terça-feira, agosto 04, 2015

Encontro de Silvio Santos e Edir Macedo vira propaganda do Templo de Salomão

Encontro de Silvio Santos e Edir Macedo vira propaganda do Templo de Salomão
Dezessete anos após o último encontro, Silvio Santos e Edir Macedo voltaram a se ver e, desta vez, para um registro inédito na TV. A visita do dono do SBT ao Templo de Salomão, sede da Igreja Universal do Reino de Deus em São Paulo, foi exibida no Domingo Espetacular, da Record. Além do recorde de audiência à atração - 15 pontos de média, contra oito do SBT, que exibia, ironicamente, o Programa Silvio Santos -, o encontro também rendeu uma extensa propaganda do templo.
Com duração de quase 34 minutos, a reportagem de Adriana Araújo começou mostrando a chegada de Silvio Santos junto com a mulher, Iris Abravanel. Depois de ser recebido por Macedo e sua esposa, Ester Bezerra, o casal partiu para um tour pelo local, que completava um ano naquela semana. "Logo que eu soube (da construção do templo), eu comentei que era uma boa ideia", elogiou Silvio, enfatizando que somente Edir Macedo, entre tantos fieis, pensou em reproduzir a histórica construção descrita na Bíblia. "Quando recebi o convite para a inauguração, um convite espetacular, até mostrei no meu programa."
Acompanhados por alguns assessores e um guia, que ia apresentando os objetos no Templo de Salomão, os dois casais exploraram cada pedaço do lugar, como o salão principal, onde acontecem as pregações, e a Arca da Aliança, caixa que, segundo os textos sagrados, conteria as tábuas com a inscrição dos Dez Mandamentos. Entre uma fotografia e outra que tirava com sua câmera compacta, Silvio elogiava o templo. "Minha mulher já veio duas vezes, mas eu viria aqui sem dúvida, eu viria mesmo se não me convidassem", disse, aos risos, ao mencionar a mulher, que é evangélica.
Segundo a reportagem, o Templo de Salomão recebeu em seu primeiro ano de funcionamento 2 milhões de visitantes, número superior ao de alguns dos pontos turísticos mais conhecidos do Brasil: o Pão de Açúcar, que recebeu 1,5 milhão de visitas em um ano, e o Cristo Redentor, com 1,7 milhão de visitantes.
Rivais? - Na maior parte do tempo, Edir Macedo foi tratado tanto por Silvio como pela reportagem como líder religioso. "O apresentador de milhões de fãs, recebido pelo bispo de milhões de fiéis", começava Adriana Araújo na matéria. A rivalidade entre SBT e Record, que brigam há alguns anos pelo segundo lugar de audiência, foi mencionada em tom conciliatório duas vezes, ambas por Silvio. "Todos deveríamos nos unir para que pudéssemos alcançar melhores resultados. Seria muito melhor do que um ficar digladiando com o outro", disse o apresentador enquanto passeava pelo Templo. O bispo apenas respondeu: "Ah, sim".
Adriana mais tarde falou que enxergou o encontro como a reunião de dois amigos. Silvio confirmou, mas, ao mesmo tempo, tentou deixar claro que a relação entre ele e Edir Macedo é profissional. "Claro. Somos do mesmo ramo, estamos tendo as alegrias e as tristezas que o ramo oferece, todos nós devemos puxar o barco juntos, e não cada um puxando uma corda", disse ele. "Tá certo, é isso mesmo", afirmou Macedo.
Em outro momento, os dois comentaram a venda da Record para Macedo, em 1989. Na época, a emissora pertencia a Silvio Santos e à família Machado de Carvalho. "Não me arrependi da venda. Vendi com muito prazer", disse o dono do SBT. Ao ser questionado se havia ficado com alguma espécie de receio por vender a emissora para um religioso, Silvio foi direto, como sempre. "Eu não conhecia o bispo Macedo. Para mim, era um comprador. O que ele ia fazer com a Record era problema dele e não meu."

0 comentários:

Postar um comentário