domingo, dezembro 10, 2017

Comparsa de Rogério 157 denuncia parentes de Nem da Rocinha

Cachorrão (de cabeça baixa) ao ser preso
Cachorrão (de cabeça baixa) ao ser preso
Parentes de Antônio Francisco Bonfim Lopes, o Nem, tramaram a invasão à Rocinha na manhã de 17 de setembro, no primeiro capítulo da guerra que, há três meses, assusta moradores da favela. A revelação foi feita por um comparsa de Rogério Avelino da Silva, o Rogério 157, inimigo de Nem, à polícia. Alberto Ribeiro Sant’anna, o Cachorrão, principal segurança de Rogério, afirmou, em depoimento na 11ª DP (Rocinha) após ser preso, em 10 de novembro, que a filha de Nem, Eduarda dos Santos Lopes, a Duda, e seu marido, Adriano Cardoso da Silva, o Modelo, participaram da reunião que determinou o ataque à favela.
O depoimento de Cachorrão foi obtido com exclusividade pelo EXTRA. No relato, ele conta que ficou sabendo do encontro, que aconteceu no Morro de São Carlos, no Estácio, pelo próprio Rogério 157. Na reunião, segundo o criminoso, estavam, além de Duda e Modelo, representantes de quatro favelas dominadas pela mesma quadrilha de Nem: Leonardo Miranda da Silva, o Léo Empada, gerente do tráfico do São Carlos; Luis Alberto Santos de Moura, o Bob, gerente do Caju; Robson da Conceição Ferreira Junior, o Chatinho, da Vila Vintém; Francisco Castro da Penha Gonçalves, o Novinho, e Ramon Aleluia da Silva, o Manga, ambos da Rocinha.
Antonio Bonfim Lopes, o Nem
Antonio Bonfim Lopes, o Nem
Durante o encontro, de acordo com o depoimento, o genro de Nem “falou que ‘o papo’ que ele recebeu do Nem era para matar Rogério 157 e que a favela seria dada ao Manga”. Nem cumpre pena no presídio federal de Porto Velho, em Rondônia. Ainda de acordo com o relato, a reunião ocorreu “após uma tentativa de visita a Antônio Francisco Bonfim Lopes, visita esta que não aconteceu”. A missão de matar Rogério teria ficado nas mãos de comparsas de Nem oriundos da Rocinha: Jurandir Silva Santos, o Parazinho, Manga e o próprio Modelo.
Cachorrão afirma que Modelo se espelha em seu genro para subir degraus na hierarquia da quadrilha: segundo o criminoso, Adriano “está se aproveitando de seu parentesco com Nem para passar autoridade”. No depoimento, Cachorrão ainda aponta Modelo como autor de diversos crimes nos últimos meses. Segundo ele, o traficante foi um dos responsáveis pelo ataque a um luau na praia de São Conrado, que terminou com três pessoas baleadas no início de novembro. Modelo também estaria, segundo Cachorrão, “planejando um ataque à 11ª DP”. A intenção do ataque seria “colocar a culpa” no grupo de Rogério.
Modelo, genro de Nem
Modelo, genro de Nem
Traficante acompanhou a guerra pela TV em motel
O depoimento de Cachorrão ajudou a polícia a identificar mais de uma dezena de traficantes que participaram da guerra na Rocinha. Entretanto, o criminoso afirma que não estava na favela no momento da invasão. Ele declarou que estava “resolvendo problemas familiares em Vila Isabel”, na Zona Norte, onde nasceu e foi criado.
Questionado pelos agentes quais seriam esses problemas, Cachorrão explicou que se tratava de um problema amoroso: “uma de suas mulheres descobriu que ele também é casado com sua irmã”.
Na manhã da invasão, ele estava voltando para a Rocinha quando recebeu uma ligação de um comparsa contando do ataque. Cachorrão, então, decidiu se abrigar num motel na Avenida Niemeyer, em São Conrado, de onde acompanhou a guerra em tempo real pela televisão. De noite, “quando a favela acalmou”, ele voltou para a comunidade.
Rogério 157 (ao centro, algemado) logo após ser preso
Rogério 157 (ao centro, algemado) logo após ser preso Foto: Fabiano Rocha
Cachorrão ainda forneceu aos agentes informações importantes sobre os bastidores do confronto. O traficante revelou que “a guerra não seria possível sem a anuência e a bênção de Celso Luiz Rodrigues, o Celsinho da Vila Vintém”, que emprestou armamento para a invasão e abrigou traficantes aliados de Nem que fugiram da Rocinha após a ruptura com Rogério 157.
Cachorrão foi preso numa casa, no Morro do Fogueteiro, em Santa Teresa, após fugir da Rocinha. No imóvel, agentes encontraram várias caixas de uísque. Quando os policiais chegaram ao local, Cachorrão segurou a filha no colo e se entregou. Segundo as investigações da polícia, o traficante era o responsável pelo braço armado da quadrilha de Rogério 157.
Cachorrão afirma ainda que Modelo se espelha em seu genro para subir degraus na hierarquia da quadrilha: segundo o criminoso, Adriano “está se aproveitando de seu parentesco com Nem para passar autoridade”. No depoimento, Cachorrão ainda aponta Modelo como autor de diversos crimes que aconteceram nos últimos meses. Segundo ele, o traficante foi um dos responsáveis pelo ataque a um luau na praia de São Conrado, na Zona Sul, que terminou com três pessoas baleadas no início de novembro.
Modelo também estaria, segundo contou Cachorrão, “planejando um ataque à 11ª DP”, que fica em frente à favela. A intenção do ataque seria “colocar a culpa” no grupo de Rogério.

0 comentários:

Postar um comentário