terça-feira, julho 22, 2014

Deputado deixa o PROS e desiste da candidatura

Image-0-Artigo-1663203-1
Deputado Hermínio Resende comunicou sua decisão ao vice-governador Domingos Filho, o seu preferido para ser o candidato
FOTO: LUCAS DE MENEZES
O deputado estadual Hermínio Resende (PROS) renunciou sua candidatura à reeleição para apoiar o candidato ao Governo do Estado Eunício Oliveira (PMDB), adversário do candidato do PT, Camilo Santana, que foi indicação do governador Cid Gomes (PROS). De acordo com Resende, mesmo o PROS com cinco nomes aptos a disputar a chefia do Executivo no Ceará, "por pressão do (deputado federal José Nobre) Guimarães", a escolha foi por um petista.
Além de Resende, as únicas renúncias registradas até então pelo portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) são as de Idemar Citó, do Democratas (DEM), e Cristiano Andrade, do Partido da Mobilização Nacional, o PMN. Na manhã de ontem, também foram divulgados os primeiros deferimentos de candidaturas dos postulantes aos cargos de deputado estadual e federal no Ceará. Até o momento, são totalizados 825 pedidos de registros de candidaturas, incluindo os dos quatro candidatos a governador do Estado, que ainda aguardam deliberação da Justiça Eleitoral.
No Estado, pelo menos 19 candidaturas já estão deferidas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), ou seja, aptas a concorrerem às vagas disputadas.
Todos esses 19 candidatos são do Partido Social Cristão (PSC) e do Partido Comunista do Brasil (PCdoB). No Ceará foram registradas 605 solicitações de candidaturas para deputado estadual, 204 para federal, além de quatro para governador e vice-governador e outras quatro para senador com seus respectivos suplentes.
Assimilaram
Em entrevista ao Diário do Nordeste, o deputado Hermínio Resende disse não entender como um partido "com vários nomes fortes" para disputar uma vaga ao Governo Estadual decidiu indicar um nome de outro partido, neste caso, Camilo Santana do PT. A renúncia do parlamentar, para evitar qualquer represália por parte do PROS, é apenas um reflexo da insatisfação de parte dos membros do partido do governador Cid Gomes que ainda não assimilaram a candidatura encabeçada por um petista.
Resende afirmou ainda que tentou dialogar com Santana, mas este não o recebeu. Ele também não havia informado ao partido a sua decisão de apoiar a candidatura do peemedebista Eunício Oliveira, mas disse ter comunicado o fato ao vice-governador, Domingos Filho (PROS). "Eu peço a Deus apenas que o meu candidato ganhe e que continue o trabalho realizado pelo governador Cid Gomes. Eu sou analfabeto em política, mas não quero um centavo do Eunício Oliveira", disse ele.
Federal
Já o democrata Idemar Citó chegou a registrar pedido de candidatura para deputado federal, no entanto mudou de ideia e vai para a reeleição. O democrata havia desistido de uma candidatura à reeleição e tentaria uma das 22 cadeiras da Câmara dos Deputados. Para deputado federal, a chapa formada por DEM, PPS, PSDC e PTN tem como postulantes o ex-deputado federal Moroni Torgan (DEM), e o vereador Alípio Rodrigues (PTN).
De acordo com o advogado do partido, Dorgival Lucas, a candidatura do deputado será preenchida entre as seis remanescentes, visto que a coligação para estadual, formada por PMDB, PR, DEM, PRP e PSDB ainda não concluiu a totalidade de registros, pois dos 90 candidatos possíveis, ainda havia seis vagas remanescentes.
Com a candidatura para a estadual, o parlamentar poderá injetar algo em torno de 40 mil votos à coligação proporcional para o Legislativo do Ceará. No entanto, a coligação federal irá perder, proporcionalmente, o dobro disso, conforme informou o advogado da sigla.

0 comentários:

Postar um comentário