sexta-feira, junho 20, 2014

Associações de empresários se unem para realização de festejos juninos em Crateús

Peças artesanais
Peças artesanais estarão em exposição durante o evento de logo mais à noite, na Praça Luiza Passos, uma promoção das entidades comerciais
FOTO: LUANNA LEITÃO
Crateús As Associações de Empreendedores de Crateús, com apoio da Prefeitura Municipal e do Sebrae, realiza o I Festival Junino da categoria. O evento acontece hoje, a partir das 20h, na Praça Luiza Passos, mais conhecida como Praça do Barrocão, com a animação do grupo "Beabá do Forró".
No local, terão quadrilhas improvisadas, barracas com artesanato e comidas típicas. Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo do município, Lourenço Torres, o evento foca em duas atividades: a comercialização dos produtos dos empreendedores, vendidos nas barracas; e a confraternização das associações, entre os membros das entidades, e com os demais segmentos sociais. "Esse evento acontece por estar dentro do calendário das atividades das associações e dentro do plano de ação das secretarias responsáveis. Elas formulam esse calendário com os empreendedores. Estamos trabalhando para desenvolver o empreendedorismo dessas associações" afirmou Lourenço.
Parceria
São cinco associações vinculadas à realização do evento: Associação dos Comerciantes do Centro de Abastecimento João Afonso (Acaja), Associação dos Comerciantes do Mercado Público Central de Crateús (Ascomece), Associação dos Hortifrutigranjeiros de Crateús, Associação dos Pequenos Empreendedores de Crateús (Apec) e Associação dos Artesãos de Crateús (Aartecrat). Todas têm atuação independente, mas podem se unir, eventualmente, na realização de eventos como este de hoje.
Elas atuam num sistema de trabalho conjunto e individual. A Prefeitura de Crateús tem desenvolvido projetos econômicos e sociais nas associações.
Segundo a diretora financeira da Aartecrat, há ótimas expectativas sobre o evento junino, principalmente porque os festejos trazem desenvolvimento econômico para a associação e para a cidade com um todo.
"Falo por todas as associações. Todos nós estamos embelezados pelo trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Crateús, na pessoa do secretário de Desenvolvimento, Lourenço Torres. Pelo suporte e apoio que estão nos dando. Incentivando o nosso crescimento" afirmou.
Cada associação tem um trabalho desenvolvido em um segmento diferente. A Aartecrat tem seu foco no artesanato, mas trabalha também com reciclagem. Possuem 25 sócios. Oficialmente, é a associação mais antiga e está completando dez anos. Alem de possuir um reconhecimento internacional.
Sazonalidade
As festas juninas trazem um aporte financeiro relevante para o comércio. É comum após o aquecimento das vendas de Natal e Ano-Novo, o varejo experimentar uma baixa no fluxo de consumidores nas lojas. Somente alguns segmentos, como o de material escolar, não sofre tanto após este período de festas.
Quando chega maio, o mês do Dia das Mães, e junho, com o Dia dos Namorados e Festas Juninas, o comércio experimenta uma nova guinada no consumo, recuperando as vendas.

0 comentários:

Postar um comentário