quinta-feira, julho 31, 2014

Brasil

POLÍTICA

Ibope Rio: Crivella, Garotinho e Pezão estão tecnicamente empatados

Cássio Bruno, O Globo
A primeira pesquisa Ibope dos candidatos ao governo do Rio de Janeiro após a definição das candidaturas traz Anthony Garotinho (PR), Luiz Fernando Pezão (PMDB) e Marcelo Crivella (PRB) tecnicamente empatados em primeiro lugar. Garotinho está com 21% das intenções de voto, seguido por Crivella com 16% , e Pezão com 15%.
A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O candidato do PT Lindbergh Farias está com 11% das intenções. Dayse Oliveira, do PSTU, soma 2% do total, e Ney Nunes (PCB) e Tarcísio Motta (PSOL) estão com 1% cada. Votos em branco ou nulo somam 21%. Não sabe ou não responderam, 12%.



Infográfico: O Globo


POLÍTICA

Ibope aponta vitória de Alckmin no primeiro turno em São Paulo

O Globo
Pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira mostra que governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), seria reeleito no primeiro turno. O tucano tem 50% das intenções de voto. Paulo Skaf (PMDB) aparece em segundo, com 11%. Alexandre Padilha (PT) é o terceiro com 5%.
Essa é a primeira pesquisa do Ibope para o governo de São Paulo realizada nesta eleição, por isso não é possível comparar a evolução do desempenho dos candidatos. Gilberto Natalini (PV), Laércio Benko (PHS), Raimundo Sena (PCO), Wagner Farias (PCB) e Gilberto Maringoni (PSol) aparecem com 1% cada.

POLÍTICA

Ibope Minas: Pimentel e Pimenta da Veiga estão tecnicamente empatados

O Globo
Em Minas Gerais, a pesquisa Ibope encomendada pela TV Globo apontou empate técnico para o governo entre os candidatos Fernando Pimentel (PT), que aparece com 25% das intenções de voto, e Pimenta da Veiga (PSDB), com 21%. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. Tarcísio Delgado (PSB) registrou 3%.
Andre Alves (PHS) e Eduardo Ferreira (PSDC) têm 2%. Cleide Donária (PCO), Fidélis (PSOL) e Professor Túlio Lopes (PCB) possuem 1% cada. Votos brancos e nulos chagam a 13%. Os eleitores que não sabem são 31%.

L
POLÍTICA

Ibope aponta Arruda com 32%, Agnelo com 17% e Rollemberg com 15%

Chico de Gois, O Globo
Pesquisa eleitoral realizada pelo Ibope em parceria com a Rede Globo aponta que, se as eleições fossem hoje, José Roberto Arruda (PR) seria eleito governador do Distrito Federal. Ele foi citado por 32% dos entrevistados. O atual governador, Agnelo Queiroz (PT), que concorre à reeleição, tem 17% e, em terceiro lugar, vem o senador Rodrigo Rollemberg (PSB), com 15%.
Toninho do PSOL foi escolhido por 6% dos eleitores, enquanto o deputado federal Luiz Pitiman (PSDB) ficou com 5%. Perci Marra (PCO) não pontuou. A margem de erro é de três pontos percentuais. Ainda de acordo com o Ibope, Agnello é o que tem a mais alta taxa de rejeição - 46% disseram que não votariam nele de jeito nenhum.


POLÍTICA

Armando Monteiro lidera disputa pelo governo de Pernambuco com 43%

Letícia Lins, O Globo
Como se não bastassem os baixos percentuais de intenção de voto que o candidato do PSB à sucessão presidencial, Eduardo Campos, vem ostentando nas pesquisas de opinião, o seu afilhado político, Paulo Câmara (PSB), também não está conseguindo decolar nas pesquisas.
É que o senador licenciado Armando Monteiro Neto (PTB) lidera a corrida sucessória rumo ao Palácio do Campo das Princesas, em Pernambuco. De acordo com pesquisa do Ibope encomendada pela TV Globo, ele teria 43% dos votos, caso a eleição fosse hoje. O segundo colocado é o ex-secretário da Fazenda, Paulo Câmara (PSB), que aparece com apenas 11%.


