quarta-feira, maio 13, 2015

Prefeitura e IBS debaterão Desenvolvimento Sustentável do Município

Prefeitura e IBS debaterão Desenvolvimento Sustentável do Município

Crateús discutirá desenvolvimento sustentável no período de 16 a 18 de maio, sob a condução do Instituto Brasil Solidário (IBS), que realizará Seminário sobre Educação no município, reunião com gestores, palestras e ação junto à Associação de Catadores de Crateús (RECICRATIÚ).

Durante os três dias, IBS e Prefeitura, através das diversas Secretarias Municipais trabalharão o Programa de Desenvolvimento sustentável do Município, conforme a programação a seguir:
PROGRAMAÇÃO
1º Dia – 16/05 (Sábado) – Reuniões de Fortalecimento
A partir das 15h00
Reunião com gestores focada no fortalecimento dos projetos na área de Educação (1h)
Apresentação do Programa de Desenvolvimento Sustentável – PDE (possibilidade via convênio PMC) (1h)
OBS: Momentos de conversas e debates entre a gestão pública e a equipe visitante, no sentido de atualização sobre a metodologia do PDE, possibilidade de novas ações e convênios diretos que viabilizem novas formações e visitas presenciais, em áreas de interesse da gestão pública local.
2º Dia -17/05 (Domingo) – Seminário Educacional PDE/IBS/CIDADES
Público: gestores, coordenadores, professores, monitores do Mais Educação e demais interessados.
Manhã
8h00 – Abertura do Seminário Educacional
8h30 – Apresentação da SEMAM – Crateús (1H)
9h30 – Palestra de Educomunicação (1H)
OBS: palestra conceitual e apresentação sobre o uso das novas tecnologias em processo educacionais, no formato seminário IBS realizado no biênio III.
10h30 – Lanche
11h00 – Palestra Incentivo à Leitura (1H)
OBS: atualização de conceitos e projetos na área de incentivo à leitura, incluindo o uso de sequencias didáticas pelas escolas que participam do PDE.
12h às 14h – Almoço
Tarde
14h00 – Apresentação Cidade Convidada (Tamboril – 1H)
OBS: Nessa apresentação a cidade convidada deverá trazer um panorama geral do processo de transformação que aconteceu nas escolas envolvidas e município, até os dias atuais, se possível com indicadores e gráficos que mostrem essa mudança, além das imagens e casos mais relevantes.
15h00 – Palestra de Saúde (1H)
OBS: a palestra de prevenção educacional pela saúde tem como foco o trabalho de prevenção às principais doenças que atingem os alunos do Brasil e causam reflexos diretos no processo de aprendizagem, sendo a união da Secretaria de Saúde com a Secretaria de Educação, via políticas públicas relevantes, o principal objetivo desse momento.
16h00 – Lanche
16h30 – Palestra de Ética e Cidadania – Despertando o Gigante (1H)
OBS: palestra conceitual e debate construtivo sobre a história do Brasil e as consequências até os dias atuais sobre postura ética e mudanças necessárias no sistema educacional e político.
17h30 – Apresentação Escolas locais – convidadas de Crateús (1H)
OBS: Nessa apresentação Crateús, por meio de representantes das escolas locais, deverá trazer um panorama geral do processo de transformação nas escolas envolvidas e município, até os dias atuais, se possível com indicadores e gráficos que mostrem essa mudança, além das imagens e casos mais relevantes.
18h30 – Encerramento
3º Dia – 18/05 (segunda-feira)
Dia de Ação Recicratiú
Manhã
8h às 10h – Acompanhamento Coleta (LEVE+repasse)
10h às 12h – Visita às Instalações da Recicratiú
OBS: a ideia é realizar todo o processo junto a equipe da Recicratiú e SEMAM, incluindo a gravação de um vídeo institucional pela equipe do IBS, mostrando os procedimentos da coleta seletiva no município e integração de processos junto as comunidades e escolas que aplicam o sistema LEVE.
Tarde
12h às 14h – Almoço
14h00 – Reunião Recicratiú (2H)
16h00 – Encerramento

0 comentários:

Postar um comentário