sábado, março 08, 2014

Brasil

Pelo menos um a cada três deputados do PMDB quer romper com o PT

Daiene Cardoso e Débora Bergamasco, O Estado de S. Paulo
A presidente Dilma Rousseff convocou uma reunião para este domingo, 9, a fim de definir parte dos palanques regionais e, assim, tentar aplacar a crise com o PMDB. A presidente deve encontrar um partido rachado. Ao menos um terço dos deputados peemedebistas considera a relação com o governo insustentável e prefere um desfecho radical: romper a aliança com o Planalto.
O Estado ouviu 54 dos 74 deputados do PMDB em atividade - um está de licença médica. A opção pela ruptura imediata foi de 23 parlamentares. Outros 25 deputados disseram ser a favor da aliança, embora haja nesse grupo peemedebistas críticos à condução política do governo.



                 Senador Valdir Raupp, PMDB/RO - Foto: André Dusek/Estadão


Governador do DF nega existência de regalias a mensaleiros

Vinicius Sassine, O Globo
O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT), chamou de “provocação política” a cobrança que recebeu da Justiça e do Ministério Público do DF para que acabe com as regalias concedidas aos réus do mensalão nos presídios em Brasília. Sem citar a atuação dos juízes e promotores da área de execução penal, Agnelo falou em “politização” nos pedidos de explicação endereçados a ele.
O governador negou a existência de regalias, disse que os presídios do DF dão “tratamento igualitário” aos presos e que não há “nenhum tipo de problema” nos centros de detenção.
– O sistema prisional é uma situação delicada e não se pode nunca deixar politizar isso. O presídio está em absoluta normalidade, tem comando no presídio, é um dos melhores do país. Não há nenhum privilégio a nenhum preso. Querer mudar isso, querer politizar isso é para mudar o curso da história do nosso presídio – afirmou Agnelo, depois de participar de um evento no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) no DF na tarde desta sexta-feira.
(...) Ele confirmou ter visitado o ex-ministro José Dirceu no Centro de Internamento e Reeducação (CIR), dentro do complexo da Papuda, no dia 20:
– Fui sim. Sou governador do DF, fui e vou a qualquer hora no presídio e visito quem eu quiser.



                             Foto: André Coelho/Agência O Globo


Inquérito contra Pimentel vai para a Justiça de Minas

Mariângela Gallucci, Agência Estado
O ministro Antonio Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, determinou que seja transferido para a Justiça Criminal de Minas Gerais um inquérito que envolve o ex-ministro de Desenvolvimento Fernando Pimentel (PT-MG). Como ele deixou o ministério – é hoje pré-candidato ao governo de Minas –, Toffoli concluiu que não existe mais sua prerrogativa de ser investigado perante o STF.
No caso em questão, o ex-ministro é denunciado por envolvimento em licitação irregular quando era prefeito de Belo Horizonte. Segundo Toffoli, como Pimentel "não mais se encontra no exercício do cargo de ministro (...) cessou a competência originária do Supremo Tribunal Federal para processar e julgar o feito em questão".
O inquérito – daqui por diante a cargo da Justiça mineira – investiga suspeita de irregularidades em convênio firmado para execução do programa Olho Vivo, que previa a implantação de câmeras de vigilância nas ruas de Belo Horizonte. O inquérito faz parte de um conjunto de iniciativas protocoladas pelo Ministério Público de Minas contra o petista.



                                              Foto: Ed Ferreira/ Estadão


Dilma fará pronunciamento em cadeia de rádio e TV para o Dia da Mulher

O Globo
A presidente Dilma Rousseff inaugura neste sábado a temporada 2014 de pronunciamentos em cadeia nacional de rádio e TV. Dilma vai fazer um discurso sobre o Dia Internacional da Mulher. O conteúdo do pronunciamento da presidente ainda não foi divulgado pela Secretaria de Comunicação da Presidência, somente o tema.
No ano passado, Dilma falou aos brasileiros em cadeia nacional em sete ocasiões. Apenas entre os meses de junho e setembro ela ficou sem fazer pronunciamento por um período maior do que dois meses.
O Dia Internacional da Mulher também motivou um pronunciamento no ano passado, no dia 8 de março. Mas antes disso, em 2013, a presidente já havia se dirigido aos brasileiros pelo rádio e TV em outra ocasião: no dia 23 de janeiro, para anunciar a redução das tarifas de energia elétrica.
A presidente esteve em cadeia nacional quatro vezes no ano passado para falar aos brasileiros sobre festividades e datas comemorativas: no Dia da Mulher, 8 de março; no 1º de maio, Dia do Trabalho; em 6 de setembro, para comemorar a Independência do Brasil, e no dia 29 de dezembro, com uma mensagem para o Natal e Ano Novo.



