segunda-feira, agosto 18, 2014

Brasil

POLÍTICA

Marina tem 21% no primeiro turno e venceria Dilma no segundo

Gabriel Garcia
A primeira pesquisa eleitoral para presidente da República após a morte de Eduardo Campos, realizada pelo Instituto Datafolha, põe a ex-senadora Marina Silva (PSB) com 21% das intenções de voto.
Marina desbanca o senador Aécio Neves (PSDB) na segunda posição. Aécio aparece com 20% das intenções de voto, o que representa empate técnico. A presidente Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, tem 36% da preferência do eleitorado.
As informações foram divulgadas nesta segunda-feira pela Folha de S.Paulo.
Com Marina, praticamente está descartada a chance de a eleição ser definida no primeiro turno.
Na próxima quarta-feira, o PSB se reúne para decidir se lança ou não a ex-ministra como candidata a presidente pelo partido, em substituição a Eduardo. Tal fato é dado como certo. A reunião servirá mais para sacramentar o nome do candidato a vice. O mais cotado é o deputado Beto Albuquerque (PSB-RS).
Em uma simulação de segundo turno, Marina venceria Dilma, com 47% das intenções de voto contra 43% da petista - situação de empate técnico.
Se o candidato no segundo turno for Aécio, Dilma venceria por 47% a 39%. É o que diz o Datafolha. Dilma ampliou sua vantagem sobre Aécio. Em julho, o cenário era de 44% a 40%.
De acordo com a pesquisa,  a diferença agora está na queda do número de eleitores sem candidato. Com Eduardo, as intenções de voto nulo ou em branco eram 13%. Com Marina, a taxa cai para 8%. Indecisos passaram de 14%, em julho, para 9%, no levantamento atual.
Sem Marina na disputa, segundo o Datafolha, Dilma venceria no primeiro turno, com 41% das intenções de voto, 8% a mais do que a soma dos demais concorrentes.
Por outro lado, houve leve melhora na avaliação do governo. A taxa de rejeição de Dilma - aqueles eleitores que não votam de jeito nenhum em determinado candidato - passou de 35% para 34%. Mesmo assim, ela lidera tal índice. Aécio tem 18% de rejeição e Marina Silva, 11%.
O Datafolha ouviu 2.843 eleitores em 176 municípios nos dias 14 e 15 de agosto. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.



POLÍTICA

Viúva terá papel central na escolha do nome do vice da chapa do PSB

Júnia Gama e Eduardo Bresciani, O Globo
Em conversas no domingo, após o enterro de Eduardo Campos, socialistas acertaram que o presidente do PSB, Roberto Amaral, e o secretário-geral do partido, Siqueira Campos, conversarão na manhã desta segunda-feira com a viúva do ex-governador, Renata Campos, sobre a situação da vaga para vice. Não se trata de um convite, explicam integrantes do partido, mas de uma consulta às perspectivas da viúva de Campos sobre a sucessão.
Ontem, enquanto Renata Campos amamentava Miguel, seu bebê de quase sete meses, em uma sala no segundo andar do Palácio das Princesas, onde eram velados os restos mortais do marido, nas salas ao lado muitas das conversas já eram sobre o papel político que “dona Renata”, como o ex-governador de Pernambuco a chamava, terá a partir de agora.



A viúva Renata, ao lado de um dos cinco filhos, observa retrato de Eduardo Campos durante velório realizado no Palácio do Campo das Princesas - Foto: Pedro Kirilos / O Globo


POLÍTICA

Corpo de Campos é enterrado diante de gritos políticos e cantos

Afonso Benites, El País
Os restos mortais do ex-governador de Pernambuco e presidenciável Eduardo Campos foram enterrados na noite deste domingo em um ambiente que misturava política, folclore pernambucano e fé religiosa no Recife. Cerca de 130.000 pessoas, segundo a Polícia Militar, participaram das solenidades do velório e sepultamento do líder do PSB.
Desde o Palácio do Campo das Princesas, onde ocorreu o velório, até o cemitério do Santo Amaro, os admiradores de Campos e os militantes do partido dele alternavam cânticos de igrejas com gritos políticos. Em um momento cantavam a música "Entra na minha casa" para logo depois entoar o hino nacional ou para criticar a presidente Dilma Rousseff (PT). Em várias ocasiões gritaram “fora Dilma”, mesmo depois de a mandatária ter deixado a cidade.



A viúva e os filhos de Eduardo Campos durante o velório em Recife - Foto: EFE


POLÍTICA

A fé evangélica de Marina Silva gera dúvidas sobre sua candidatura

Camila Moraes, El País
É grande a expectativa geral em relação à candidatura de Marina Silva, já apontada como a substituta do Partido Socialista Brasileiro (PSB) nas eleições de outubro à presidência do Brasil depois da morte do candidato Eduardo Campos. E, especialmente, sobre a linha de conduta que guiará sua campanha no PSB a partir de agora.
De maneira particular, é o fato de ser evangélica o que mais agita os que temem que ela possa assumir posturas conservadoras sobre temas sensíveis como o aborto, os homossexuais e as próprias relações entre religião e governo. “Marina é uma pessoa evangélica que é política. Não uma política evangélica, nos moldes dos integrantes da bancada evangélica. Ela não é um Marco Feliciano”, esclareceu Cláudio Couto, cientista político.



