domingo, janeiro 26, 2014

Brasil

Santa Maria: dor e tristeza às vésperas de aniversário de tragédia

Júlia Dias Carneiro, BBC Brasil
Os sorrisos de Flávia, Andrielle, Mirela, Gilmara e Vitória estão estampados em inúmeras fotos reunidas em um painel cuidadosamente montado por suas mães, fundadoras da ONG 'Para sempre Cinderelas', em Santa Maria, no Rio Grande do Sul.
No dia 27 de janeiro de 2013, um incêndio de grandes proporções na boate Kiss, no centro da cidade, ceifou a vida das cinco meninas e de outras 237 pessoas, a maioria universitárias como elas.
A ONG foi fundada pelas mães das jovens logo após a tragédia, como forma de buscar amparo mútuo em meio à dor da perda.
O acidente completa um ano [amanhã], quando uma série de ações está programada na cidade para lembrar a data, como missas, caminhadas, protestos, um congresso e uma vigília.




Luísa Meireles, Expresso
A Presidente brasileira Dilma Rousseff está numa curta passagem por Lisboa, em escala depois da participação na Cimeira de Davos, em Zurique, para a visita oficial a Cuba, onde deverá estar presente já na segunda-feira.
Dilma Rousseff faz-se acompanhar de uma pequena comitiva composta pelos ministros das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo, e do Desenvolvimento, Fernando Pimentel, além do assessor especial da Presidência, Marco Aurélio Garcia.
Contactada pelo Expresso, a Presidência da República Portuguesa diz ter sido informada da visita, mas não estão previstos quaisquer encontros, uma vez que se trata de uma visita privada: "O Estado foi naturalmente informado, mas não está previsto qualquer encontro com o Presidente Cavaco Silva", disse fonte de Belém.


 Dilma Rousseff e comitiva à saída do restaurante Eleven - Foto: Nuno Fox


Repleta de caciques, campanha ao Senado começa sem favoritos

Isabel Braga e Júlia Gama, O Globo
A poucos meses das convenções partidárias de junho, em que serão marcadas as posições de cada jogador no xadrez eleitoral deste ano, ainda predomina um amplo cenário de indefinição a respeito dos principais candidatos ao Senado.
Essas candidaturas dependem mais da formalização de acertos estaduais e não seguem obrigatoriamente a lógica dos acordos que devem prevalecer em nível federal, onde, por exemplo, PT e PMDB devem repetir a dobradinha na campanha à reeleição de Dilma Rousseff.
Com apenas uma vaga para o Senado nas eleições deste ano — em 2018, duas vagas estarão em jogo —, vários caciques políticos estarão se enfrentando nas urnas. E, na maioria dos casos, não há sequer favoritos bem definidos. Por enquanto, Minas Gerais é o único estado no qual desponta o favoritismo de um candidato ao Senado: o governador tucano Antonio Anastasia já vem sendo apontado como vitorioso.

Manifestação contra a Copa termina em violência em São Paulo

Gustavo Uribe, O Globo
A manifestação contra a realização da Copa do Mundo no Brasil, realizada neste sábado na capital paulista, terminou em depredação na região central de São Paulo. Após a dispersão do protesto, que reuniu cerca de 1,5 mil pessoas, um pequeno grupo depredou um carro da Polícia Metropolitana de São Paulo.
Um carro que passava pelo local da manifestação pegou fogo ao passar por cima de um colchão incendiado. A família que estava dentro do veículo foi retirada por fotógrafos que registravam o protesto.
Um grupo correu para o hotel Lison, na Rua Augusta, onde foram cercados pela polícia. Segundo a rádio CBN, cerca de 40 manifestantes foram detidos. O protesto foi convocado pelas redes sociais e reuniu black blocs, movimentos sociais, partidos políticos de esquerda, entre outros grupos.

 
                                                   Foto: Nelson Antoine/AP


Lula busca votos para Dilma no Nordeste e em SP

O Globo
Curado de um câncer que o impediu de participar efetivamente das eleições municipais de 2012, o ex-presidente Lula está determinado a rodar o país na campanha à reeleição da presidente Dilma Rousseff a partir de março, com foco especial no Nordeste, para se contrapor à candidatura do presidente do PSB, governador Eduardo Campos (PE); e em São Paulo, onde tentará acabar com a hegemonia do PSDB, há 19 anos no poder.
Na disputa presidencial, os petistas consideram o ex-aliado Campos um candidato mais forte do que o presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG). Nas análises feitas pelo comando informal da campanha de Dilma, a avaliação é que o socialista é melhor de debate e tem um discurso mais atraente.
Os petistas também estão preocupados com a possibilidade de a ex-ministra Marina Silva, que teve 20 milhões de votos em 2010, ser vice na chapa do socialista.
Por enquanto, o entorno de Dilma aposta nos desentendimentos entre Campos e Marina. Petistas assistem com gosto as divergências entre o PSB e a Rede na formação de palanques regionais e avaliam que ele dará um tiro no pé se, para atender Marina, implodir a aliança com os tucanos em São Paulo e Minas Gerais.

