sexta-feira, maio 16, 2014

Brasil

Deputado do Solidariedade, Argôlo trocou 1.411 mensagens com doleiro

Jaílton de Carvalho, O Globo
Relatório da Polícia Federal informa que o deputado Luiz Argôlo (SDD-BA) recebeu dinheiro, intermediou negócios e, em alguns casos, atuou até como sócio do doleiro Alberto Youssef, alvo central da Operação Lava-Jato.
Segundo a polícia, o deputado e o doleiro trocaram 1.411 mensagens num determinado período. A intimidade era tamanha entre os dois que o deputado tinha até um telefone exclusivo só para falar com Youssef com a conta paga pelo doleiro. Youssef é investigado por lavagem de dinheiro, evasão de divisas e corrupção, entre outros crimes.


Nova propaganda do PT mira no combate à corrupção

Maria Lima e Flávia Perry, O Globo
Em dois vídeos que começam a ser veiculados nesta quinta-feira junto com a propaganda nacional do PT na TV, o partido aposta na fixação de uma imagem de que nunca se combateu tanto a corrupção como nos 11 anos de governo petista.
No primeiro vídeo, o ex-presidente Lula aparece discursando para uma multidão, cobrando a recuperação dos princípios que marcaram a criação do PT e que o diferenciava dos outros partidos. No outro, o marqueteiro João Santana filmou gavetas amontoadas para dizer que, no passado, as denúncias de corrupção eram engavetadas.
Os filmetes foram exibidos ao longo da propaganda do PT veiculada nesta quinta-feira. No vídeo, a presidente Dilma Rousseff disse que seu governo não é leniente com a alta dos preços, e personagens do vídeo afirmavam que os oponentes da presidente fazem uso político do aumento dos preços, que sofre oscilações normais. 


Riocentro: acusados responderão por atentado a bomba pela primeira vez

Chico Otávio, O Globo
Numa decisão histórica, a Justiça Federal no Rio aceitou a denúcia contra os seis acusados pelo Ministério Público Federal pelo atentado a bomba no Riocentro, em 1981.
Com isso, viram réus o coronel da reserva Wilson Luiz Chaves Machado, o ex-delegado Claudio Antonio Guerra, os generais reformados do Exército Nilton de Albuquerque Cerqueira e Newton Cruz, o general reformado Edson Sá Rocha e o major reformado Divany Carvalho Barros.
Eles responderão pelos crimes de tentativa de homicídio doloso, associação em organização criminosa, transporte de explosivos, favorecimento pessoal e fraude processual. 


Protestos contra o Mundial têm adesão menor do que os de sindicatos

O Globo
As manifestações convocadas nos últimos dias para mostrar insatisfação com os gastos da Copa do Mundo tiveram hoje menos adesão do que os protestos promovidos país afora por sindicatos grevistas e associações de classe.
Em São Paulo, por exemplo, cerca de 1.200 pessoas se reuniram na Avenida Paulista, no fim da tarde, para protestar contra o Mundial. Mais cedo, o Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) juntou 6 mil manifestantes e bloqueou cinco vias de grande fluxo.
No Rio, os protestos feitos por professores, em greve, e rodoviários foram mais populares do que o feito contra a Copa do Mundo, na Central do Brasil. O ato realizado no início da noite ganhou força após a adesão de parte dos outros movimentos.
Em Brasília, não mais de 300 pessoas participaram dos atos realizados tanto pela manhã quanto pela tarde contra o Mundial. Apesar disso, houve momentos de tensão nos protestos contra a Copa tanto em São Paulo quanto no Distrito Federal. 


RJ: professores do município e do estado decidem manter paralisação

Célia Costa, O Globo
Em assembleia realizada nesta quinta-feira no Club Municipal, na Tijuca, com a presença de cerca de três mil docentes, professores das redes estadual e municipal decidiram manter a greve iniciada na segunda-feira. Também discutiram a realização de atos públicos, entre eles uma passeata no dia 21, da Praça Quinze à Cinelândia, onde farão nova reunião.
Ao fim da assembleia, um grupo de 500 grevistas, segundo estimativa da PM, seguiu a pé da Tijuca até o Centro, interditando vias como a Rua Haddock Lobo e parte da Praça da Bandeira e da Avenida Presidente Vargas, até chegar à Central. Lá, os professores se juntaram aos que protestavam contra a Copa do Mundo e seguiram, pacificamente, até a Cidade Nova. 


