quarta-feira, junho 11, 2014

Brasil

POLÍTICA

Quatro razões explicam a divisão do PMDB quanto ao apoio a Dilma

Gabriel Garcia
A convenção do PMDB realizada ontem, em Brasília, escancarou o racha no partido quanto ao apoio à candidatura à reeleição da presidente Dilma Rousseff, com Michel Temer como vice-presidente. A cúpula do partido empenhou-se, na semana passada, em vender o discurso do otimismo, prometendo uma vitória avassaladora dos favoráveis à aliança com o PT.
Aconteceu o contrário. Dos 737 votos disponíveis, Dilma levou o apoio de 398 convencionados, 275 votaram contra a aliança e 64 optaram por branco e nulo. Em termos percentuais, o resultado final ficou assim: 59% favoráveis à reedição da chapa Dilma-Temer, 41% contrários. Abaixo, quatro razões pelas quais o partido se dividiu.
Dificuldade de acordos nos estados
Falta acordo com o PT em uma série de estados, como Ceará, Bahia, Pernambuco, Paraná, Piauí, Goiás e Rio de Janeiro. Apesar da aliança nacional, os candidatos do partido estão liberados para apoiar quem quiser nos estados. O caso mais dramático está no Rio. Lá, foi criado o Aezão - movimento de apoio à candidatura a presidente de Aécio Neves (PSDB) e de reeleição do governador Luiz Fernando Pezão (PMDB)
Insatisfação generalizada com o PT
Está cada vez mais evidente a insatisfação dos peemedebistas com os deputados e senadores do PT. Acredita-se que haverá redução da bancada do PMDB na Câmara, que hoje tem 75 deputados. Segundo vice-líderes, a aliança beneficia apenas o PT, hoje com 88 deputados.
Apoio a Temer
Quem votou pela aliança fez questão de dizer que o apoio é ao vice-presidente Michel Temer. Se dependesse de parte dos peemedebistas, Dilma daria adeus à aliança. Na segunda-feira, o otimista senador Valdir Raupp (RO), presidente nacional do PMDB, disse: "Quem votar contra (a aliança), vota contra o Michel". O discurso era para reforça a tese de apoio ao vice.
Falta de diálogo com dissidentes
A mirrada vitória da aliança com o PPT reduz a autoridade e o poder do PMDB, segundo disse antes da convenção o deputado Eliseu Padilha (PMDB-RS). Ele foi escalado para conversar com os dissidentes do partido. Acontece que a direção partidária não ouviu os dissidentes, que preferiam a neutralidade nas eleições – ou seja, que o partido não apoiasse nenhum candidato.


POLÍTICA

Ibope: Dilma oscila dois pontos para menos; Aécio e Campos sobem

Silvia Amorim, O Globo
Uma pesquisa feita pelo Instituto Ibope a pedido da União dos Vereadores do Estado de São Paulo (Uvesp) foi divulgada ontem e mostra a presidente Dilma Rousseff com 38% das intenções de voto, o senador Aécio Neves (PSDB) com 22% e o ex-governador Eduardo Campos (PSB) com 13%. Dilma oscilou dois pontos percentuais para menos em comparação ao levantamento anterior do Ibope, realizado em maio. Aécio e Campos oscilaram dois pontos para mais.
O dado inédito que a pesquisa traz é o peso do apoio dos vices para as candidaturas. A situação de Dilma e Aécio pouco muda, segundo o levantamento. No caso do tucano, que ainda não definiu o vice, três nomes foram testados - o senador Aloysio Nunes Ferreira, o ex-senador Tasso Jereissati e o ex-governador José Serra.



Comparação entre as pesquisas Datafolha e Ibope. Arte: O Globo


POLÍTICA

Congresso reage e dá prazo para Dilma revogar decreto bolivariano

Veja
A mobilização que começou nas bancadas de oposição se espalhou pelos partidos governistas, e o Congresso Nacional decidiu reagir ao Decreto 8.243/2014, assinado pela presidente Dilma Rousseff. A medida institui, numa canetada, a participação de “integrantes da sociedade civil” (como integrantes de movimentos sociais) em todos os órgãos da administração pública, num ataque à democracia representativa.
Pressionados por líderes de partidos, os presidentes da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), pediram pessoalmente à presidente, que hoje compareceu ao Congresso para a Convenção Nacional do PMDB, que desista do decreto.


