segunda-feira, novembro 02, 2015

Romeiros bloqueiam via de acesso no CE em protesto contra fiscalização

Fiscalização bloqueia fluxo de veículos do tipo 'pau-de-arara'.

Veículo é o principal transporte utilizado por romeiros no interior do Ceará.

Do G1 CE

Romeiros usam pneus para bloquear vias (Foto: Agência Miséria)Romeiros usam pneus para bloquear vias (Foto: Agência Miséria)
Romeiros que visitam Juazeiro do Norte, no Ceará, bloqueiam a principal entrada da cidade neste domingo (1º) em protesto contra a fiscalização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e da Polícia Rodoviária Federal que proíbe o tráfego de veículos "pau-de-arara", que transporta pessoas na caçamba, infringindo o Código de Trânsito. O bloqueio ocorre na Rotatória do Giradouro, desde a tarde de sábado (31).

Segundo a ANTT, vários veículos irregulares foram autuados fazendo o transporte de romeiros a Juazeiro do Norte e impedidos de continuar o tráfego. Os paus-de-arara são a principal forma de transporte de fiéis que viajam a Juazeiro do Norte das cidades vizinhas para a Romaria de Finados.
Segundo a Secretaria de Turismo e Romaria de Juazeiro do Norte, a Romaria de Finados é a maior do município, com a visita de cerca de 400 mil pessoas durante quatro dias de novenas, missas e visitas a cemitérios.

Para os romeiros, impedir o tráfego de paus-de-arara "proíbe" a manifestação de fé. "Não há outro meio de chegar a Juazeiro do Norte no interior do Ceará se não for pelo pau-de-arara. O transporte público do estado não atende a demanda", protesta Cícero Costa, que visita o município no Dia de Finados há sete anos seguidos.

A ANTT afirma que o veículo pau-de-arara não garante a segurança dos passageiros, pois não é regulamentado e proibido pelo Código de Trânsito Brasileiro. 

Devido ao impasse, os romeiros protestam bloqueando ruas de acesso à cidade. Neste sábado, as vias de entrada da cidade foram fechadas com pneus queimados. Segundo a Polícia Rodoviária, no sábado (31), pelo menos seis ônibus com fiéis foram impedidos temporariamente de trafegar devido ao bloqueio.
Ônibus com fiéis são impedidos de entrar em Juazeiro do Norte devido ao bloqueio (Foto: Darlene Barbosa/TV Verdes Mares)Ônibus com fiéis são impedidos de entrar em Juazeiro do Norte devido ao bloqueio (Foto: Darlene Barbosa/TV Verdes Mares
)

0 comentários:

Postar um comentário