quarta-feira, maio 07, 2014

Brasil

Renan combinou com Dilma estratégia para CPIs da Petrobras

O Globo
Na iminência da criação de duas CPIs para investigar a Petrobras, a presidente Dilma Rousseff, seu vice Michel Temer e os principais articuladores da base aliada entraram nas negociações para reduzir o risco de as investigações abalarem ainda mais o governo.
Uma das estratégias é tentar novamente acuar os principais adversários de Dilma nas eleições de outubro: o senador Aécio Neves (PSDB-MG) e o ex-governador Eduardo Campos (PSB-PE). Após varar a noite de segunda-feira em uma reunião tensa com integrantes do PMDB, o presidente do Senado, Renan Calheiros (AL), anunciou a antecipação de sessão do Congresso Nacional do dia 20 para esta quarta-feira com o objetivo de pedir que os líderes partidários indiquem os nomes para a CPI mista que reunirá deputados e senadores.
Ao mesmo tempo, recebeu nesta terça-feira os nomes dos indicados pelo governo para a comissão exclusiva do Senado e avisou a oposição de que, caso ela não indique os senadores até hoje, ele mesmo o fará. 


Dilma é a estrela de propaganda do PT que tem ataques a opositores

Luiza Damé, O Globo
A presidente Dilma Rousseff foi a principal estrela dos comerciais do PT que foram ao ar nesta noite, nas emissoras de TV. Na propaganda partidária também sobrou ataques indiretos aos dois principais adversários de Dilma na campanha da reeleição: o senador Aécio Neves (PSDB-MG) e o ex-governador Eduardo Campos (PSB-PE).
Em uma das inserções, o narrador afirma:
— Todos nós queremos mudar o Brasil, mas mudar o Brasil não é dar um passo atrás para o passado nem dar um salto no escuro para o futuro. 


Câmara aprova, em 1º turno, PEC do Orçamento impositivo das emendas

O Globo
A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta terça-feira, em primeiro turno, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) do Orçamento impositivo das emendas parlamentares individuais, pleito antigo dos congressistas.
O projeto ainda precisa ser votado em segundo turno antes de ir à sanção presidencial. 
O texto aprovado foi o desejado pelo governo, com regras para os gastos mínimos da União com Saúde. A oposição e parte da base aliada criticou a inclusão do tema no projeto pelos senadores. Embora aumente os gastos do governo federal no setor, o valor é inferior ao defendido pelo movimento Saúde+10. 


Boato que levou a linchamento em SP circulou por vários estados

O Globo
O boato de que uma mulher estaria sequestrando crianças para realizar rituais de magia negra — rumor que levou ao espancamento e à morte da dona de casa Fabiane Maria de Jesus, de 33 anos, em Guarujá (SP) — já havia circulado pelos estados de Santa Catarina, Paraná e Pernambuco.
Perfis privados e páginas similares ao “Guarujá Alerta”, que postou no Facebook notícia referente à ação da suposta criminosa no litoral paulista, também alertaram seus seguidores para a existência de uma criminosa em suas regiões. Em comum, um fato: todas essas páginas usaram, sem checar, um retrato falado divulgado pela Polícia Civil do Rio de Janeiro em agosto de 2012 durante a investigação de uma tentativa real de sequestro. 


Greve de engenheiros da prefeitura pode prejudicar obras para os Jogos

Luiz Ernesto Magalhães, O Globo
Em meio às críticas da comunidade esportiva internacional, os preparativos para as Olimpíadas podem sofrer também as consequências de um outro problema: em campanha salarial, arquitetos, engenheiros e geólogos da prefeitura fizeram, nesta terça-feira, uma paralisação de 24h e prometem uma greve de 72 horas na semana que vem, entre terça e quinta.
A categoria não descarta a possibilidade de a greve ter continuidade. Além de licenciar projetos privados, muitos desses servidores são responsáveis pelo acompanhamento de obras públicas, inclusive de projetos relacionados aos Jogos Olímpicos. Sem o aval de um servidor, que tem a responsabilidade de atestar a realização dos serviços por empreiteiras, a prefeitura não pode pagar pelos trabalhos executados. 


Para ir à urna: hoje é o último dia para retirar o título de eleitor

O Globo
Eleitores que precisam regularizar títulos para votar nas próximas eleições, em 5 de outubro, devem se apressar. Nesta quarta-feira se encerra o prazo para retirar o título e fazer alterações de endereço e dados pessoais. As 249 zonas eleitorais do estado abrem a partir das 9h, e funcionarão até às 19h, quando senhas serão distribuídas para garantir o atendimento a quem ainda estiver na fila. Eleitores que chegarem após esse horário não serão atendidos.
Quem deixou para a última hora não deve escapar das filas. Somente entre a última sexta-feira e ontem, o TRE-RJ contabilizou 62.266 atendimentos a eleitores. Em todo o mês de abril, o número de atendimentos foi de 78.039. Quem vota em Niterói e não fez o cadastramento biométrico e teve o título cancelado, também tem até hoje para fazer a reativação do título. Até ontem, o município tinha 349.907 eleitores aptos a votar em outubro. 


Mantega: desindexação permitirá meta de inflação menor no futuro

Cristiane Bonfanti e Eliana Oliveira, O Globo
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse nesta terça-feira, em entrevista à TV Brasil, que quando não houver mais desvalorização do real frente ao dólar e,portanto, a pressão inflacionária for menor, o governo poderá retomar a tarefa de desindexação da economia.
A indexação é o sistema de reajuste de preços com base em índices passados, o que realimenta a inflação. Ele acrescentou que, no futuro, também será possível trabalhar com uma meta de inflação menor, de 3% a 3,5% ao ano. A meta atual é de 4,5%, com margem de dois pontos percentuais para cima e para baixo.
— A economia se habituou a ter correções automáticas. Temos de desindexar a economia. 


Indústria diz que flexibilização de jornada pouparia emprego

O Globo
Elaborada para ser uma ajuda direta a montadoras em dificuldades, a medida provisória que permite a flexibilização da jornada de trabalho e redução dos salários de trabalhadores agrada vários setores da indústria. Muitos como os segmentos têxtil, construção civil e de energia já experimentam uma forte desaceleração na geração de vagas ou já fecham postos neste ano.
Na prática, a medida seria uma maneira de evitar os custos de demissões diante de uma economia que patina. Na semana passada, O GLOBO revelou que o governo tem uma proposta para evitar demissões e potenciais estragos no ano eleitoral. Pelo Programa Nacional de Proteção ao Emprego (PPE), os empregados poderão ter a jornada reduzida pela metade e receberem pouco mais da metade do ordenado, por seis meses.

0 comentários:

Postar um comentário