domingo, fevereiro 23, 2014

Brasil

O Planalto caiu na arapuca do PMDB, por Elio Gaspari

Elio Gaspari, O Globo
A ideia era simples: um ministro cuidaria da base de apoio e outro lidaria com os movimentos sociais. Primeiro, ferveu Gilberto Carvalho, quando os protestos de rua saíram do nada, de fora do cadastro de convênios do palácio.
Depois, confundiu-se o que seria um desprestígio palaciano da ministra Ideli Salvatti com uma barafunda na qual as lideranças parlamentares não se entendem entre si nem com o Planalto.
O resultado está aí. Numa reforma ministerial de quinta categoria, sem ideia nem projeto, a doutora Dilma vê-se obrigada a cortejar o PMDB indo a jantares inúteis (se não arriscados) na casa do vice-presidente Michel Temer (PMDB-SP).


Enquanto isso, representantes de grandes empresas (Gerdau, Ambev, Andrade Gutierrez, OAS e até a Souza Cruz) foram a outro jantar, pluripartidário, na casa do presidente da Câmara, Henrique Alves (PMDB-RN).
Ano eleitoral é assim mesmo. Empresário que gosta de jantar no Planalto vai à casa de deputado para botar medo num governo assustado. O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, queixa-se dos empresários que ficam “fazendo beicinho” e propõe que se discuta “a relação”. Essa é a armadilha em que caiu a doutora.
A infantaria do PMDB e a intendência do empresariado entram nessas discussões seguindo o conselho de Ivana, a primeira mulher do folclórico milionário americano Donald Trump. Ela ensinou: “Não fique com raiva, fique com tudo”.

Elio Gaspari é jornalista.


Eduardo Campos diz que governo ‘vive de mágica’

Flavio Ilha, O Globo
 O governador de Pernambuco e pré-candidato à presidência pelo PSB, Eduardo Campos, disse em Porto Alegre que o governo está “vivendo de mágica” e que o Brasil precisa de um novo pacto político para “salvar as conquistas” econômicas e sociais dos últimos anos.
No plano econômico, Campos classificou a situação como “pré-Real”, onde a inflação era mascarada mediante os preços administrados pelo governo. As declarações foram dadas um dia depois de Campos se encontrar com Aécio Neves, no Recife.
Durante o primeiro encontro regional da aliança PSB-Rede-PPS para discutir um plano de governo, Campos voltou a criticar, ao lado da virtual candidata a vice, Marina Silva, as concessões políticas da presidente Dilma Rousseff em nome da governabilidade, “que não botam agenda nenhuma para a frente”.
— Vivendo de mágica: arruma três bilhões ali, bota na companhia de energia. Desvia para cá, paga as contas. É como diz na linguagem popular: da mão para a boca, assando e comendo. Isso vai batendo na educação, vai batendo na segurança, nas estradas, na saúde, no saneamento. Isso vai dar aonde? – discursou Campos.



                                          Foto: Hans Manteuffel/O Globo


Datafolha: Dilma mantém liderança na disputa pela presidência

O Globo
A presidente Dilma Rousseff mantém a liderança na disputa pela Presidência da República com 47% das intenções de voto e venceria no primeiro turno caso a eleição fosse hoje, segundo pesquisa divulgada neste sábado pelo Instituto Datafolha.
O senador Aécio Neves (PSDB) aparece com 17%, seguido por Eduardo Campos (PSB), que tem 12%. Votos brancos e nulos somam 18% e 6% dos 2.614 entrevistados na pesquisa disseram não saber ainda em quem vão votar. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para cima e para baixo.
Não houve alteração no percentual de intenção de votos atribuídos a Dilma na comparação com a pesquisa anterior, de novembro de 2013. Aécio Neves caiu dois pontos percentuais, de 19% para 17%, dentro da margem de erro da pesquisa. Porém, esta é a segunda queda consecutiva do tucano, que tinha 21% na pesquisa do Datafolha de outubro de 2013.