Projeto dá aos presos direito até a salão de beleza e nutricionistas

Evandro Éboli e André de Souza, O Globo
Parado na Câmara há quatro anos, um projeto de lei derivado da CPI do Sistema Carcerário cria o Estatuto Penitenciário Nacional, com modelos de prisões que, se saírem do papel, vão transformar a realidade das penitenciárias do país.
O estatuto, com 119 artigos, prevê, entre outras medidas, banho com temperatura adequada ao clima; artigos de higiene como creme hidratante, xampu, condicionador, desodorante, absorvente, barbeador e creme dental; salão de beleza para as presas; e equipamentos para atividade física.
Diz ainda que, para cada grupo de 400 presos, serão obrigatórios: 5 médicos, sendo 1 psiquiatra e 1 oftalmologista; 6 técnicos de higiene mental e nutricionistas.
A proposta ainda cria tipos de crime para o agente penitenciário que não tratar o preso da maneira prevista no texto. Quem, por exemplo, negar ao preso xampu, creme hidrante e condicionador pode pegar de 3 a 6 anos de reclusão.

Funk é hino de identidade para jovens brasileiros da periferia

Sérgio Martins, VEJA
Tchudum, tchá, tchá, tchá, tchá, tchudum, tchá, tchá, tchá, tchá, tchudum... São 2 horas da manhã numa casa noturna de São Paulo e os frequentadores estão dançando uma batida eletrônica repetitiva. Dali a uma hora e meia, MC Guimê, o principal nome do funk ostentação, fará seu show, acompanhado de um DJ e de duas dançarinas, e com a participação especial do rapper Emicida.
No clube vigora uma saudável mistura social, mais rara em São Paulo, onde centro e periferia são muito distantes, do que no Rio. Encontram-se ali jovens de bairros suburbanos — os meninos com correntes douradas, as meninas com saia bem curtinha, e todos com roupas de grife — e também os chamados “playboys”.
Quando Guimê finalmente sobe ao palco, a temperatura da casa parece subir. Por quarenta minutos, ele intercala canções de seu repertório com sucessos de outros funkeiros, canta o rap do quarteto Racionais MC’s e cita o Salmo 23 (“O senhor é meu pastor / Nada me faltará”).
Nada falta mesmo: suas letras carregam uma tal profusão de marcas — carros, roupas, perfumes, bebidas — que até se poderia suspeitar de vultosos contratos de merchandising. Não é o caso. Para Guimê, natural da periferia de Osasco, cidade da Grande São Paulo, falar desses objetos de consumo — e, acima de tudo, adquiri-los — é uma aspiração realizada, uma senha para a entrada na sociedade.


                                                             MC Guimê


Privadas para protestar contra esgoto na praia de Ipanema

G1 Rio
Os voluntários da rede Meu Rio foram para as areias de Ipanema na manhã deste sábado (25) para realizar o “bacteriato”, um protesto contra o derramamento de esgoto no mar, que polui as praias cariocas.
Os voluntários expuseram uma mapa que mostrava onde o esgoto é despejado in natura no Rio. Vasos sanitários também “decoravam” o protesto, e desenhos na areia representavam as principais bactérias presentes no esgoto, causadoras de doenças no ser humano.
"Nós desejamos falar sobre o ‘invisível' de uma forma interessante, porque ninguém gosta de falar sobre esgoto”, disse Leona Deckelbaum, uma das organizadoras do evento.
Ela é israelense, e mora no Rio há dois anos.
“Desde quando me envolvi com a causa e passei a pesquisar sobre o esgoto da cidade, não consegui mais entrar no mar por saber da poluição. Isso é horrível, inaceitável”.


 
                  'Bacteriato' em Ipanema - Foto: Glenda Almeifa/G1


De 3 shoppings em Brasília 1 fecha devido a rolezinho

Ricardo della Coletta, Agência Estado
O agendamento nas redes sociais de 'rolezinhos' e manifestações em três shoppings em Brasília fez um deles fechar as portas.
Apesar de apenas o shopping Iguatemi ter decidido não abrir neste sábado, o presidente do Sindicato do Comércio Varejista do Distrito Federal (Sindivarejista), Édson de Castro, acredita que atos programados em dois outros shoppings da capital federal resultariam em perdas de ao menos R$ 1,2 milhão. 'Com certeza, vai ter gente que não vai ao shopping temendo as manifestações', disse.

