quarta-feira, fevereiro 24, 2016

Senado aprova aumento de IR sobre ganho de capital

Congresso Nacional
Edifício sede do Congresso Nacional, em Brasília(iStockphoto/Getty Images)
O Senado aprovou nesta terça-feira a medida provisória 692, que eleva gradualmente o Imposto de Renda sobre o ganho de capital para pessoa física e pessoa jurídica tributada com base do Supersimples. Aprovada por 56 votos a 11, a medida provisória editada pelo governo em meio ao esforço para equilibrar as contas públicas segue para a sanção da presidente Dilma Rousseff.
Os ganhos de capital são a diferença entre os rendimentos recebidos com a venda de um ativo (como ações e imóveis) e o custo de aquisição dele. A proposta segue agora para o Senado.
Mudanças - Originalmente, a medida fixava quatro alíquotas progressivas para ganhos de capital acima de 1 milhão de reais, mas o texto foi alterado e o piso para a tributação subiu para 5 milhões de reais.
A proposta aprovada nesta terça estabelece a alíquota de 15% para ganhos de capital de até 5 milhões de reais; de 17,5% para ganhos entre 5 e 10 milhões de reais; de 20% para a faixa entre 10 e 30 milhões de reais; e de 22,5% para ganhos acima dos 30 milhões de reais.
O texto original do governo também previa uma alíquota máxima de 30% para ganhos acima dos 20 milhões de reais, sugestão também modificada por deputados e senadores no decorrer da tramitação da medida no Congresso.
O Executivo pretendia, com o texto inicial, arrecadar 1,8 bilhão de reais no ano, mas essa estimativa deve ser reduzida com as mudanças promovidas. A MP também fixa regras para a quitação de dívidas tributárias com a doação de imóveis em pagamento.
(Com Reuters)

0 comentários:

Postar um comentário