 
                                              Foto: Jorge William/O Globo


'De grão em grão as viúvas de Lula vão enchendo o papo'

José Roberto Castro, Agência Estado
Aguardando em casa a expedição de seu mandado de prisão, o ex-deputado federal Roberto Jefferson comentou hoje a queda de popularidade da presidente Dilma Rousseff em pesquisa Ibope publicada em O Estado de S. Paulo.
Segundo Jefferson, o resultado "é mais lenha na fogueira que arde literalmente em praça pública pra 'queimar' a reeleição da presidente".
"De grão em grão, as viúvas do Lula vão enchendo o papo", escreveu em seu blog.



                                         Foto: Marcos de Paula/Estadão


Matarazzo quer barrar inquérito da PF

Fausto Macedo, Estadão
A defesa do vereador Andrea Matarazzo (PSDB) estuda ir à Justiça com pedido de habeas corpus para evitar a abertura de inquérito da Polícia Federal contra o tucano no âmbito do caso Alstom – suposto esquema de propinas a funcionários públicos da área de energia do Estado, entre 1998 e 2003, nos governos Mário Covas e Geraldo Alckmin, ambos do PSDB.
A alegação central é de que a investigação – requerida pela Procuradoria da República e autorizada pela 6.ª Vara Criminal Federal em São Paulo – “não tem causa, nem objeto”.



                 Vereador Andrea Matarazzo - Foto: Evelson de Freitas/Estadão


Ato contra Copa em São Paulo acaba em quebra-quebra e com 120 presos

O Globo
Pelo menos 120 pessoas foram detidas durante protesto realizado neste sábado, no Centro de São Paulo, contra a realização da Copa do Mundo no Brasil.
Nem mesmo a presença ostensiva da polícia, com mil soldados — para cerca de mil manifestantes — foi capaz de impedir atos de violência, como lixeiras e vidros de agências bancárias quebrados. Quatro ônibus levaram os detidos para quatro Distritos Policiais da cidade.
Segundo a polícia, o tumulto começou na Rua Xavier de Toledo, onde um grupo de blacks blocs passou a gritar que era chegada a “hora de barbarizar”. Os policiais usaram golpes de artes marciais e cassetetes. Os manifestantes recebiam gravatas e eram jogados no chão.
Quatro policiais e dois manifestantes ficaram feridos. Um rapaz de 25 anos sofreu um corte na testa e disse que foi atingido por um cassetete.


         SP: Polícia cerca manifestantes durante protesto - Foto: O Globo


WhatsApp volta a funcionar

G1
O sistema de mensagens online por celular WhatsApp voltou a funcionar na noite deste sábado (22), após ficar fora do ar por várias horas. De acordo com a assessoria de imprensa da companhia, houve "alguns problemas com o servidor", mas pouco antes das 20h, a questão já havia sido resolvida. A pane durou mais de três horas e afetou usuários de todo o mundo, de acordo com a Reuters.
Na tarde deste sábado, vários usuários do Twitter usaram a rede social para reclamar sobre a pane, ocorrida dois dias depois de o Facebook ter comprado o serviço. Os usuários não conseguiam enviar nem receber mensagens pelo serviço.
Pouco depois das 17h deste sábado, a companhia já havia divulgado, também pelo Twitter, uma nota sobre a falha: "Desculpem-nos, estamos experimentando problemas com o servidor. Esperamos estar de volta e recuperados em breve".


