quarta-feira, julho 30, 2014

Brasil

POLÍTICA

Nacionalismo canhestro, por Merval Pereira

Merval Pereira, O Globo
De duas, uma: ou há uma conspiração internacional contra o Brasil, ou o governo brasileiro está flertando perigosamente com o perigo, alheio às advertências que partem de todos os lados sobre as fragilidades de nossa economia.
Ontem, foi o Fundo Monetário Internacional (FMI) que colocou o país entre as cinco economias mais vulneráveis do mundo, ao lado de Índia, Turquia, Indonésia e África do Sul.
Também a agência de classificação Moody’s divulgou um relatório no qual afirma que a Petrobras é, entre as empresas petrolíferas da América Latina, a que corre o maior risco financeiro porque está sendo usada politicamente para segurar a inflação com o represamento dos preços de combustíveis no país.
E o que respondem nossos dirigentes? Ao mesmo tempo em que vibram com a derrota política que impuseram ao banco espanhol Santander, tratam de declarar platitudes, à espera de que as coisas melhorem por si, sem demonstrar a menor intenção de fazer mudanças no rumo tomado. Ao contrário, consideram que não há o que mudar.
A única concessão feita pela presidente Dilma foi admitir que o ex-presidente Lula errou ao julgar que a crise financeira que estourou em 2008 chegaria ao Brasil como uma “marolinha”.
A presidente Dilma mais uma vez considera “inadmissível” o pessimismo em relação à economia brasileira, e compara-o ao pessimismo sobre a Copa no Brasil. Para Dilma, não há necessidade de mudanças. Ela nega que a inflação no país esteja “descontrolada”.
Já o ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que o FMI comete o mesmo equívoco de outros organismos no passado, quando afirmaram que o Brasil estaria entre as cinco economias mais frágeis. 

















Guido Mantega, ministro da Fazenda - Foto: AE



MUNDO

Um passarinho fala a Maduro sobre Chavez

Le Fígaro
Um passarinho assegurou ao presidente da Venezuela, Nicolas Maduro, que seu predecessor, Hugo Chavez, falecido em 5 de Março de 2013 e que festejaria seus 60 anos, ontem, segunda-feira, "estava feliz e cheio de amor".
"Eu quero vos assegurar, mais uma vez, que um passarinho se aproximou e me disse que o Comandante Chavez estava feliz e cheio de amor, pela lealdade de seu povo", falou Maduro durante uma cerimônia em homenagem ao falecido presidente, em sua cidade natal de Sabaneta, no sudoeste da Venezuela.
Herdeiro político de Chavez (1999-2013), Nicolas Maduro já tinha relatado, no ano passado, que seu mentor tinha aparecido diante dele, na forma de um passarinho, quando da campanha para a eleição presidencial, em 2013, o que provocou uma grande onda de críticas e deboches.













Nicolás Maduro, presidente da Venezuela 


POLÍTICA

Michel Temer tenta enquadrar Paulo Skaf em São Paulo

João Domingos e Ricardo Galhardo, Estadão
O vice-presidente da República Michel Temer agiu, ontem, para enquadrar o candidato ao governo de São Paulo pelo seu partido, Paulo Skaf, exigindo que ele abra palanque no Estado para a presidente Dilma Rousseff, candidata do PT à reeleição. Em outra frente, o PT tenta isolar o presidente licenciado da Fiesp, que quer manter a campanha desvinculada da presidente.
Na segunda, Skaf gerou um grande mal-estar na aliança nacional ao publicar em suas páginas oficiais na internet um vídeo em que ironiza as investidas pelo palanque duplo para Dilma no maior colégio eleitoral do País. O peemedebista, na gravação, responde a uma mensagem no celular afirmando que a pergunta sobre o apoio ao PT é coisa de quem “sabe de nada, inocente”.


POLÍTICA

'Vão ter que demitir muita gente', ironiza Aécio sobre informe

Maria Lima, O Globo
O candidato à Presidência da República pelo PSDB Aécio Neves ironizou a demissão de um funcionário do banco Santander, anunciada ontem pelo presidente mundial da instituição Emílio Botín, por ter associado a presidente Dilma à piora do quadro econômico no país.
Aécio disse que muitas pessoas precisariam ser demitidas por fazerem avaliações negativas do governo. "Se forem demitir todos que fizeram avaliação negativa do governo, vão ter que demitir muita gente. Ninguém contestou a avaliação, se contentaram em pedir a punição", comentou.



Senador Aécio Neves. Foto: O Globo


POLÍTICA

Pasadena: Cardozo confirma que tentou adiar votação do TCU

Alessandro Lo-Bianco, O Globo
O Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, afirmou ontem, no Rio de Janeiro, que esteve no Tribunal de Contas da União (TCU) acompanhando o Advogado-Geral da União (AGU) Luis Inácio Adams, para avaliar se existiria a possibilidade de que fosse concedido mais tempo para que a União apresentasse a sua defesa no processo que investiga a compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos, que causou um prejuízo de quase U$ 1 bilhão aos cofres públicos.
O governo teria feito uma articulação envolvendo Adams e até mesmo o ex-presidente Lula, para tentar engavetar o processo do Tribunal de Contas da União (TCU).



Ministro da Justiça José Eduardo Cardozo. Foto: Ueslei Marcelino / Reuters


POLÍTICA

Promotoria suspeita que petista e empresas lavaram dinheiro para PCC

Estadão
O deputado estadual Luiz Moura (PT) e cinco empresas de ônibus que operam em São Paulo são citados em investigação que apura esquemas de lavagem de dinheiro para o Primeiro Comando da Capital (PCC). O procedimento, sigiloso, é coordenado pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público Estadual. Moura nega as acusações.
O Tribunal de Justiça ainda precisa dar aval para que o deputado seja investigado. Ele está suspenso do PT desde o mês passado. Moura foi flagrado pela Polícia Civil em março, em uma reunião de perueiros em que havia suspeitos de integrar a facção criminosa.



O deputado Luiz Moura, do PT. Foto: Estadão


GERAL

Policiais brasileiros querem desmilitarizar a instituição

Afonso Benites, El País
Marcos é um policial militar de São Paulo. Adriano é policial federal no Rio Grande do Sul. E Gilson atua na Polícia Civil de Mato Grosso. Apesar de trabalharem em instituições e Estados diferentes, os três fazem parte de um grupo que até então não tinha dado as caras na segurança pública brasileira, o de agentes insatisfeitos com o atual modelo de policiamento e que defendem a desmilitarização da polícia brasileira.
Uma pesquisa divulgada em São Paulo, nesta quarta-feira, pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostra que 73,7% dos policiais brasileiros são a favor da desvinculação da polícia dos meios militares. Até a maioria dos policiais militares (76,3%) querem a desmilitarização da corporação.



Policiais militares durante um protesto em São Paulo no mês de março. Foto: Bosco Martín


GERAL

Santa Casa deixa administração de hospital em Franco da Rocha

Lívia Machado, G1
A Santa Casa de Misericórdia de São Paulo deixará de administrar o Hospital Estadual de Franco da Rocha, na Grande São Paulo. O centro médico é referência, de acordo com dados do governo do estado, para 540 mil pacientes de ao menos cinco cidades da região metropolitana. Os funcionários do centro médico foram notificados na sexta-feira (25).
Tanto a Secretaria de Estado da Saúde quanto a Irmandade Santa Casa de Misericórdia não deram detalhes sobre o rompimento do contrato. Não foi informado quem passará a administrar o hospital e se a mudança afeta o atendimento de pacientes.

0 comentários:

Postar um comentário