Marina segura na mão de Renata na missa pública de Eduardo Campos - Foto:Reuters


POLÍTICA

Datafolha: 35% dos eleitores de SP reprovam governo de Dilma

Estadão
A mais recente pesquisa do Datafolha sobre avaliação do governo Dilma Rousseff (PT), realizada em oito Estados na semana passada, mostra resultados distintos nos dois maiores colégios eleitorais do País, São Paulo e Minas Gerais. O resultado foi divulgado ontem. Em São Paulo, o maior colégio eleitoral, com 22% do eleitorado, a aprovação à gestão Dilma continua menor do que a avaliação negativa.
Os que consideram o governo ótimo/bom somam 24%, oscilação de um ponto porcentual em relação ao levantamento anterior (23%). Enquanto a reprovação ao seu governo está em 35%, uma melhora em relação aos 39% de reprovação de julho.


GERAL

Assaltante se entrega após fazer refém em igreja de Ipanema

Gabriela LealMaíra Rubim e Matheus Carrera, O Globo
Um homem armado invadiu, na tarde de domingo, uma missa na Paróquia Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, e manteve o fiel Eduardo Janeiro do Amaral como refém por mais de duas horas. O bandido, identificado como Carlos Alberto de Souza Júnior, de 35 anos, entrou na igreja pouco antes das 17h, após assaltar a Drogaria Pacheco, na Rua Visconde de Pirajá, entre as ruas Garcia D’Ávila e Maria Quitéria.
Ele e um cúmplice fugiram a pé da loja, quando policiais militares chegaram ao local, e tentaram render um taxista na esquina das ruas Visconde de Pirajá e Joana Angélica. O motorista, no entanto, reagiu. De acordo com testemunhas, nesse momento o outro assaltante fugiu, mas Carlos Alberto entrou na paróquia em busca de um refém.



Assaltante se entrega à polícia após fazer refém dentro de igreja - Foto: Marcelo Carnaval / O Globo


GERAL

Os órfãos da epidemia

José Naranjo, El País
Hawaiu gosta de dançar. Basta que sua avó Mami Kamara, de 55 anos, comece as primeiras sílabas de uma canção para que a pequena, de apenas três anos, comece a mexer os braços ao ritmo da música. Seu irmão Amadu, de quatro, gosta de correr de um lado para o outro. Também faz o gesto de chutar uma bola, mas em Kula, na localidade serra-leonesa de Kailahun, não existem muitas bolas para que ele possa chutar.
Nem bolas, nem bonecas, nem carrinhos. "Às vezes me perguntam onde estão seus pais e digo que foram embora, que não vão mais voltar. Se estão tristes, dou bolachas, não tenho outra coisa", assegura a avó. São os órfãos do ebola, crianças que perderam seus pais e que estão sendo acolhidos por familiares ou vizinhos que se atrevem a romper o estigma que pesa sobre esta doença. Órfãos, mas não totalmente abandonados.


Dois irmãos que vivem com a avó após a morte de seus pais - Foto: El País


GERAL

Homens armados atacam centro de quarentena do ebola na Libéria

O Globo
Um centro de quarentena para pacientes suspeitos de contaminação do vírus do ebola na capital da Libéria, Monróvia, foi atacado e saqueado por homens armados. No total, havia 29 pacientes no centro, nove morreram e outros 20 que estavam sendo monitorados tiveram que fugir, aumentando o risco de contaminação.
As informações foram divulgadas pela polícia local. “Eles arrombaram as portas e saquearam o local. Todos os pacientes fugiram”, afirmou Rebecca Wesseh, uma testemunha do incidente, que ocorreu na madrugada de ontem no município de West Point, um dos mais populosos da região e o centro da epidemia na capital.



Cartazes alertam população de Monróvia que ebola é real - Foto: Abbas Dulleh / AP



ECONOMIA

Mercado de trabalho é tema da reunião de chefões de bancos centrais

O Globo
Começa na quinta-feira a reunião anual que envolve diretores de grandes bancos centrais e economistas em Jackson Hole, Wyoming. Desta vez, são poucos os que esperam um discurso como o do presidente do Federal Reserve, o banco central americano, há dois anos, que preparou o caminho para um plano de estímulo de US$ 85 bilhões mensais sem precedentes na história do país.
Entre os tópicos que devem ser abordados do dia 21 ao dia 23 está o mercado de trabalho nas maiores economias do mundo, o que pode dar algumas dicas do caminho que a política monetária vai seguir nos próximos meses.


ECONOMIA

Explosão em refinaria da Petrobras deixa um trabalhador ferido

Ramona Ordoñez, O Globo
Uma explosão ocorrida na Estação de Tratamento de Efluentes da refinaria da Petrobras Isaac Sabbá (Reman), em Manaus, no último sábado por volta das 22h50, deixou um trabalhador ferido. Segundo a companhia, a ocorrência foi controlada pela brigada de emergência da refinaria, mas um técnico de operação sofreu queimaduras.
A empresa explicou que o trabalhador foi levado ao ao Hospital 28 de Agosto, na capital do Amazonas, onde está sendo atendido na Unidade de Tratamento de Queimados.

0 comentários:

Postar um comentário