terça-feira, dezembro 23, 2014

Serra das Almas recebe torre


Image-0-Artigo-1765660-1
A torre foi erguida no fim de uma trilha, a 2 Km do Centro de Interpretação Ambiental e a 12 Km do último ponto de energia
Crateús A Reserva Natural Serra das Almas (RNSA), neste município, já conta com a primeira torre de fiscalização de combate à caça e incêndios florestais. Esse é mais um equipamento a serviço da preservação da Caatinga implantado pela Associação Caatinga por meio do "Projeto No Clima da Caatinga", patrocinado pela Petrobras. A construção da torre foi concluída no início do mês de dezembro.
A edificação instalada em um dos pontos mais altos da Reserva levou apenas 42 dias para ficar pronta, mesmo na ausência de acesso por estrada e energia. Dessa forma, todo o material, como ferramentas, gerador e mantimentos, foram levados a pé pela equipe até o local. A torre de 10 metros foi erguida no fim de uma trilha, a 2 Km do Centro de Interpretação Ambiental (CIA) da RNSA e a 12 Km do último ponto de energia, na de Jatobá-Medonho.
Menor impacto
Foi utilizada madeira de eucalipto com certificação ambiental e a obra foi realizada visando o menor impacto possível sobre a vegetação nativa. As toras pesavam entre 40 e 100 kg e foram transportadas pela equipe com o auxílio de duas mulas pela estreita trilha do Lajeiro.
A construção da torre foi motivada pela necessidade de se intensificar a fiscalização e monitoramento na RNSA, principalmente no tocante à ação de caçadores e incêndios florestais, que ocorrem com maior incidência no período de estiagem e põem em risco a integridade da reserva e de toda a sua rica biodiversidade presente nesta unidade de conservação.
A fiscalização está em pleno funcionamento por meio da ação dos guarda-parques que observam a área utilizando binóculos. A altura da torre e os equipamentos necessários facilitam a identificação de focos de incêndios / queimadas que poderão prontamente ser combatidos pelos guarda-parques, com o apoio dos brigadistas voluntários das comunidades do entorno da Reserva.
Esses brigadistas são moradores do entorno da Reserva que foram capacitados recentemente pelo "Projeto No Clima da Caatinga" em técnicas de combate a incêndios florestais e primeiros socorros e que, de forma voluntária, estão a postos em caso de incêndio.
Associação Caatinga
A Reserva Particular do Patrimônio Natural Serra das Almas, mantida pela Associação Caatinga, é reconhecida, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), como Posto Avançado da Reserva da Biosfera por abrigar uma representativa parte da Caatinga no sertão de Crateús-CE. São 6.146 hectares de área protegida que resguardam nascentes de espécies ameaçadas de extinção.
São desenvolvidas atividades de pesquisa científica, recreação e visitação escolar, além de projetos de educação ambiental e desenvolvimento sustentável junto às comunidades do entorno da reserva. Todas essas atividades procuram combinar preservação ambiental com geração de renda e melhoria da qualidade de vida local

0 comentários:

Postar um comentário