segunda-feira, setembro 29, 2014

Eunício Oliveira e Camilo Santana trocam acusações em debate na TV

Os quatro candidatos a governador do Ceará estiveram em debate (Foto: TV Diário/Reprodução)
Eunício Oliveira (PMDB) e Camilo Santana (PT), os dois candidatos a governador do Ceará mais bem posicionados nas pesquisas de intenção de voto, trocaram acusações em debate na TV neste domingo (28). O candidato petista questionou o adversário por que está sendo acusado de participação no caso de desvio de verba que ficou conhecido como “escândalo dos banheiros” na propaganda política.
Eunício respondeu que não é autor das denúncias reproduzidas em seu horário eleitoral, mas o Ministério Público. “Nunca fiz uma acusação ao senhor, muito menos acusação leviana. O seu padrinho político é que está me caluniando e estou processando. Quem está acusando o senhor não sou eu, é o Ministério Público. O programa [eleitoral] apenas publicizou o que a denúncia diz, que é público, está na internet.”“Nos últimos dias você tem usado seu tempo de TV para me atacar covardemente. Quero falar na sua cara e quero que olhe na minha cara para me dizer do que o senhor está me acusando. Quem está envolvido no escândalo dos banheiros criminal e penalmente são os seus aliados. O meu nome foi citado por eu ser secretário e já fui isento de qualquer participação. Estou indignado com isso”, afirmou Camilo Santana.
Segundo o Ministério Público, verba destinada a construção de kits sanitários para a população carente foi desviada para financiar campanha política de candidatos. A troca de acusação entre os dois ocorreu no primeiro e terceiro blocos do debate.
O debate foi exibido pela TV Diário, de Fortaleza, foi mediado pelo jornalista Edson Silve e teve a participação dos quatro candidatos a governador do Ceará. Além de Eunício Oliveira e Camilo Santana, estiverem presentes Eliane Novais (PSB) e Ailton Lopes (Psol).
No primeiro bloco do debate, o mediador questionou a cada um dos candidatos por que eles seriam o melhor governador. Por ordem estabelecida por sorteio, respondeu primeiramente Eunício Oliveira, seguido de Eliane Novais, Camilo Santana e Ailton Lopes.
Eunício Oliveira utilizou o tempo para destacar que vai manter diálogo com diversos setores durante sua gestão, caso seja eleito. “Vou governar com diálogo e foco nas pessoas. Os discursos são escassos, não pode haver desperdício de diálogo. O governo tem que ter muita gestão e prioritariamente conversar com as pessoas. É fundamental que o desperdício não possa acontecer na educação, na saúde.”, afirmou.
Eliane Novais citou que vai implantar o programa de governo “Pacto pela Vida”, com objetivo de reduzir os índices de criminalidade. “Acima de tudo, o que falta mesmo não é o recurso, – que está destinado –, mas a vontade política. Conhecemos a máquina pública e, apresentando um novo modelo de governança, tudo isso vai mudar. Nós vamos investir nas universidades públicas estaduais do Ceará e trazer para a segurança o Pacto pela Vida, que reduziu em 40% os índices de criminalidade.”
O petista Camilo Santana destacou projetos do atual governador, Cid Gomes, e afirma que vai melhorar programas que já operam no estado. “Nos últimos sete anos o Ceará bateu recorde de emprego, conseguimos tirar do papel projetos de muito tempo, como a Siderúrgica, que está em construção, são oito mil trabalhadores. Sou candidato também para corrigir o que não está bom e implantar novos projetos que possam melhorar a vida do cearense”, afirmou.
Ailton Lopes, do Psol, afirmou ter uma proposta política diferente da dos demais adversários, combatendo a concentração de renda. "Há quatro candidatos e dois poderes políticos em processo, uma vez que os outros candidatos são iguais, concentradores de renda. Estamos convocando o cearense a tomar nas suas mãos o seu destino. Como dizia Plínio Sampaio, o povo só é independente quando luta. Só mudará alguma coisa se mudar o sistema”, afirmou.
No segundo, terceiro e quarto blocos, os candidatos fizeram perguntas entre si, com temas definidos por sorteio. O quinto e último bloco foi reservado às considerações finais dos quatro postulantes.

0 comentários:

Postar um comentário