sexta-feira, agosto 07, 2015

Governo quer aproximação com elite do empresariado para enfrentar a crise

A presidente Dilma Rousseff participa de cerimônia de lançamento do Pronatec Jovem Aprendiz, no Palácio do Planalto, em Brasília (DF)
Presidente Dilma Rousseff quer marcar reunião com empresários no mesmo molde da realizada com os governadores na semana passada(Evaristo Sá/AFP)
Com a deterioração tanto do cenário econômico como do político, a presidente Dilma Rousseff irá pedir apoio para as lideranças do Produto Interno Bruto (PIB) - ou seja, a elite do empresariado brasileiro - para conseguir achar uma saída para a crise que acomete o início do seu segundo mandato.
Segundo reportagem do jornal Folha de S. Paulo, publicada nesta quinta-feira, o governo pretende chamar empresários para uma reunião no Palácio da Alvorada. A ideia é que o encontro seja no mesmo formato do realizado com governadores na semana passada.
Além dos empresários, o governo pretende marcar conversas individuais com executivos do mercado, que já são relativamente próximos do Planalto. Na lista, está Luis Carlos Trabuco (Bradesco), Jorge Gerdau (Gerdau), Abílio Diniz (BRF) e Rubens Ometto (Cosan).
Segundo avaliações internas da equipe da presidente, é necessário recuperar o diálogo e refazer pontes com os barões do capital no país. O objetivo é que, com o apoio do empresariado, a iniciativa privada passe a influenciar o Congresso a votar a favor do ajuste fiscal e contra medidas que aumentem as despesas da União.
Nesta quinta-feira, duas das principais entidades representantes da indústria brasileira, Fiesp e Firjan, soltaram uma nota em apoio à preservação da estabilidade institucional. Sem mencionar nominalmente a presidente Dilma, o texto citava apenas o vice-presidente Michel Temer, que um dia antes havia feito um apelo ao Congresso para não aprovar projetos que tenham forte impacto fiscal.

0 comentários:

Postar um comentário