Ministério Público entra com ação contra Beltrame por improbidade

O Globo
O Ministério Público estadual entrou com uma ação civil pública na 7ª Vara de Fazenda Pública, pedindo a condenação do secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, por improbidade administrativa.
Baseado num parecer técnico do Tribunal de Contas do Estado (TCE) — que apontou “indícios claros de superfaturamento de preços” em contratos de compra e manutenção dos carros da Polícia Militar—, o promotor Rogério Pacheco Alves requereu ainda à Justiça o bloqueio de bens do secretário, da então secretária de Gestão Estratégica, Suzy Avelar, e da empresa Júlio Simões, que venceu a concorrência para administrar a frota.
De acordo com a promotoria, os contratos assinados entre 2007 e 2008 para aquisição e manutenção dos carros custaram cerca de R$ 137 milhões, valores que dariam para triplicar a frota. Na ação proposta pelo MP, o promotor pediu ainda que Beltrame perca a função pública. 


Brasileiro fica mais tempo no emprego

João Villaverde, Estadão
O tempo médio de permanência do brasileiro no seu emprego atingiu um patamar recorde de 161,2 semanas (ou pouco mais de três anos) no primeiro trimestre deste ano. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) compilados pelo ‘Estado’, este patamar é o mais alto de toda a série histórica, iniciada em 2002.
No primeiro trimestre de 2003, quando Luiz Inácio Lula da Silva assumiu a Presidência, o indicador apontava uma duração média de 135 semanas. Isso significa que, em pouco mais de uma década, subiu de dois anos e meio para 3,1 anos a duração média do contrato de trabalho formal no País.


Petrobrás bate recorde de produção diária no pré-sal

Natalia Gómez, Estadão
A Petrobrás informou que a produção de petróleo nos campos operados pela companhia, na chamada Província Pré-Sal, nas Bacias de Santos e Campos, superou, no último dia 11 de maio, o patamar de 470 mil barris de petróleo por dia (bpd), o que representa um novo recorde de produção diária.
Esse patamar foi atingido com a produção de 24 poços, sendo nove provenientes da Bacia de Santos. Com isso, a produtividade média por poço no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos alcançou 28 mil barris de petróleo por dia (bpd), um aumento de quase 30% na comparação com fevereiro de 2013, quando foi alcançado o recorde de produção diária de 300 mil bpd.


Um novo sindicalismo emerge de protesto mundial

Flávia Barbosa, O Globo
A formação de uma coalizão internacional de apoio à greve dos trabalhadores de redes de fast food dos EUA marca uma virada no movimento sindical americano, afirma Gary Chaison, professor de Relações Industriais da Clark University.
Diante do avanço da desigualdade, que tem na proliferação de vagas de baixa qualificação e salários perto do piso um de seus pilares nas últimas quatro décadas, as organizações estão buscando uma nova estratégia, que escanteia as negociações coletivas – que só funcionam para o pessoal sindicalizado, apenas 7% da força de trabalho atual, descontados os servidores públicos – para enfatizar o aumento do poder dos assalariados de forma geral e dar visibilidade à sua situação precária. 


Mudança na lei pode pôr fim ao pacifismo japonês

O Globo
O Japão deu mais um passo nesta quinta-feira em direção a uma drástica reformulação de sua política de defesa. Um painel de especialistas apontados pelo premier nacionalista Shinzo Abe recomendou a reinterpretação da Constituição em vigor desde 1947, que impede o país de se envolver em confrontos militares.
Segundo o painel, as tropas teriam o direito legal de participar de conflitos para defender seus aliados, caso a segurança da nação esteja ameaçada. Se adotada pelo governo, como quer Abe, a modificação significaria um distanciamento da posição pacifista que caracterizou o Japão desde a derrota na Segunda Guerra Mundial. 


Protestos contra o governo se espalham pela Turquia após acidente

O Globo
Protestos contra o governo da Turquia se espalharam pelo país após o desastre na mina de carvão de Soma, que deixou ao menos 282 mortos. A visita do primeiro-ministro, Recer Tayyip Erdogan, à cidade foi marcada pela revolta da multidão que hostilizou o chefe de Estado e atacou o carro que transportava o primeiro-ministro e sua equipe.
Uma mulher, que seria parente de uma das vítimas do acidente, tentou agredir Erdogan, mas foi contida por membro da equipe de segurança. O primeiro-ministro foi obrigado a buscar refúgio em um supermercado local enquanto policiais tentavam disperasar a multidão. 

0 comentários:

Postar um comentário