quarta-feira, abril 23, 2014

Brasil

Dilma ergue o troféu da Internet

El País
O Brasil recebe a Copa do Mundo da internet já em vantagem no placar, após a aprovação nesta terça-feira à noite no Senado da Constituição do país para o setor, o chamado Marco Civil da rede, que estabelece princípios, garantias, direitos e deveres a usuários e provedores.
O sinal verde dos senadores ocorre um dia antes do início para as discussões do NETmundial –Encontro Multissetorial Global sobre o Futuro da Governança da Internet, que reunirá até quinta em São Paulo, além de autoridades, representantes de diferentes setores oriundos de mais de 80 países.


Dilma se reúne com presidente do PT e marqueteiro no Alvorada

G1
A presidente Dilma Rousseff se reuniu nesta terça-feira (22) com o presidente do PT, Rui Falcão, com o marqueteiro João Santana e com o ministro Ricardo Berzoini (Relações Institucionais) no Palácio da Alvorada, residência oficial da presidente. Também havia previsão da participação do ministro Aloizio Mercadante (Casa Civil).
Segundo o Blog do Camarotti, o objetivo do encontro foi discutir o crescimento da avaliação negativa do governo e estratégias para a campanha da reeleição da presidente.  No mês passado, Dilma realizou também reuniu no Alvorada com Falcão e Santana, além de Mercadante e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.


TSE indefere pedido de registro provisório de partido com nome Arena

O Globo
Por unanimidade, os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) indeferiram nesta terça-feira um pedido para que um partido político recebesse registro provisório e pudesse disputar as eleições antes de conseguir o número mínimo de assinaturas necessárias para sua formalização.
O partido em questão chama-se Aliança Renovadora Nacional (Arena) e pretende ser uma reedição da legenda criada em 1965 para dar sustentação à ditadura militar.
No pedido feito ao TSE, os advogados da nova Arena, Edson de Carli e Felipe Cascaes Sabino Bresciani, dizem que é inconstitucional o artigo da Lei dos Partidos Políticos (Lei 9.096) que determina a obtenção de um número mínimo de assinaturas para que o partido possa ser formalizado. Eles pediram o registro provisório "para disputar as eleições e obter o apoio referido". 


PI: cidade fica 3 dias sem energia e prédio da Eletrobras é incendiado

Éfrem Ribeiro, O Globo
Após três dias sem energia elétrica, moradores do município de Palmeirais — a 108 km de Teresina, no Piauí — atearam fogo em um prédio da Eletrobras. O município ficou sem comunicação por causa da falta de energia e muitas pessoas se revoltaram contra a estatal.
Ninguém ficou ferido durante o ataque e não houve presença policial para conter a população. Por meio de nota, a empresa informou que acionará a Secretaria de Segurança Pública e a Polícia Federal (PF) para que os responsáveis pelo ato sejam punidos. 


Paróquia em SP vira referência para haitianos vindos do Acre

G1
Nos últimos sete dias, a Paróquia Nossa Senhora da Paz, na Rua do Glicério, na região central de São Paulo, recebeu aproximadamente 400 imigrantes encaminhados pelo governo do Acre. A maioria é de jovens haitianos dispostos a engavetar o diploma em troca de qualquer tipo de trabalho.
"A gente sonha com emprego e moradia. E de ter a família por perto um dia", afirma Bodlin, rapaz de 21 anos, que migrou para a cidade de São Paulo há um ano. Ele foi à paróquia para ajudar amigos recém-chegados à cidade. Segundo o governo do Acre, desde dezembro de 2010, cerca de 15 mil haitianos entraram pela fronteira do Peru com o estado.


Foto de Suassuna no chão de aeroporto causa polêmica nas redes sociais

Tânia Monteiro, Estadão
O romancista, dramaturgo e poeta Ariano Suassuna, de 86 anos, provocou uma polêmica nesta terça-feira, 22, nas redes sociais com a publicação, por um internauta, de uma foto sua deitado no aeroporto internacional de Brasília.
Suassuna, que esteve em Brasília na terça-feira da semana passada, 15, para participar da 2.ª Bienal do Livro e Leitura, foi flagrado deitado no chão da sala de embarque do aeroporto Juscelino Kubitschek, na manhã do dia seguinte, quarta-feira, 16, enquanto aguardava o seu voo para Recife, que decolaria às 10h04.


