quinta-feira, janeiro 01, 2015

Dilma e governadores eleitos tomam posse nesta quinta-feira, 1º

Apenas Tião Viana, do Acre, já foi empossado, em cerimônia nesta quarta.

Presidente e chefes do Executivo deverão anunciar equipe de governo.

Do G1, em São Paulo
A presidente Dilma Rousseff, reeleita para o cargo, e os governadores de 25 estados do país e do Distrito Federal tomam posse nesta quinta-feira (1º). Apenas Tião Viana (PT), reeleito governador do Acre, já foi empossado, em cerimônia realizada às 23h45 (horário local) desta quarta (31).
Em Brasília, a cerimônia presidencial contará com passeio em carro aberto, salvas de canhão e pronunciamento no parlatório do Palácio do Planalto. Dilma receberá cumprimentos de chefes de Estado e nomeará os ministros que irão compor sua equipe de governo para o segundo mandato. O evento terá início por volta das 14h45 e será encerrado com uma recepção no Palácio do Itamaraty, às 18h30.
No caso dos governadores, há cerimônias marcadas durante todo o dia.
VEJA OS DETALHES, POR ESTADO:
Acre
Reeleito governador do Acre nas últimas eleições, Tião Viana (PT) passou a virada do ano sendo empossado para o seu segundo mandato. A posse ocorreu à 0h de quinta-feira, em sessão especial na Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac), em Rio Branco. Ainda na madrugada, Tião embarca para Brasília para acompanhar a posse da presidente Dilma Rousseff.
Alagoas
Renan Filho (PMDB) toma posse como governador de Alagoas durante solenidade de posse que vai acontecer às 14h30 (horário local), 15h30 de Brasília, na Assembleia Legislativa, no Centro. Em seguida, no Palácio Floriano Peixoto, o governador diplomado vai oficializar a nomeação do novo secretariado.
Amapá
O novo governador do Amapá Waldez Góes (PDT) assume o cargo a partir das 16h, no plenário Dalton Martins, na Assembleia Legislativa do Amapá (Alap). Ele é o sétimo governador empossado pelos parlamentares estaduais desde que o Amapá deixou de ser território federal pela Constituição de 1988. Será a terceira vez que Waldez toma posse como governador. As outras duas aconteceram em 2003 e 2007.
Amazonas
O governador reeleito do Amazonas, José Melo (PROS), e seu vice, Henrique Oliveira (SDD),serão empossados nos cargos às 19h locais (21h de Brasília), em Manaus. A cerimônia será realizada no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, situado na Zona Centro-Oeste da capital
Bahia
O governador eleito da Bahia, Rui Costa (PT), tomará posse do cargo em cerimônia marcada para começar às 8h desta quinta-feira, na Assembleia Legislativa do Estado. Rui Costa foi eleito no segundo turno das eleições, com 54,53% dos votos válidos.
Ceará
O governador Camilo Santana (PT) toma posse no cargo de governador, sucedendo o padrinho político e ministro da Educação indicado, Cid Gomes (PROS). Camilo discursa às 9h locais (10h de Brasília) na Assembleia Legislativa do Ceará e, em seguida, participa da transmissão de cargo no Palácio da Abolição, sede do Governo do Estado.
Distrito Federal
Rodrigo Rollemberg (PSB) toma posse como governador do Distrito Federal, nesta quinta-feira, em cerimônia de transmissão do cargo prevista para começar às 11h, no Palácio do Buriti. Ele será empossado na Câmara Legislativa, em evento previsto para as 10h.
Espírito Santo
A programação da posse do governador eleito no Espírito Santo, Paulo Hartung (PMDB), começa a partir das 15h desta quinta-feira, na Assembleia Legislativa do estado (Ales). A cerimônia terá duração de 40 minutos. Em seguida, o governador eleito participa da solenidade de trasmissão de faixa governamental no Palácio Anchieta. 
Goiás
O governador Marconi Perillo (PSDB) toma posse às 10h30 (de Brasília), na Assembleia Legislativa de Goiás, em Goiânia. Em seguida, ele deve seguir para o Palácio das Esmeraldas,onde pretende anunciar seu novo secretariado.
Maranhão
O governador eleito do Maranhão Flávio Dino (PC do B) tomará posse às 15h (horário local), 16h de Brasília, na sede da Assembleia Legislativa do Maranhão, em São Luís. Após a cerimônia, o atual governador Arnaldo Melo (PMDB) passará o cargo ao novo mandatário, em solenidade marcada para as 17h (horário local), no Palácio dos Leões, sede do Executivo estadual.
Mato Grosso
O governador eleito Pedro Taques (PDT) toma posse no cargo na manhã desta quinta-feira, em cerimônia na Assembleia Legislativa, a partir das 9h. Em seguida, ele vai receber a faixa de governador durante ato solene no Centro de Evento do Pantanal, previsto para começar às 10h (horário local).
Mato Grosso do Sul
A solenidade de posse do governador, Reinaldo Azambuja (PSDB), e da vice-governadora eleita, Professora Rose (PSDB), está marcada para as 15h (horário local), 16h de Brasília, na Assembleia Legislativa, localizada no Parque dos Poderes, em Campo Grande.
Minas Gerais