                                                     Foto: TV Globo


Blocos animam as ruas com humor e bolinhas de sabão

O Globo
Um dos blocos mais tradicionais da cidade, o Simpatia é Quase Amor, coloriu de amarelo e rosa as ruas de Ipanema, na tarde deste sábado. No desfile, que marca seus 30 anos, dois trios elétricos e uma bateria de 60 ritmistas, 15 intrumentistas, puxados por uma comissão de frente de 23 mulheres garantiram a festa dos foliões.
Cerca de 80 mil pessoas fizeram o trajeto a partir da Teixeira de Melo seguirá pela Avenida Vieira Souto até a altura da rua Henrique Dumont com crianças, jovens e idosos.
Para Tomaz Miranda, 26, um dos diretores do Simpatia, a expectativa é que o desfile vá além da homenagem a nomes como Aldir Blanc, Dona Zica, a mulher do sambista Cartola e Albino Pinheiro, um dos criadores da banda de Ipanema.
— É um dos sambas mais animados desse Carnaval, além de falar de uma pessoa que marcou a história do bloco como Blanc — opina.



             Ipanema, onde Simpatia é quase amor -  Foto: Márcio Alves/O Globo


Indústrias e famílias têm prejuízos com os ‘apagões invisíveis’

Henrique Gomes Batista, Marcio Beck e Bruno Villas Bôas, O Globo
Além dos grandes apagões nacionais, como o do início do mês, e de falhas de distribuidoras, como a que atingiu bairros da Zona Sul carioca em janeiro e em Alagoas no fim de semana passado, empresas e famílias sofrem prejuízos com "apagões invisíveis": interrupções no fornecimento de energia que duram menos de três minutos e não são computados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Estudo da Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (Abrace), realizado em 2013 com dados de 2012, mostra que chegaram a ocorrer prejuízos milionários com os "apagões invisíveis".
Segundo Camila Schoti, coordenadora de Energia Elétrica da entidade, a Abrace ainda não tem os números fechados do levantamento, mas já verificou indícios de que o problema aumenta:
- Recebemos muitas reclamações de associados dizendo que o número de microcortes se ampliou no ano passado. Por isso, faremos uma nova pesquisa. Mas não há dados disponíveis, e é muito difícil mensurar o problema.



   Fábrica da Celulose Riograndense teve três miniblecautes em janeiro - Divulgação


Aumentos no preço do etanol assustam motoristas

G1
Os últimos aumentos no preço do etanol assustaram os motoristas. Em relação à gasolina, agora só é vantajoso abastecer com o álcool em apenas quatro estados.
Nem adianta procurar. Em São Paulo, está quase impossível encontrar o litro do etanol custando menos do que R$ 2.
“Se você somar os dois aumentos, o do começo do mês e o desta semana, estamos falando de qualquer coisa em torno de R$ 0,14 só no mês de fevereiro”, calcula José Alberto Gouveia, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo em São Paulo.
O preço do etanol vai aumentando, e os motoristas vão fazendo a conta. Até que chega em um ponto que não vale mais a pena abastecer com ele. Mesmo com o litro da gasolina sendo mais caro, como o carro rende mais, é vantagem fazer a troca. E essa já é a realidade na maior parte do Brasil hoje. Em poucos lugares, continua sendo vantagem usar o lado direto da bomba.


Porto Real sofre com crise na fábrica da Peugeot

Henrique Gomes Batista, O Globo
Considerada uma das cidades industriais mais dinâmicas do país nos últimos anos, Porto Real, no Sul Fluminense, está sob clima de apreensão econômica. O anúncio da suspensão de 650 funcionários da montadora francesa PSA Peugeot Citroën, que acabou com um de seus três turnos de produção, fez voltar à cidade o fantasma do desemprego.
Embora seja cedo para falar em problemas sociais, algumas fornecedoras da empresa começam a demitir. Isso ocorre mesmo diante da expectativa de atração de novas indústrias na região, como o início da operação da fábrica da Nissan e o anúncio da Jaguar Land Rover.
Há dificuldades em obter os números de cortes até agora. A PSA Peugeot Citroën informa que não há demissões na empresa ou em sua cadeia produtiva. Mas, de acordo com Bartolomeu Citeli, diretor do sindicato dos metalúrgicos local, há confirmados 26 cortes de postos de trabalho na Benteler, empresa de sistemas automotivos, entre demissões, desligamentos e congelamento de vagas. Ele mesmo admite que o número pode ser maior:
— Isso é a informação que temos, mas também não temos todas as empresas filiadas ao sindicato. O importante é que muitas estão mantendo os empregos.



