partilha do pré-sal e recebeu a proposta de apenas um consórcio, também integrado pela anglo-holandesa Shell, a francesa Total e as estatais chinesas CNPC e CNOOC. Sindicatos dos petroleiros estão em greve contra o leilão, manifestantes têm tomado as ruas e alguns grupos foram à Justiça para tentar cancelar o certame, chamando-o de privatização de recursos naturais preciosos para interesses estrangeiros.


0 comentários:

Postar um comentário