sexta-feira, dezembro 27, 2013

Brasil

Dilma interromperá férias e visitará áreas atingidas por chuvas em MG

Catarina Alencastro, O Globo
Nem bem começou suas breves férias na Bahia, para onde embarcou na tarde desta quinta-feira, a presidente Dilma Rousseff interromperá o descanso amanhã, sexta-feira, para visitar áreas atingidas pelas fortes chuvas em Minas Gerais. A exemplo do que fez na véspera de Natal, quando esteve no Espírito Santo, a presidente fará agora um sobrevoo sobre a região mineira que mais tem sofrido com as enchentes.
Após o sobrevoo, ela fará uma reunião com o governador do estado, Antônio Anastasia, com representantes da Defesa Civil e outras autoridades locais sobre ações conjuntas para enfrentar o problema. O local da reunião ainda não está definido.
No dia 24 de dezembro, Dilma visitou a região de Vitória, onde há dezenas de milhares de desabrigados pelas chuvas. Nos dois estados, 45 pessoas perderam a vida devido à força das águas. Ao lado do governador capixaba Renato Casagrande, a presidente fez, então, um balanço sobre as ações do governo federal para socorrer a população.



Genoino pede ao STF para cumprir pena domiciliar em São Paulo

O Globo
A defesa do ex-deputado José Genoino (PT-SP, foto abaixo) reforçou nesta quinta-feira o pedido ao Supremo Tribunal Federal (STF) para que ele cumpra pena de prisão domiciliar em São Paulo. Genoino foi levado em 15 de novembro para a Penitenciária da Papuda, em Brasília. Dias depois passou mal e foi internado em um hospital da capital federal. Em seguida, ele foi transferido provisoriamente para a prisão domiciliar, que cumpre na casa de um parente em Brasília. O petista foi condenado no processo do mensalão a seis anos e onze meses de prisão, em regime semiaberto, por formação de quadrilha e corrupção ativa.
O ex-parlamentar já tinha pedido para ser transferido para sua própria casa, em São Paulo. Mas, primeiro, o presidente do STF e relator do processo do mensalão, ministro Joaquim Barbosa, precisa decidir se o condenado cumprirá pena definitivamente em casa ou na cadeia. Essa decisão é aguardada para os próximos dias.



Autoridades fazem 1.456 voos em jatinhos da FAB em seis meses

Terra
Um levantamento feito pela rádio CBN mostra que, desde julho, quando a Força Aérea Brasileira começou a divulgar as informações sobre o uso de jatinhos da FAB por autoridades, já foram feitas 1.456 viagens, o que representa uma média de 240 voos por mês. Os destinos são variados e incluem desde um país no exterior, como Venezuela, aos extremos do País, do Oiapoque ao Chuí.
O campeão de milhagem em voos da FAB é o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que usou as aeronaves em 76 oportunidades. Em seguida está o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, com 74 voos, seguido por Fernando Pimentel, ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, com 66.


Gleisi e Padilha darão a largada na reforma ministerial

Vera Rosa, Estadão
A chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann (foto abaixo), e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, devem deixar seus cargos em janeiro de 2014, antes dos demais colegas que sairão até março para disputar as eleições. Gleisi será candidata do PT ao governo do Paraná e Padilha concorrerá, pelo mesmo partido, à sucessão do governador Geraldo Alckmin (PSDB), em São Paulo.
Senadora licenciada, Gleisi planeja sair no próximo dia 13 e Padilha, no máximo até o fim de janeiro. Na prática, os dois darão a largada da reforma ministerial anunciada pela presidente Dilma Rousseff. Na cúpula do PT a avaliação é que tanto Gleisi quanto Padilha vão enfrentar fortes adversários do PSDB e devem começar a percorrer logo as cidades do interior de seus Estados para se tornarem conhecidos.