Estabilidade ameaçada - Foto: Márcia Foletto/O Globo


Mantega não descarta aumento de impostos para cumprir meta fiscal

Reuters e Agência Estado
Para evitar uma frustração da meta fiscal, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, acenou nesta sexta-feira com um aumento de impostos este ano. Segundo ele, essa é uma espécie de reserva que o governo tem para ser usada, se for necessário, para melhorar a arrecadação.
Em teleconferência para analistas estrangeiros, o ministro disse, contudo, que a projeção feita para o aumento de receitas é realista. Segundo ele, a projeção de alta da arrecadação administrada, que vem da cobrança de impostos, é de aproximadamente 8%. Já a previsão de aumento das receitas totais, que incluem arrecadação com royalties de petróleo e concessões, é de 10%.


Tymoshenko pede a ucranianos que continuem com protestos

O Globo
A líder opositora e ex-premier Yulia Tymoshenko pediu aos ucranianos que continuem protestando. Libertada do hospital onde estava detida sob guarda policial em Kharkiv, no nordeste da Ucrânia, ela fez um discurso, sentada em sua cadeira de rodas, para os manifestantes na Praça da Independência, onde foi ovacionada pela multidão.
Mais cedo, Yanukovich disse que será candidata à presidência nas eleições antecipadas — convocadas para 25 de maio — e que a ditadura foi derrubada, em referência à queda do presidente Viktor Yanukovich, deposto pelos legisladores.
A declaração foi feita no aeroporto de Kharkiv, antes de a opositora seguir para Kiev. Ela foi presa em 2011, condenada a sete anos por abuso de poder ligado a um acordo de gás feito com a Rússia.


                           Kiev celebra a queda de Yanukóvich - Foto:Alexei Furman/EFE


Maduro propõe conferência de paz na Venezuela diante de protestos

G1
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, propôs nesta sábado uma 'conferência nacional de paz' com os setores políticos e sociais para neutralizar os grupos responsáveis pelos atos violentos ligados aos protestos da oposição, que já deixaram dez mortos.
'Convoco o povo venezuelano para a instalação, na próxima quarta-feira (26), de uma conferência nacional de paz com todos os setores sociais e políticos do país para, entre os venezuelanos, neutralizar estes grupos violentos', disse Maduro para uma multidão de partidários reunidos diante do Palácio Presidencial.
Maduro rejeitou qualquer vínculo com grupos armados e convocou as forças políticas 'a condenar a violência, as provocações e as emboscadas'.



                       Protestos violentos em Caracas -  Foto: Juan Barreto/AFP


Traficante mais procurado do mundo é preso no México

O Globo
Líder do cartel de Sinaloa e narcotraficante mais procurado do mundo, Joaquín “El Chapo” Guzmán Loera foi capturado na madrugada de hoje por autoridades do México, em colaboração com agentes americanos. Sinaloa é a mais importante organização de narcotráfico do país.
“El Chapo” foi preso num hotel em Mazatlán, cidade na costa do Pacífico. Sua captura era um dos grandes desafios da Justiça mexicana.
Detido pela primeira vez em 1993 na Guatemala, Joaquín Guzmán Loera ficou detido oito anos, até que, em janeiro de 2001, escapou de um presídio de segurança máxima no estado de Jalisco. A partir daí, ganhou o título de narcotraficante mais procurado do mundo.
“É um gênio dos negócios”, disse a respeito dele Guillermo Valdés, ex-diretor do Cisen, órgão de inteligência mexicano.


       Traficante Joaquín "Chapo" Guzmán - Foto: Henry Romero/Reuters

0 comentários:

Postar um comentário