sexta-feira, janeiro 24, 2014

Casa de recuperação começa a atender jovens em Crateús

A unidade ainda não está completamente concluída e sua inauguração oficial ocorrerá até abril
Crateús. Começou a funcionar neste município uma unidade do Projeto Reviver, comunidade terapêutica para tratar dependentes químicos, cuja matriz é em Juazeiro do Norte. O espaço em Crateús, denominado Comunidade Terapêutica Reviver Manoel Mano, tem capacidade para atender 100 dependentes do sexo masculino juvenil e adulto. É o primeira do gênero na região. Já está com dois internos e com inscrições abertas para atender a demanda da região.

Para se internar e fazer o tratamento, o dependente, familiar ou responsável pagará, em média, um salário mínimo por mês. O tratamento dura em torno de nove meses, dependendo do caso que chega na unidade FOTO: SILVANIA CLAUDINO
De acordo com o gestor do Projeto Reviver, Pastor Fernandito Pino, a unidade ainda não está completamente concluída e em função disso a inauguração oficial ocorrerá até o mês de abril. Apenas uma parte do prédio, onde funcionava a antiga Escola Manoel Mano e foi cedido pelo Governo do Estado para abrigar a Comunidade, foi recuperado.

"O restante ainda está em obras, que contará com o trabalho dos internos, como forma de terapia e devemos concluir nos próximos dois meses. Mas já estamos recebendo inscrições. As pessoas e famílias que precisarem de ajuda já podem nos procurar e se inscrever", informa.

Além de completa reforma, o prédio está recebendo também mobiliário e equipamentos de segurança, como alarmes, cercas, grades e câmeras de monitoramento interno e externo.

Para se internar e fazer o tratamento na Comunidade, o dependente, familiar ou responsável pagará, em média, um salário mínimo por mês, segundo o pastor. O tratamento dura em torno de nove meses, dependendo do caso que chega na unidade.

O Projeto Reviver conta com o apoio do Ministério Público do Estado, Polícia Militar, 40° Batalhão de Infantaria do Exército, OAB Inhamuns e Prefeitura de Crateús. Deverá fechar nos próximos dias uma parceria com a Prefeitura para o atendimento de 20 vagas, com o fim de suprir o tratamento de pessoas carentes, que não tem como arcar com as despesas de internação e tratamento na Comunidade.

O Projeto Reviver, da Fundação Educacional do Cariri, da Igreja Pentecostal Betel, possui duas unidades em Juazeiro do Norte, que vem, segundo os coordenadores, apresentando resultados bastante positivos nos últimos cinco anos na recuperação de dependentes químicos. Para Crateús os membros estão encaminhando uma equipe de oito pessoas a fim de iniciar os trabalhos. Depois serão contratados profissionais locais.

Crack
Desde o ano passado que o Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas, encabeçado pelo promotor de Justiça José Arteiro Soares Goiano, preocupados com o aumento do consumo da droga na sede e zona rural da cidade, debateram a execução de um amplo plano de enfrentamento ao crack em Crateús e toda região.

Em março de 2013 foi realizada uma audiência pública sobre o assunto, acompanhada pelo Diário do Nordeste. Na época, a abertura da Casa foi anunciada pelo Promotor de Justiça.

A abertura da unidade da comunidade terapêutica é fruto dessas discussões entre as autoridades da cidade. Ultimamente tem crescido o número de usuários de drogas, especialmente crack. São comuns cenas de pedintes em praças e saídas de restaurantes, no período noturno.

Segundo o Promotor de Justiça, já foram encaminhados para tratamento na unidade de Juazeiro em torno de 30 usuários, cujas famílias já não sabiam mais como lidar com a situação de dependência.

A abertura da Casa coincidiu com a realização de encontro do Ministério Público na cidade, realizado na última quarta-feira pelo Comitê Estadual de Enfrentamento às Drogas do órgão.

O Ministério Público veio ao município para sensibilizar a população sobre os riscos das drogas. A reunião ocorreu no auditório do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Ceará e contou com a presença de representantes do MP e de diversas autoridades.

As mesas temáticas foram presididas pela vice-procuradora-geral de Justiça, Eliani Alves Nobre, e pela secretária-executiva e promotora de Justiça de Defesa da Saúde Pública, Isabel Porto.

Também estiveram presentes os promotores de Justiça José Arteiro Soares Goiano e Rodrigo Manso Damasceno, além de autoridades do poder Executivo, como o prefeito de Crateús Carlos Felipe; do poder Legislativo e de representantes de órgãos de segurança.

Profissionais das áreas da Educação, Saúde, Assistência Social, lideranças comunitárias e populares participaram do evento, que contou com cerca de 400 participantes.

O prefeito de Crateús se comprometeu em encaminhar à Câmara Municipal um projeto de lei criando o Fundo Municipal de Políticas sobre Drogas. O município já instituiu o Conselho Municipal sobre Drogas e analisa a possibilidade de criação de uma Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas.

O evento contou ainda com as palestras do major Edson Aragão Silva, assessor especial do secretário de Segurança do Estado, e da terapeuta ocupacional Sandra Maria Coelho Ribeiro, do Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto. Os painéis e os grupos de trabalho discutiram a questão das drogas sob os aspectos da reinserção social, da segurança pública, da prevenção e do tratamento.

Silvania ClaudinoRepórter

Mais informações:

Comunidade Terapêutica,
Rua Renato Braga, s/n– Fátima II,
telefone: (88)9926.2195
Promotoria de Justiça
Telefone: (88)3692.3653 

0 comentários:

Postar um comentário