Fernando Pimentel (PT) toma posse como governador de Minas Gerais na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, no bairro Santo Agostinho, região Centro-Sul de Belo Horizonte. O vice-governador, Antônio Andrade (PMDB), também será empossado pelo presidente da Casa, Dinis Pinheiro (PP).
Pará
O governador Simão Jatene (PSDB) e o vice-governador eleito, Zequinha Marinho, tomam posse em uma cerimônia que começa às 8h (9h de Brasília), com missa celebrada pelo arcebispo Dom Alberto Taveira, na Catedral Metropolitana de Belém. Após a cerimônia religiosa, o governador será reempossado na sede da Assembleia Legislativa do Pará.
Paraíba
O governador reeleito da Paraíba Ricardo Coutinho (PSB) toma posse em eventos marcados ao longo de todo o dia. As cerimônias começam com uma celebração ecumênica, programada para começar às 10h (11h no horário de Brasília), no Teatro Paulo Pontes. À tarde, a partir das 16h (horário local), a solenidade de posse acontece na Praça do Povo e, logo depois, às 17h30, está prevista a recondução ao cargo, no Palácio da Redenção.
Paraná
O governador do Paraná Beto Richa (PSDB) toma posse do segundo mandato junto com a nova vice-governadora Cida Borghetti (PROS) a partir das 16h (horário de Brasília) na Assembleia Legislativa do Paraná. Em seguida, Richa e Cida vão até o Palácio Iguaçu, sede do governo estadual, onde ocorre a cerimônia de recondução ao cargo.
Pernambuco
O governador eleito de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), e o vice-governador, Raul Henry (PMDB), tomam posse do cargo em cerimônia prevista para começar às 15h locais (16h de Brasília), na Assembleia Legislativa de Pernambuco, região central do Recife. De lá, Câmara segue a pé para o Palácio do Campo das Princesas, onde ocorre a transmissão do cargo.
Piauí
O governador eleito no Piauí, Wellington Dias (PT), toma posse a partir das 8h (horário local, 9h de Brasília). A solenidade tem início com a leitura do termo de posse na Assembleia Legislativa e, logo em seguida, Wellington segue para o Palácio de Karnak, sede oficial do governo, onde acontece a transmissão de cargo, nomeação do secretariado e revista às tropas.
Rio de Janeiro
O governador reeleito Luiz Fernando Pezão (PMDB) toma posse às 11h (de Brasília), no Palácio Guanabara.
Rio Grande do Sul
José Ivo Sartori (PMDB) e seu vice, José Paulo Cairoli (PSD), serão empossados em uma cerimônia com dois momentos. Primeiro, na Assembleia Legislativa, às 14h. Em seguida, às 15h, os dois atravessam a Rua Duque de Caxias, no Centro de Porto Alegre, e se encontram com Tarso Genro para a solenidade de transmissão de cargo no Piratini.
Rio Grande do Norte
O governador Robinson Faria (PSD) e Fábio Dantas (PCdoB), vice-governador, tomam posse no Centro de Convenções de Natal, na Via Costeira, Zona Leste da cidade, a partir das 16h locais (17h de Brasília). De lá, o novo chefe do Executivo estadual segue para o ato de transmissão de cargo, que acontece no Palácio Potengi, mais conhecido como Palácio da Cultura, na Praça 7 de Setembro, no bairro Cidade Alta.
Rondônia
O governador reeleito Confúcio Moura (PMDB) será empossado novamente ao cargo nesta quinta-feira, às 9h (horário local), em solenidade no Teatro Estadual Palácio das Artes, em Porto Velho.
Roraima
A governadora Suely Campos (PP) toma posse no cargo às 16h desta quinta-feira na Assembleia Legislativa. Ela é a primeira mulher a governar o estado. Após a cerimônia de posse, será feita uma solenidade de transmissão do cargo às 17h, em frente ao Palácio Senador Hélio Campos.
Santa Catarina
O governador reeleito de Santa Catarina, Raimundo Colombo (PSD), tomará posse para o segundo mandato em cerimônia realizada na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. A programação começa com uma missa na Catedral Metropolitana, em Florianópolis, às 18h. Já na Alesc, haverá coletiva de imprensa, às 19h15, e a solenidade de posse, seguida do ato de nomeação dos secretários de estado, às 19h30.
São Paulo
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), tomará posse na manhã desta quinta-feira (1º) de seu quarto mandato à frente do estado. A cerimônia será no plenário da Assembleia Legislativa de São Paulo, às 10h.
Sergipe
Jackson Barreto (PMDB) tomará posse como governador reeleito de Sergipe durante uma cerimônia realizada na Assembleia Legislativa, em Aracaju, na partir das 10h (horário local), 11h de Brasília.
Tocantins
O governador eleito Marcelo Miranda (PMDB) assume o governo do Tocantins pela terceira vez. A cerimônia vai ser realizada às 9h (horário local), na Assembleia Legislativa. Ele receberá em seguida a faixa do cargo no Palácio do Araguaia. Nestas eleições, ele protagonizou polêmicas, teve a candidatura julgada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), teve os bens bloqueados pela Justiça, mas conseguiu se eleger com 51,30% dos votos válidos.

0 comentários:

Postar um comentário