                                          Na TV, no Dia Internacional da Mulher de 2013


PF prende sete mulheres de classe média acusadas de traficar drogas

Antônio Werneck, O Globo
Depois de uma investigação que durou três meses, policiais federais da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) da Polícia Federal do Rio desarticularam uma quadrilha de tráfico de drogas e armas que usava estudantes de classe média da Zona Sul do Rio como “mulas” — pessoas que fazem transporte de drogas.
Durante a operação, iniciada na quinta-feira à noite, com apoio de agentes da Polícia Rodoviária Federal, nove acusados foram presos. Entre os detidos, estão sete mulheres moradoras de Leblon, Ipanema e Laranjeiras. Também foram feitas prisões em Minas Gerais e no Paraná.
A droga, principalmente pasta base de cocaína e crack, era trazida da Colômbia e do Peru. Depois de atravessar a fronteira, a carga de entorpecentes, antes de chegar ao Rio, seguia até entrepostos nos estados de Minas Gerais, Paraná e São Paulo.
Ao todo, segundo informou a PF, foram apreendidos 25 quilos de pasta básica de cocaína e três pistolas CZ calibre .40. A cocaína seria distribuída principalmente para viciados no asfalto.



 Mariana Santos, 18 anos, acusada pela PF de tráfico de drogas - Reprodução / Facebook


SP registra mais um atentado contra casa de policial no interior

Chico Siqueira, Terra
Mais um ataque com bomba incendiária foi registrado pela polícia no interior de São Paulo, aumentando para 20 os incêndios criminosos registrados na região desde a noite de domingo. Desta vez, o alvo foi a residência de um casal de policiais, de Penápolis, a 490 quilômetros da capital paulista, atingida na noite de quinta-feira por um coquetel molotov arremessado por ocupantes de uma motocicleta.
De acordo com o boletim de ocorrência divulgado nesta sexta-feira pela Secretaria de Segurança Pública, o fogo danificou o beiral do telhado e chamuscou telhas, madeira e parte do piso da residência, localizada no jardim Santa Terezinha. O estrago só não foi maior porque o vizinho conseguiu retirar o extintor do carro e apagar as chamas a tempo de evitar que se espalhassem pelo telhado.
A casa pertence a um cabo da PM, casado com uma investigadora da Polícia Civil. A família estava no imóvel, e ouviu uma explosão seguida de barulho de motocicleta.


Oeste de SC tem queda de granizo e camada de gelo chega a 15 cm

G1
A região Oeste de Santa Catarina, especialmente as cidades de Videira e Fraiburgo, registraram na noite desta sexta-feira (7) chuva de granizo. De acordo com o Corpo de Bombeiros de Fraiburgo, o fenômeno começou por volta das 19h45 e durou entre 10 e 15 minutos. A camada de granizo chegou a 15 centímetros de espessura.
Ainda conforme os bombeiros, pelo menos 93 residências foram atingidas pelas pedras e pelo vento até as 23h20 desta sexta (7). A Corporação informou que foram entregues cinco mil metros quadrados de lonas para cobrir emergencialmente as casas.
A população foi orientada a cobrir móveis e não efetuar reparos no telhado durante a noite desta sexta (7). Mesmo após o granizo cessar, a chuva continuou caindo na região, segundo os socorristas.

                 Foto: Corpo de Bombeiros de Fraiburgo / Divulgação


Greve de garis divide opiniões no Rio

Júlia Dias Carneiro, BBC Brasil
A greve de garis que já completou uma semana no Rio tem dividido opiniões nas redes sociais, com manifestações tanto de solidariedade quanto de condenação à ação dos garis que cruzaram os braços durante a semana de carnaval.
Com a greve, a cidade tem vivido cenas inusitadas.
Garis catando lixo seguidos por uma viatura da Guarda Municipal, um guarda com o porrete na mão, pronto para proteger os catadores de eventuais represálias de grevistas.
A praia de Ipanema tomada por lixo mesmo ao amanhecer – a cena costuma ser comum após um dia de praia cheio, quando os garis entram em cena para passar o pente fino na areia.
A imagem do prefeito Eduardo Paes jogando o que parece ser o caroço de uma fruta no meio da rua, ato registrado em um vídeo que se tornou viral nas redes sociais – e levou Paes a se manifestar dizendo que iria se auto-impor a multa de R$ 157 cabível pelo Lixo Zero. O programa foi criado pelo seu governo para penalizar a cultura de jogar lixo na rua.