Partidos dão prazo para Dilma revogar decreto. Foto: Reuters


POLÍTICA

STF devolve para justiça do Paraná ações sobre Operação Lava-Jato

O Globo
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu ontem remeter para a Justiça no Paraná todas as ações penais originadas na Operação Lava-Jato, da Polícia Federal, que levou para a prisão o doleiro Alberto Youssef. Só será decidido pelo Supremo ações contra o deputado André Vargas (sem partido-PR), que tem direito a foro privilegiado. As ações em andamento e as investigações serão devolvidas à 13ª Vara Federal de Curitiba (PR).
A Segunda Turma do STF, que analisou o caso, determinou a remessa à origem das ações penais do caso e as investigações sobre Carlos Habib Chater, Nelma Kodama e Raul Srour. A decisão foi unânime na segunda Turma. O relator, ministro Teori Zavascki, decidiu pelo envio das ações para tribunais nos estados.


ESPORTES

Na TV, Dilma usa Copa para atacar adversários

Gabriel Castro, Veja
Dilma Rousseff, a presidente-candidata, fez ontem um discurso em cadeia de rádio e televisão para comemorar a chegada da Copa do Mundo - e, claro, se promover utilizando as prerrogativas do cargo. Dilma falou por dez minutos e fez afirmações que suscitaram críticas imediatas de opositores.
Ignorando as muitas obras que não ficaram prontas a tempo (e as que ficaram às custas de muito dinheiro desperdiçado), ela celebrou o início do torneio esportivo e atacou os críticos, que chamou de "pessimistas". "Os pessimistas diriam que não teríamos Copa porque não tínhamos estádios. Os estádios estão aí, prontos. Diziam que não teríamos Copa porque não teríamos aeroportos. Praticamente dobramos a capacidade dos nossos aeroportos", disse ela.



Dilma Rousseff faz pronunciamento sobre a Copa no Brasil. Foto: Reprodução


ESPORTES

Dirigentes pedem que Blatter deixe o cargo em 2015

BBC Brasil
A dois dias do início da Copa do Mundo, dirigentes de associações de futebol da Europa criticaram o presidente da Fifa, Joseph Blatter, e pediram que ele deixe o cargo em 2015. As declarações vieram à tona durante o congresso anual da Fifa, que está acontecendo em São Paulo, e em meio a uma onda de suspeitas de corrupção contra o órgão.
A Fifa está investigando acusações de que houve corrupção na eleição do Catar como país-sede da Copa de 2022. O presidente da associação holandesa de futebol, Michael van Praag, disse que Blatter não deve tentar a reeleição no ano que vem e que já é hora de colocar fim ao seu reinado.


Blatter é acusado de ser o 'principal responsável' pelas acusações de corrupção envolvendo a Fifa. Foto: AFP


GERAL

Um em cada três adultos tem pré-diabetes, diz estudo

O Globo
Mais de um em cada três adultos está agora à beira de desenvolver diabetes devido a crescentes níveis de obesidade e estilo de vida sedentário, segundo um estudo britânico. No Reino Unido, o estudo mostrou que em milhares de adultos, as taxas de diabetes limítrofes triplicaram em apenas oito anos.
Os autores do estudo acreditam que “o aumento extremamente rápido” em tão pouco tempo provavelmente resultará em um aumento acentuado em diabetes que vai custar vidas. As pessoas são classificadas com pré-diabetes quando têm mais que os níveis normais de glicose no sangue.



Aumento de obesidade e estilo de vida sedentário aumentam os índices da doença. Foto: Joerg Sarbach / AP


GERAL

Cientistas usam genética para eliminar mosquitos que espalham malária

BBC Brasil
Com o objetivo de controlar a malária, cientistas criaram mosquitos geneticamente modificados que produzem 95% de descendentes do sexo masculino. Em testes com grupos de estudo isolados, os mosquitos com o código genético alterado causaram uma drástica redução no número de fêmeas e até o extermínio populacional dos insetos.
Segundo um dos autores do estudo, o pesquisador Andrea Crisanti, da Universidade Imperial de Londres, ambos os efeitos são benéficos. Como apenas as fêmeas do mosquito espalham a doença, uma queda no número da população feminina pode diminuir a propagação da doença, enquanto o extermínio quebraria o ciclo de transmissão.



Apenas as fêmeas do mosquito transmitem a doença. Foto: AFP


ECONOMIA

Brasil tem o sexto maior imposto para empresas

O Globo
O Brasil tem a sexta maior alíquota de imposto para empresas entre 130 países pesquisados, segundo um levantamento feito pela KPMG Internacional. De acordo com a consultoria, a carga tributária no Brasil chega a 34%. Em primeiro lugar, ficaram os Emirados Árabes, com alíquota de 55%, enquanto à frente dos países que menos cobram imposto das empresas apareceu Montenegro, com carga tributária de 9%.
Considerando somente os países do G-20, que englobam as vinte maiores economias do planeta, o Brasil sobe para o terceiro lugar, atrás apenas de Estados Unidos (40%) e Japão (35,64%), apontou o levantamento da KPMG.


