sábado, junho 13, 2015

Senadores comunicam a Eunício Olíveira que votarão pelo fim da reeleição

O líder do PMDB no Senador, Eunício Oliveira (Ceará), já comunicou aos presidentes Renan Calheiros (Senado) e Eduardo Cunha (Câmara), que não vê chances de os senadores votarem pela manutenção da reeleição.

O texto faz parte do pacote de reforma política em discussão no Legislativo, a PEC 182/2007.  O fim da reeleição já foi aprovado em votação na Câmara no último dia 27, e atinge mandatos executivos - presidente da República, governadores e prefeitos.

Lideranças dos principais partidos do Senado, tanto da base como da oposição, dizem ser a favor da PEC que estabelece apenas um mandato. O fim da reeleição já foi defendido pelo próprio presidente do Senado, Renan Calheiros.

Segundo ele, o sentimento da Casa em relação ao tema tende a ser o mesmo demostrado pela Câmara, onde a proposta foi aprovada em ampla maioria. Mas, segundo o jornalista Merval Pereira (O Globo), caso o Senado derrube o mandato de cinco anos aprovado pela Câmara, o que é a tendência, o fim da reeleição pode ser derrubada, pois nesse caso voltaria o mandato de quatro anos sem reeleição, considerado pouco por todos.

O Senado pode também criar regras mais rigorosas para a cláusula de barreira, e a tendência da Câmara é aceitar essa mudança.

*Com O Globo.

0 comentários:

Postar um comentário