                                                                  Foto: /BBC Brasil


Reservatórios de hidrelétricas do Sudeste não apresentam recuperação

O Globo/Reuters
Os reservatórios das hidrelétricas no Sudeste/Centro-Oeste, os principais para o abastecimento de energia do país, estão fechando a semana em nível praticamente estável ao registrado ao fim de fevereiro, apesar da estimativa de que as chuvas pudessem ajudar em uma recuperação nesse período.
O nível das represas dessa região está em 34,68%, conforme dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) fechados na quinta-feira, nível praticamente idêntico aos 34,7% verificados na quinta-feira da semana passada.
A expectativa do ONS era de que essas represas chegassem a 35,9% nesta sexta-feira, segundo dados divulgados ao fim da semana passada, que apontava para melhora nas condições de chuva nessa primeira semana do mês. Após as chuvas de março, o ONS espera que as represas do Sudeste cheguem ao nível de 38,3%, em 4 de abril, nível considerado preocupante para agentes do setor.


Após mudar de sede, ex-OGX faz leilão de computador a xícara

Idiana Tomazelli, O Estado de S. Paulo
Depois de demitir funcionários e abandonar a suntuosa sede no Edifício Serrador, no Centro do Rio, a petroleira Óleo e Gás Participações (ex-OGX) decidiu leiloar equipamentos, móveis e utensílios de escritório. A companhia do grupo do empresário Eike Batista colocou à venda desde computadores até xícaras personalizadas com o emblema da petroleira (ainda dos tempos de OGX), em uma clara evidência de que a empresa, em recuperação judicial, está bem mais enxuta desde que mudou de sede.
São 718 lotes, que incluem um ou mais itens. Os lances iniciais vão de R$ 20 até R$ 500 por lote. A lista, disponível no site de leilões online Sold, ainda inclui notebooks, frigobares, mesas, cadeiras, telefones, sanduicheiras, pratos, cafeteiras e garrafas térmicas, copos, lixeiras, persianas e móveis de escritório. Os valores pedidos no lance inicial ficam bem abaixo do cobrado pelo varejo.


Fidelidade em planos de saúde é proibida pela Justiça

O Globo
O juiz Flávio Oliveira Lucas, da 18ª Vara Federal do Rio, julgou procedente em primeira instância a ação civil pública do Procon-RJ contra a Agência Nacional de Saúde (ANS), anulando o parágrafo único do artigo 17 da Resolução Normativa 195/2009 da agência.
Com isso, as operadoras de planos privados de saúde não podem mais exigir fidelidade contratual mínima de um ano dos associados, bem como ficam impedidas de cobrar taxa correspondente a duas mensalidades caso o cliente queira rescindir o contrato.
De acordo com o Procon-RJ, as cláusulas contratuais praticadas pelas operadoras de planos de saúde são abusivas e contrariam o Código de Defesa do Consumidor (CDC) e a Constituição Brasileira. A sentença foi publicada nesta sexta-feira no Diário Oficial da União, passando com isso a valer em todo o território nacional. Também obriga a ANS a publicar em dois jornais de grande circulação, em quatro dias intercalados, comunicado informando aos consumidores sobre a decisão judicial.
- É absurdo que alguém seja obrigado a utilizar um plano de saúde que não lhe satisfaz. Então vale mais o comércio do que a vida - questionou a secretária de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor, Cidinha Campos.



                                                                     


Governo dá ajuda de R$ 1,2 bi às distribuidoras de energia

Anne Warth e Adriana Fernandes, O Estado de S. Paulo
O governo adotou uma solução temporária para bancar as despesas bilionárias com o programa de desconto da conta de luz. Decreto publicado nesta sexta-feira,7, permite que a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) pague as despesas das distribuidoras com a compra de energia no mercado de curto prazo, usando R$ 1,2 bilhão em recursos do Tesouro Nacional.
O documento, no entanto, não faz menção às despesas geradas pela energia produzida nas usinas térmicas, mais caras que as hidrelétricas. Dessa forma, ainda persiste a possibilidade de que a conta das termoelétricas sobre para o consumidor, via reajustes tarifários.


Brasil vota contra missão da OEA na Venezuela

Demétrio Weber, O Globo
O Itamaraty informou nesta sexta-feira que o Brasil votou contra o envio de uma missão de observadores da Organização dos Estados Americanos (OEA) à Venezuela, bem como se opôs à realização de uma reunião de chanceleres dos países que compõem a OEA para tratar especificamente da situação venezuelana.
Segundo o Itamaraty, a posição do governo brasileiro é que seria prematuro adotar qualquer uma das propostas neste momento, pois isso só serviria para acirrar tensões na Venezuela.
As duas propostas foram levantadas durante reunião extraordinária da OEA que se realiza desde quinta-feira, em Washington, na sede da entidade. Ambas foram rejeitadas. A reunião ainda está em andamento. O representante interino do Brasil na OEA é o ministro de segunda classe Breno Dias da Costa.


                                       Foto: Givaldo Barbosa (9/5/2013) / Agência O Globo

0 comentários:

Postar um comentário