ECONOMIA

BC lança aplicativo que ajuda a identificar notas falsas de real

O Globo
De olho no grande número de turistas circulando pelo país nas próximas semanas, o Banco Central lança nesta quarta-feira um aplicativo que ajuda a reconhecer as notas verdadeiras de real. Também será lançada a nova versão do aplicativo criado pela autarquia com informações sobre pontos de câmbio no país.
O aplicativo Dinheiro Brasileiro, disponível para tablets e smartphones, fornece informações sobre os elementos de segurança das cédulas do real. Segundo o BC, a ferramenta facilita o reconhecimento das cédulas pela população brasileira e por turistas estrangeiros que visitarem o país.


Notas de real. Foto: Adriano Machado / Bloomberg News


ECONOMIA

Brasil só crescerá mais que Argentina e Rússia em 2014

Flávia Barbosa, O Globo
O Banco Mundial se juntou ao grupo de instituições pessimistas com o ritmo da economia brasileira em 2014. No relatório “Perspectivas Econômicas Globais” de junho, o organismo multilateral projeta crescimento de 1,5% para o Brasil este ano, praticamente um ponto percentual abaixo dos 2,4% estimados em janeiro.
O desempenho brasileiro só não será pior — entre as principais nações emergentes e em desenvolvimento — do que o da Argentina, que ficará estagnada, o da Rússia, com alta de 0,5%, e o do Irã, que terá expansão também de 1,5%. Entre 2014 e 2016, o Brasil crescerá abaixo da média dos emergentes e da economia global, devido, entre outros, aos gargalos de infraestrutura e a ausência de reformas estruturais.



Dados foram divulgados ontem. Infográfico: O Globo


MUNDO

Irlanda investiga a “abominação” dos abrigos para mães solteiras

Walter Oppenheimer, El País
O Governo da Irlanda concordou nesta terça em realizar uma comissão de investigação que traga luz sobre “a abominação”, nas palavras do primeiro ministro Enda Kenny, sobre o que foram durante décadas no século passado os abrigos para mães solteiras e seus filhos.
A República decidiu assim confrontar um dos episódios mais obscuros, o drama sofrido por mais de 35.000 mães solteiras em 10 centros de acolhida geridos por freiras da igreja católica, ainda que a investigação se estenda também aos centros de acolhida geridos em conjunto no país pelo Estado e pela Igreja da Irlanda, protestante.



Antigo convento em Tuam, onde estão enterrados os corpos de 800 crianças. Foto:Aidan Crawley / EFE


MUNDO

Alemanha repreende o Reino Unido por ultimato contra Juncker

Claudi Pérez, El País
A dona da chave de quase tudo na União Europeia, a chanceler alemã, Angela Merkel, despachou ontem sem consideração o ultimato do primeiro-ministro britânico, David Cameron, sobre a saída do Reino Unido da UE caso o líder conservador – e federalista convicto – Jean-Claude Juncker seja o próximo presidente da Comissão Europeia. “As ameaças não fazem parte do espírito europeu”, disse a chanceler.
Merkel causou assim um sonoro revés público para Cameron, que aspirava convencer a chanceler de que o candidato do Partido Popular não é uma pessoa idônea para tomar as rédeas da Comissão. “Houve demasiadas declarações nos últimos dias; temos de voltar ao caminho responsável, construtivo”, sustentou Merkel em Harpsund (Suécia).



Rutte, Merkel, Reinfeldt e Cameron, esta terça na Suécia. Foto: Reuters


MUNDO

Al Gore diz que violações da NSA são maiores do que as de Snowden

O Globo
Edward Snowden recebeu o apoio do ex-vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore, a mais alta autoridade dos EUA a se solidarizar com o ex-analista de informática que serviu de fonte para centenas de reportagens que mostraram a espionagem sem limites do governo americano.
Al Gore classificou o vazamento feito por Snowden como um “serviço importante”. Perguntado se o americano, cujo asilo na Rússia expira em dois meses, era um traidor ou um informante, o ex-presidente afirmou: "O que ele revelou enquanto violava importantes leis incluíam violações da Constituição americana que eram maiores do que os crimes que ele cometeu".


Edward Snowden em entrevista ao Channel 4 em uma mensagem de Natal, no ano passado. Foto: AFP

0 comentários:

Postar um comentário