POLÍTICA

Aécio admite ter pousado em aeroporto de Cláudio

Débora Bergamasco, Estadão
Cerca de dez dias após a revelação de que o governo de Minas, durante sua gestão, construiu um aeroporto em área desapropriada de um parente seu, em Cláudio (MG), o candidato do PSDB à Presidência, Aécio Neves (PSDB), admitiu ontem pela primeira vez que utilizou a pista.
O aeroporto - localizado em área que pertencia ao tio-avô do tucano, Múcio Tolentino, a 6 km de uma propriedade de Aécio e familiares - não tem homologação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e, por isso, só poderia ser usado por helicópteros, e não por aviões.


Senador Aécio Neves. Foto: Ueslei Marcelino /Reuters


POLÍTICA

Juíza entende que Genoino tem direito a redução de 34 dias de pena

Eduardo Bresciani e Evandro Éboli, O Globo
A juíza Leila Cury, da Vara de Execuções Penais do Distrito Federal, reconheceu que o ex-presidente do PT José Genoino pode reduzir em 34 dias a sua pena, direito adquirido por conta de dias trabalhados e pelos cursos que está fazendo.
A decisão da juíza foi remetida para o relator dos recursos dos condenados do mensalão no STF, ministro Luís Roberto Barroso, mas, como a Corte ainda está em recesso, o presidente do tribunal em exercício, Ricardo Lewandowski, pode tomar essa decisão sozinho.


Defesa de José Genoino afirma que devido aos trabalhos e cursos realizados na cadeia, ele já poderia cumprir prisão domiciliar. Foto: Ailton de Freitas / O Globo


POLÍTICA

Pezão diz que Bethlem já avisou a aliados que desistirá da reeleição

Juliana Castro, O Globo
Durante visita às obras de um conjunto habitacional em Ramos, ontem, o governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) disse que o deputado federal Rodrigo Bethlem, do mesmo partido, já avisou a interlocutores que vai desistir da candidatura à Câmara dos Deputados.
"Estou sabendo que chamou diversas pessoas que estão fazendo dobradinha com ele e já comunicou que não será candidato", afirmou o governador, que concorre à reeleição.



Deputado federal Rodrigo Bethlem. Foto: O Globo


GERAL

Europa libera 2 milhões de euros para combater ebola na África

Veja
A União Europeia (UE) anunciou nesta quarta-feira uma nova ajuda de 2 milhões de euros para a luta contra o ebola nos países da África Ocidental. "O nível de contaminação é extremamente preocupante e devemos aumentar nossa ação antes que mais vidas sejam perdidas", afirmou em comunicado Kristalina Georgieva, responsável pelo setor de ajuda humanitária da UE.
A nova parcela se soma aos 3,9 milhões de euros que o bloco destinou à causa entre abril e junho. Três entidades vão coordenar a ajuda: Organização Mundial da Saúde (OMS), que fornece equipamentos e assessoria; Médicos Sem Fronteiras, responsável pelo apoio clínico para isolar e conter a epidemia; e Cruz Vermelha, encarregada das medidas preventivas.



Enfermeira espalha desinfetante em um Hospital nas proximidades de Monrovia, na Libéria. Foto: EFE


GERAL

Instituto diz que há 'evidências' de racionamento de água em São Paulo

Fabio Leite, Estadão
O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) enviou, ontem, uma carta para a Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp) afirmando haver "evidências de que está ocorrendo racionamento de água em São Paulo". A agência investiga desde maio a suspeita de que a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) esteja fazendo rodízio noturno ao reduzir a pressão da água na rede durante a madrugada.
Segundo o Idec, a campanha "Tô sem água", lançada no dia 26 de junho, recebeu 494 relatos de cortes no abastecimento até o dia 28 deste mês, uma média de 14 por dia. Entre os participantes, 73% afirmam que falta água uma vez por dia. Para 74%, as interrupções ocorrem à noite.

0 comentários:

Postar um comentário