quinta-feira, julho 16, 2015

Projeto para repatriar dinheiro não avança no Senado

O plenário do Senado, durante sessão que aprovou o texto da MP 672/2015, que prorroga a política de valorização do salário mínimo - 08/07/2015
Falta de quórum impediu a análise do projeto no Senado(Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)
Em uma nova derrota do governo no Congresso, o Senado não votou nesta quarta-feira o projeto de lei sobre a repatriação de dinheiro não declarado à Receita de brasileiros no exterior. Apesar dos esforços do ministro da Fazenda Joaquim Levy, que visitou pessoalmente o Senado para pedir a análise da medida, faltou quórum para que a proposta fosse apreciada. Dessa forma, a votação deve ficar para depois do recesso parlamentar, em agosto.
Em um ano de aperto fiscal, o governo tem pressa em aprovar a medida que busca aumentar a arrecadação com a repatriação de fortunas depositadas no exterior e não reportadas ao Fisco. Além da arrecadação, o Planalto avalia que o dinheiro que retornaria aos bancos brasileiros ajudaria a movimentar a economia.
Para que o requerimento de urgência para a matéria fosse aprovado, era necessário que ao menos a metade dos senadores, 41, estivesse presente, mas o quórum estacionou em 35. O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PT-PE), e outros senadores tentaram ligar para os colegas pedindo para que voltassem ao plenário, mas o esforço foi inútil.
Uma nova tentativa de colocar o projeto em votação pode ser feita nesta quinta, mas os próprios governistas admitem que a análise deve ficar mesmo somente para depois do recesso. Para Humberto Costa, a derrota foi causada por falta de mobilização da bancada governista. "Foi desarticulação nossa, dos líderes. Vários parlamentares foram embora, achando que a votação se encerraria antes, com a apreciação da reforma política", disse o senador petista ao jornal Valor Econômico.

0 comentários:

Postar um comentário