quinta-feira, abril 16, 2015

PRISÃO PREVENTIVA PT diz que Vaccari pediu afastamento de cargo

Nos bastidores, Falcão e Lula teriam decidido pela saída do tesoureiro após detenção pela PF na Operação Lava-Jato
Image-0-Artigo-1835459-1
Preso em casa, na manhã de ontem, Vaccari Neto é investigado por suspeita de receber propina em esquema de corrupção na Petrobras
FOTO: AGÊNCIA CÂMARA
Brasília. O presidente do PT, Rui Falcão, informou, ontem, em nota, que o tesoureiro João Vaccari Neto, preso na manhã de ontem pela Polícia Federal, "solicitou seu afastamento" do cargo "por questões de ordem práticas e legais". Apesar do afastamento, a nota assinada por Rui mantém o discurso de "confiança na inocência de João Vaccari Neto", apontado por investigações da PF como operador de propina do PT no esquema de desvio de dinheiro da Petrobras.
"Reafirmamos nossa confiança na inocência de João Vaccari Neto, não só pela sua conduta à frente da Secretaria Nacional de Finanças e Planejamento, mas também porque, sob a égide do Estado Democrático de Direito, prevalece o princípio fundamental de que todos são inocentes até prova em contrário", afirmou Rui Falcão.
O presidente do partido classificou, ainda, como "injustificada" e "desnecessária" a prisão de Vaccari Neto e informa que os advogados do tesoureiro estão apresentando um pedido de habeas corpus.
A decisão foi divulgada poucas horas após o fim do encontro que selou o destino do tesoureiro, entre Falcão e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A nota foi redigida em uma reunião entre Rui Falcão, o secretário de Comunicação José Américo Dias e o secretário-geral do partido, Romênio Pereira.
Vaccari foi preso, em casa, na manhã de ontem, durante a 12ª etapa da Lava-Jato. Ele é investigado por suspeita de receber propina em esquema de corrupção na Petrobras. O mandato é de prisão preventiva.
Substituto
O secretário nacional de Organização do PT, Florisvaldo Souza, disse que o substituto do tesoureiro deve ser da chapa Partido que Muda o Brasil (PMB), majoritária na legenda. A escolha do sucessor de Vaccari deve ser feita, hoje, quando a executiva se reúne em São Paulo.
Oposição
Líderes da oposição declararam que a prisão implica diretamente o PT no esquema de corrupção da Petrobras. Líder do DEM no Senado, Ronaldo Caiado (GO), lembrou que é o segundo tesoureiro do PT preso em menos de cinco anos, em referência à prisão de Delúbio Soares por condenação no mensalão. "O PT não tem credenciais de partido político, e sim de lavanderia", disse.
Acuado pela força tarefa da Lava-Jato, o ex-ministro José Dirceu (Casa Civil do governo Lula) procurou a Justiça Federal no Paraná, por meio de seus advogados, para dizer que "está à disposição, como sempre esteve".

0 comentários:

Postar um comentário