sábado, maio 02, 2015

Suspeita de golpe milionário é presa no Meireles

Idosos participavam do esquema fingindo ser terceiros para obter altos empréstimos em agências bancárias

Image-1-Artigo-1845602-1
Antônia Sá chegou ao 2ºDP acompanhada por um advogado. Passou pela reportagem com o rosto coberto e não quis se manifestar
FOTOS: KLÉBER GONÇALVES
Image-2-Artigo-1845602-1
O material encontrado no apartamento foi transportado aos poucos da viatura para a delegacia, diante da quantidade de objetos
FOTO: KLÉBER A. GONÇALVES
Image-0-Artigo-1845602-1
A suspeita de estelionato já tinha sido detida uma vez, quando foi flagrada com uma CNH falsa, segundo a PM
O Serviço Reservado da 1ªCia do 15ºBPM (Eusébio) prendeu, na tarde de ontem, uma mulher suspeita de integrar uma quadrilha interestadual que teria causado um rombo milionário em instituições públicas e privadas clonando cartões e contratando empréstimos fraudulentos no Ceará, Maranhão, Piauí e Brasília. De acordo com a Polícia, Antônia Lourenço Sá, 31, foi flagrada no apartamento dela, na Rua Desembargador Leite Albuquerque, no Meireles, com vasto material para confecção de documentos falsificados.
Conforme um policial do Serviço Reservado (identidade preservada por sua função na Inteligência da PM), o marido de Antônia Sá foi preso na última quarta-feira, no bairro Praia do Futuro. O homem, que segundo o militar é conhecido como 'Louro Chefe', foi detido por uma equipe da Delegacia de Defraudações e Falsificações (DDF). Ele seria o 'cabeça' da quadrilha.
Os policiais que participaram da operação revelaram que o apartamento da suspeita fica em um prédio de luxo.
No local, foram encontrados cédulas de RG em branco para serem preenchidas com os nomes das vítimas; rolos de comprovantes de residência, incluindo contas da Companhia Energética do Ceará (Coelce), Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) e Companhia Energética de Pernambuco (Celpe); contracheques de servidores públicos; talonário de cheques; contratos de empréstimos realizados no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS); carimbos de várias repartições públicas do Ceará; cartões magnéticos; máquinas para falsificação de documentos; fotografias 3x4; e carteiras de identidade e CNHs falsas.
"Somente com a fotografia da Antônia, nós encontramos cinco RGs com nomes diferentes. Isto representou até um problema para identificar qual o verdadeiro nome dela, porque o papel em que os dados eram impressos é original, apenas as informações são falsas", disse um militar da 1ªCia do 15ºBPM.
O capitão Julião Júnior, comandante do Policiamento no Eusébio, disse que os chefes da quadrilha tinham acesso a endereços e dados de todas as agências bancárias do Ceará e do Pernambuco, para colocar nos cartões que eram feitos por eles.
"Uma infinidade de dados de bancos foram encontrados no notebook apreendido. Como eles tinham a impressora própria para cartões e outra própria para documentos, ficava fácil montar a fraude", afirmou o Capitão J. Júnior.
Idosos envolvidos
De acordo com o Serviço Reservado do Eusébio, a quadrilha dava 30% do dinheiro dos empréstimos a idosos que aceitassem se passar por outros, no momento do contrato. "Ofereciam 30% a um idoso para que ele fosse ao INSS e solicitasse um empréstimo em nome de outro. Estavam enganando muitas pessoas que necessitam do benefício para ficar com uma parte do dinheiro. Para mim, isto não é falta de caráter apenas dessa senhora e do marido dela, mas também do aposentado que aceitava fazer isso. Má fé pura", considerou. Antônia Sá foi levada para o 2ºDP (Aldeota), onde foi ouvida e autuada pela delegada plantonista Ana Cristina.
De acordo com a Polícia, pelos levantamentos feitos, é possível que haja a participação de funcionários de instituições públicas concedendo informações. O material apreendido ainda era contabilizado, quando a reportagem fez o último contato com a equipe da delegacia.
Investigação
Um militar que participou da operação disse que o casal começou a ser investigado pela Inteligência porque fez contatos que sugeriam uma atuação no Eusébio. "Começamos a investigar de forma preventiva para evitar golpes lá, mas acabamos tendo uma surpresa com o tamanho deste esquema. São milhões de reais conseguidos de forma fraudulenta. Ainda não chegamos ao número preciso porque muitas vítimas ainda não foram localizadas, mas pelo que já temos aqui podemos garantir que o golpe foi milionário", revelou o PM.
O policial informou ainda que o maquinário usado pelo bando de estelionatários era caro e moderno. "Investiram muito em equipamentos e em pessoas que ajudassem eles. Acreditamos que cerca de 50 pessoas tenham participado, ou facilitado as fraudes", declarou.
Márcia Feitosa
Repórter

0 comentários:

Postar um comentário