Cai número de mortes em estradas de RJ, SP, MG e PE

Gustavo Uribe, O Globo
O feriado do Natal terminou na quarta-feira com um saldo menor de mortes em algumas das principais estradas do país. Nas rodovias estaduais de São Paulo e Minas Gerais e nas federais do Rio de Janeiro e de Pernambuco, houve queda no total de vítimas fatais em relação ao mesmo período do ano passado. Nas estradas estaduais do Rio de Janeiro, apesar da diminuição no número de acidentes nos dias 24 e 25 de dezembro em relação ao ano passado, de 136 para 117, o total de mortes teve aumento de 75% no mesmo período, de 8 para 14.
No feriado, houve crescimento no número de acidentes nas estradas federais do Rio de Janeiro e nas estaduais de Minas Gerais. No total, houve 106 acidentes nas rodovias federais fluminenses nos dias 23, 24 e 25 de dezembro, 2% a mais que no ano passado, quando somaram 104. No mesmo período, o número de vítimas fatais caiu de 14 para 2.


Governo quer apressar a construção de presídios com MPs

G1
Pressionado pela grave crise do sistema prisional no Maranhão, o governo quer apressar a construção de presídios no país através de medida provisória. A polícia ainda procura dois fugitivos de uma unidade prisional em São Luis. Eles trabalhavam como faxineiros e pularam o muro de três metros de altura. Também durante a madrugada, outros dez presos tentaram fugir do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, o maior do estado. A polícia evitou a fuga.
Há três meses, o sistema prisional do Maranhão está em estado de emergência. Oitenta e sete presos fugiram e 59 foram assassinados desde o inicio do ano. O secretário de Justiça do estado diz que um dos problemas é a superlotação. Para tentar acelerar as obras em presídios, em todo o país, o governo editou uma medida provisória.


Apesar de anúncio do governador de AL, militares não aceitam proposta

Fabiana de Mutiis,  G1
Militares não aceitaram a proposta do governador Teotonio Vilela Filho (PSDB) e decidiram manter a Operação Padrão, desencadeada na última quarta-feira (18). Foram mais de 12 horas de negociações nesta quinta-feira (26) e nada ficou definido. As lideranças da categoria resolveram fazer uma nova reunião na Associação dos Oficiais Militares de Alagoas (Assomal), agendada para hoje, às 10h, para discutir todos os pontos apresentados pelo Executivo.
Uma hora antes da decisão final da comissão formada por policiais e bombeiros, o governador chegou a anunciar, por meio de um post no facebook, que havia fechado um acordo com a categoria.


Com contas apertadas, governo vai reduzir incentivos fiscais

Cristiane Bonfanti e João Sorima Neto, O Globo
Depois de abrir mão de mais de R$ 70 bilhões em reduções de tributos somente este ano, o governo colocará o pé no freio e reduzirá a concessão de incentivos fiscais em 2014. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, já vinha descartando publicamente a possibilidade de ampliar as desonerações no ano que vem. Mas o sinal mais claro foi dado na véspera do Natal, com o anúncio da elevação gradual do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre automóveis, a partir de janeiro.
Além de não conceder novos benefícios, o governo deverá reduzir aos poucos alguns dos que já foram concedidos, a exemplo do IPI. A equipe econômica está preocupada com o cenário fiscal de 2014. Além de enfrentar dificuldades para reduzir gastos, devido ao fato de ser ano eleitoral, o governo deverá registrar crescimento de apenas 8,9% na arrecadação do ano que vem, segundo o Orçamento de 2014, bem próximo do aumento projetado para as despesas.



Serasa confirma desempenho fraco das vendas de Natal

Lino Rodrigues e Nice de Paula, O Globo
As vendas nos shoppings tiveram neste Natal o menor crescimento dos últimos cinco anos, o valor médio das compras caiu e para reduzir os estoques os lojistas estão antecipando as liquidações de começo de ano. Os números da Serasa Experian mostraram uma pequena alta de 2,7% no período de 18 a 24 de dezembro, o menor percentual desde 2003, quando a pesquisa foi criada e a taxa chegou a 17%.
Os dados da Boa Vista Serviços, administradora do SCPC, também registraram crescimento menor: 2,5%, bem abaixo dos 4,1% do ano passado. Já Associação dos Lojistas de Shopping (Alshop) registrou alta de 5% nas vendas em relação ao ano passado, mas atribuiu o número ao aumento no número de lojas.
- Foi o pior resultado em cinco anos. Se não tivéssemos um crescimento vegetativo das lojas, teríamos um resultado menor que o do ano passado e, em alguns setores, até negativo - disse Nabil Sahyoun, presidente da associação, referindo-se à abertura de 16 mil lojas em 38 shoppings inaugurados em todo o país ao longo de 2013.

0 comentários:

Postar um comentário