Hamilton diz que inflação encerrará 2014 dentro da meta

Fabrício de Castro, Estadão
O diretor de Política Econômica do Banco Central, Carlos Hamilton Araújo, admitiu nesta terça-feira, 22, desconforto com a inflação, mas disse que ela encerrará 2014 dentro da meta.
Em entrevista ao Jornal Nacional, da Rede Globo, Hamilton afirmou que "a inflação, evidentemente, não está confortável, tanto que o Banco Central está subindo a taxa de juros".
"Mas parte significativa do impacto desse aumento de taxa de juros sobre a inflação ainda não apareceu, mas vai aparecer até o final do ano. De modo que, a nossa visão, a visão do Banco Central, é de que a inflação neste ano, em 2014, vai ficar dentro do intervalo de tolerância fixado pelo Conselho Monetário Nacional", acrescentou.


Ministro argentino reclama de redução das importações brasileiras

Janaína Figueiredo e Eliane Oliveira, O Globo
O ministro da Economia da Argentina, Axel Kicillof, aproveitou seu segundo encontro com o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Mauro Borges, realizado nesta terça-feira, em Buenos Aires, para transmitir a profunda irritação da Casa Rosada pelo fato de, nos últimos meses, o Brasil ter diminuído suas importações de automóveis argentinos e, paralelamente, aumentando as compras de países de fora do Mercosul.
Segundo fontes argentinas, Kicillof disse a Borges que o governo Cristina Kirchner não facilitará a entrada dos carros brasileiros à Argentina (nos primeiros três meses do ano as exportações de automóveis brasileiros recuaram 32%, em relação ao mesmo período do ano passado), enquanto o Brasil não reverter esta tendência. 


Tribunal ordena Santos a restituir ex-prefeito de Bogotá

O Globo
O Tribunal Superior de Bogotá ordenou nesta terça-feira que o presidente colombiano, Juan Manuel Santos, restitua o ex-prefeito de Bogotá Gustavo Petro nas próximas 48 horas, em conformidade com a decisão da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), informou à AFP o advogado de defesa Iván Acuña.
Santos destituiu Petro em março passado por meio de uma sanção administrativa que havia sido imposta ao prefeito em dezembro passado e após três meses de batalha judicial. 


Kerry ameaça Rússia com mais sanções

O Globo
O secretário de Estado americano, John Kerry, manifestou nesta terça-feira ao ministro russo das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, sua “profunda preocupação” diante da ausência de “passos positivos” de Moscou para reduzir a tensão na Ucrânia, disse um funcionário de alto escalão do Departamento de Estado.
Kerry também advertiu que, se não houver avanços em relação ao acordado na semana passada em Genebra, isso levará a sanções adicionais contra a Rússia, acrescentou a mesma fonte consultada pela agência AFP.


Foto do dia

Na Austrália, Kate Middleton e príncipe William reproduzem foto de Charles e Diana.
Foto: William West / AFP



André Vargas diz a comando do PT que vai se defender ‘até o final’

O Globo
Em clima de tensão, o deputado André Vargas (PT-SP) se reuniu com a cúpula do PT nesta terça-feira e avisou que quer se defender até o final. O encontro teve a participação do presidente nacional do PT, Rui Falcão, e do líder do partido na Câmara, deputado Vicentinho (SP). A reunião foi confirmada por integrantes do PT e por participantes.
André Vargas passou o dia articulando apoios dentro da bancada, o que irritou a cúpula do partido. Segundo relatos, Rui Falcão voltou a insistir na renúncia de Vargas, mas recebeu a seguinte resposta: - Tenho direito de me defender. Vou me defender até o final — disse André Vargas.


Morro Pavão-Pavãozinho registra tumulto após morte de dançarino

Policiais do 23º BPM (Leblon) foram acionados para conter um tumulto no Morro Pavão-Pavãozinho, em Copacabana, na Zona Sul da cidade, na tarde desta terça-feira.
Segundo a Polícia Militar, moradores da comunidade realizam um protesto devido à morte do dançarino Douglas Rafael da Silva Pereira, de 25 anos, conhecido como DG. Douglas fazia parte do elenco do programa “Esquenta”, da TV Globo.
De acordo com o site do "Extra", que falou com o capitão Victor Fernandes de Souza, comandante da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da comunidade, o corpo não tem marcas de tiro.
Os manifestantes acusam os policiais da UPP da comunidade pela morte. Homens do 19º BPM (Copacabana) e do Batalhão de Operações Especiais (Bope) foram chamados para reforçar a segurança.






Relator pede abertura de processo de cassação de André Vargas

O Globo
O Conselho de Ética da Câmara se reuniu na tarde desta terça-feira para analisar o caso do deputado André Vargas (PT-PR), apontado por suposto envolvimento com o doleiro Alberto Youssef, preso na Operação Lava-Jato da Polícia Federal por lavagem de dinheiro. Mas o PT pediu vista e o parecer preliminar apresentado nesta tarde pelo deputado Júlio Delgado (PSB-MG), favorável à abertura do processo de cassação, nem chegou a ser votado.

0 comentários:

Postar um comentário