Líderes são mais otimistas com ricos, mas temem emergentes

Deborah Berlinck, O Globo
O Fórum Econômico Mundial de Davos acabou ontem com um tom bem mais otimista em relação à economia mundial do que no ano passado, sobretudo por causa da recuperação surpreendente no mundo rico, principalmente nos EUA.
Mas a queda nos mercados na sexta-feira devido a incertezas nos países em desenvolvimento e a forte desvalorização do peso na Argentina soaram o alarme, e a volatilidade nos mercados emergentes foi apontada como um risco este ano.
Sem mencionar a Argentina, Christine Lagarde, diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), levantou a questão claramente. No debate final do fórum, ela citou como novo risco o chamado tapering, isto é, a esperada retirada dos estímulos monetários extraordinários pelo governo americano, o que provocaria aumento de juros e a saída de capital do mundo emergente de volta para os EUA:
— Este é claramente um novo risco no horizonte, que precisa ser realmente acompanhado muito de perto.


 
         Manifestação contra o fórum de Davos - Foto: Jean-christophe Bott/AP


Brasil prepara retaliação inédita de US$ 829 milhões aos EUA

Eliane Oliveira e Cristiane Bonfanti, O Globo
Irritado com a pouca disposição dos Estados Unidos para chegar a um acordo que compense os subsídios ilegais concedidos aos exportadores americanos de algodão, o Brasil já se prepara para retaliar comercialmente os EUA em US$ 829 milhões.
O primeiro passo será dado em meados do próximo mês. A Câmara de Comércio Exterior (Camex) elevará, em até 100%, o Imposto de Importação de uma lista de pouco mais de cem itens oriundos daquele país.
Entre esses artigos, destacam-se paracetamol — utilizado na indústria farmacêutica —, produtos de beleza, leitores de código de barras, fones de ouvido, óculos de sol, automóveis, cerejas e até batatas.
O segundo passo, que ainda se encontra em análise na área do governo, será em relação à propriedade intelectual. Está prevista a quebra de patentes de uma série de medicamentos, sementes, defensivos agrícolas e até mesmo obras literárias, musicais e audiovisuais, como os filmes produzidos em Hollywood.
Nesse caso, o governo deverá optar pela simples taxação ou o bloqueio temporário de remessas de dividendos e royalties.

Aeroportos precisam de investimento de R$ 57 bi até 2020, dizem aéreas

Ronaldo D’Ercole, O Globo
Para fazer frente ao potencial de expansão do número de brasileiros que viajam de avião nos próximos anos, governo e iniciativa privada terão de investir entre R$ 42 bilhões e R$ 57 bilhões em melhorias e ampliação da infraestrutura aeroportuária brasileira até 2020.
A estimativa consta de estudo elaborado pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), que vê potencial para o movimento de passageiros no país mais que dobrar nos próximos oito anos, passando dos 100 milhões transportados em 2012, para 200 milhões de brasileiros no início da próxima década.
De acordo com a Abear, entidade que reúne as quatro maiores companhias brasileiras (Tam, Gol, Azul e Avianca), o maior volume dos investimentos, entre R$ 17 bilhões e R$ 24 bilhões, deverá se concentrar nos 20 maiores aeroportos do país.
Outra fatia, bem menor, de R$ 3 bilhões a R$ 4 bilhões, seriam direcionados à ampliação de capacidade e melhorias dos demais aeroportos de menor porte. Para a “criação” de pelo menos 70 novos aeroportos com capacidade entre 500 mil e pouco mais de um milhão de passageiros por ano, a Abear calcula que precisarão ser desembolsados entre R$ 22 bilhões e R$ 29 bilhões para atender o aumento no movimento de passageiros.
- Vamos ter que investir em infraestrutura se quisermos crescer nesse ritmo de demanda potencial do mercado brasileiro - diz Adalberto Fideliano, consultor técnico da Abear.


 
                                      Foto: Geralda Doca/O Globo


'Brasil pode crescer 3% este ano com o fim das incertezas no mercado'

Iñigo de Barron, El País
Luciano Galvão Coutinho (Pernambuco, 1948) é considerado um dos brasileiros mais influentes em seu país e pertence ao grupo dos executivos financeiros de maior peso na América Latina.
Desde 2007, ele preside o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), uma das maiores entidades de desenvolvimento do mundo, com um ativo de 760,7 bilhões de reais.
O BNDES é a principal entidade que investe em longo prazo no Brasil, com investimentos para mais de 20 anos em infraestrutura (aeroportos, portos, rodovias e ferrovias) e nos estádios de futebol da Copa. Os bancos privados mal participam desse negócio, porque a instabilidade da inflação e das taxas de juros (não existe mercado de títulos de longo prazo) tornam esses investimentos muito arriscados.
Do alto do BNDES, Coutinho tem uma visão privilegiada da economia brasileira e da América Latina. Esse economista mantém há dez anos uma relação estável com a Espanha.
Aproveitou sua viagem ao Fórum de Davos para fazer uma escala em Madri, onde deu uma conferência na Casa das Américas sobre as oportunidades de investimento no Brasil. “Há amigos e clientes que eu queria visitar, e no ano passado não pude vir”, conta.

 
                                                  Foto: Álvaro Garcia

0 comentários:

Postar um comentário